Header Ads


Live com diretores da CONACS: A Batalha pela Aposentadoria Especial dos Agentes Comunitários e de Endemias.

           Diretores da CONACS e assessor jurídico sindical estiveram na live de hoje.   —  Foto/Reprodução.
 
Live com diretores da CONACS: A Batalha pela Aposentadoria Especial dos Agentes Comunitários e de Endemias.
Publicado no JASB em 17.novembro.2025. Atualizado em 18.novembro.2025.

WhatsApp: Rede do JASB | Os diretores da Confederação Nacional em realizado lives com voltadas ao publico dos estados. A temática tem sido  explicar os trâmites e detalhes do Projeto de Lei Complementar 185, que garante tenta garantir a aposentadoria especial aos Agentes Comunitários e de Combate às Endemias. 
--
--ad5
📋 Pauta da Confederação Nacional 

Flávio Rosendo e Luciano dos Santos, dois diretores da Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde (CONACS) e advogado Anderson de Carvalho, realizaram uma transmissão online para comentar sobre o PLP 185. A proposta, que tramita no Senado Federal, visa regulamentar a aposentadoria especial para os mais de 385 mil ACS e ACE em todo o Brasil, assegurando integralidade e paridade salarial.

🧑‍⚕️ Detalhamento da situação da categoria 

O PLP 185/2024 busca beneficiar de forma ampla e irrestrita todos os Agentes Comunitários e  de Combate às Endemias. 

Segundo os diretores da Confederação, a proposta abrange profissionais efetivos (estatutários), celetistas e contratados, independentemente da nomenclatura utilizada pelos entes federativos (como agente de saúde ambiental ou fiscal de serviço público). 
--
-ad52
O tempo de serviço em readaptação funcional também será computado para a aposentadoria.

💡 Por que o projeto é necessário?

Segundo os diretores da Confederação, a luta por reconhecimento e melhores condições é histórica na categoria. A Emenda Constitucional 120/2022 foi um marco ao incluir ACS e ACE na Constituição e garantir o piso de dois salários mínimos. 

Agora, o PLP 185 surge para regulamentar a aposentadoria especial, um direito já previsto constitucionalmente. O projeto é fundamentado no reconhecimento das atividades insalubres e perigosas inerentes às funções, que submetem os profissionais a riscos biológicos, químicos e psicossociais.

-
-G
💠 Regulamentação da Emenda Constitucional 120/2022.

💠 Reconhecimento da atividade especial pela natureza insalubre do trabalho.

💠 Garantia de direitos sem a necessidade de comprovação caso a caso.

🏥 Impactos positivos para a saúde pública

A atividade dos ACS e ACE é comprovadamente essencial para a prevenção de doenças e a promoção da saúde nas comunidades. 

A exposição diária a agentes biológicos, produtos químicos (como larvicidas) e situações de alto desgaste psicossocial gera um elevado adoecimento profissional. Problemas de coluna, transtornos mentais e doenças ocupacionais são frequentes, evidenciando a necessidade de uma aposentadoria que considere o desgaste precoce.

💠 Exposição constante a vetores de doenças e produtos químicos.

💠 Alto índice de problemas osteomusculares e psicossociais.

💠 Comprovada redução de custos para o SUS com a atuação preventiva dos agentes.
--
-ad3
🏛️ Próximas etapas até virar lei

O PLP 185 tramita em regime de urgência no Senado Federal, o que agiliza seu trâmite ao dispensar a passagem por algumas comissões. A aprovação da matéria depende de articulação política para ser incluída na pauta de votações do plenário. A CONACS e suas bases mantêm esforços contínuos de lobby com líderes partidários e com a presidência do Senado.

💠 Inclusão na pauta de votação do Plenário do Senado.

💠 Aprovação pelos senadores.

💠 Envio para a Câmara dos Deputados para análise e votação.

💠 Sanção presidencial.

O caminho da conquista

A mobilização nacional é apontada como o principal combustível para a aprovação do PLP 185. 
--
-ad4
Os diretores da Confederação Nacional reforçam o chamado para que cada agente, em seu município, atue como multiplicador da proposta e busque o apoio de vereadores, prefeitos, deputados e senadores. Como todos sabem: forte de verdade é a categoria

A categoria, que já conquistou a efetivação e o piso salarial após 16 anos de luta, demonstra confiança de que a vitória da aposentadoria especial é uma questão de tempo e união. O projeto representa a coroação de uma trajetória de dedicação à saúde pública e a justa reparação por anos de trabalho em condições adversas.


Fonte: JASB com informações da Live dos diretores da CONACS.
Edição Geral: JASB.
Encaminhamento de denúncia ao JASB: Acesse aqui.
Publicação: JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil - www.jasb.com.br. 
--
-ad9
O jornalismo do JASB.com.br precisa de você para continuar marcando ponto na vida dos ACS e ACE. Compartilhe as nossas notícias em suas redes sociais!
Tecnologia do Blogger.