Header Ads


Esse filme é considerado um dos melhores de todos os tempos, mas sempre esquecemos que ele existe

         Considerado um dos melhores de todos os tempos.  —  Foto/Reprodução.
 
Esse filme é considerado um dos melhores de todos os tempos, mas sempre esquecemos que ele existe.
Publicado no JASB. Atualizado em 11.abril.2024.     09.julho.2022.

Grupos no WhatsApp Quando se pensa em grandes nomes da história do cinema, com certeza Alfred Hitchcock vem à mente. O cineasta britânico falecido em 1980 coleciona uma série de sucessos em sua carreira, incluindo Psicose, Os Pássaros, Janela Indiscreta, Festim Diabólico, entre outros. No entanto, há um filme assinado por ele que se destaca além dos demais: Um Corpo que Cai (Vertigo no original).
-
-
Aos que se afeiçoam ao trabalho do diretor, ou ao menos já discorreram pelas inúmeras listas de "filmes essenciais do século XX" ou "filmes para se ver antes de morrer", é certo que o longa tem seu ar quase místico. Faz parte de uma seleção de longas essenciais para quem ama a sétima arte.

Parte dessa ideia está no fato de que em 1995, o longa foi considerado pela Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos como "cultural, histórico e esteticamente significativo". Apesar disso, por sua distância temporal, Um Corpo Que Cai nem sempre é lembrado quando o assunto são os melhores da história - para além das listas, é claro. Além disso, o filme ficou quase 30 anos fora do alcance do público após seu lançamento. 

O CINEMA DE HITCHCOCK EM VERTIGO
"Há uma certa lentidão em Um Corpo Que Cai, um ritmo contemplativo, que não é encontrado em seus outros filmes, muitas vezes construído na velocidade", disse François Truffaut sobre o filme no livro Hitchcock / Truffaut : entrevistas. Esta é uma das chaves que o diferencia do resto dos títulos. Aqui o cineasta se dá ao luxo de dar tempo aos olhares entre os protagonistas, mostrar o espaço e deixar os personagens se moverem na frente do espectador.
-
-
Este filme de suspense mudou a história do cinema com apenas uma cena
O projeto é conhecido também por ser a plataforma em que Hitchcock aperfeiçoou a sequência de zooms e afastamento da câmera, trazendo o conceito de vertigem para a linguagem cinematográfica ao mesmo tempo em que aproxima o público da agonia que a sensação traz.

Qual é a história de Um Corpo Que Cai?
Em São Francisco, o detetive aposentado John 'Scottie' Ferguson (James Stewart) sofre de um terrível medo de alturas. Certo dia, encontra com um antigo conhecido, dos tempos de faculdade, que pede que ele siga sua esposa, Madeleine Elster (Kim Novak). John aceita a tarefa e fica encarregado da mulher, seguindo-a por toda a cidade. Ela demonstra uma estranha atração por lugares altos, levando o detetive a enfrentar seus piores medos. Ele começa a acreditar que a mulher é louca, com possíveis tendências suicidas, quando algo estranho acontece nesta missão.

BBC elege os 100 Melhores Filmes Americanos de Todos os Tempos
O longa é baseado no livro "D'Entre les Morts", da dupla Pierre Boileau e Thomas Narcejac. O livro foi escrito especialmente para Alfred Hitchcock, após os autores tomarem conhecimento de que o diretor tentara comprar os direitos de adaptação para o cinema de seu livro anterior, "Diabolique".
-
-
Hoje, o filme pode ser encontrado apenas por compra ou aluguel digital, enquanto outros do mesmo cineasta estão disponíveis em um ou mais serviços de streaming.

Diego Souza Carlos

Autorizada a reprodução, desde que a fonte seja citada com o link da matéria.

JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.
O jornalismo do JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil precisa de você para continuar marcando ponto na vida da categoria.
-
-
Tecnologia do Blogger.