Dra. Elane Alves é empossada Agente Comunitária de Saúde em cerimônia histórica.
Dra. Elane Alves é empossada Agente Comunitária de Saúde em cerimônia histórica.
WhatsApp: Canal JASB | A jurista Elane Alves de Almeida, reconhecida nacionalmente por sua atuação em defesa dos direitos dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias, recebeu oficialmente o colete de ACS durante evento na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). Acesse o vídeo, no final desta matéria!
--
--ad5
🌟 Quase 4 mil ACS/ACE presentes
A cerimônia que fez da Elane a mais nova ACS integrou a audiência pública que reuniu 3.645 Agentes de Saúde de 198 municípios baianos e de outros estados, além de mais de 50 entidades representativas da categoria, que estavam presentes.
⚖️ Trajetória dedicada à causa dos agentes
Elane é reconhecida como a advogada que mais participou ativamente das conquistas históricas dos ACS e ACE em nível nacional. Nenhuma legislação relevante da categoria deixou de contar com sua contribuição.
--
-ad3
Durante mais de 20 anos, ela dedicou sua vida a fortalecer a luta dos ACS/ACE de todo o país que, no início, eram 100% precarizados. Sua ligação pessoal com Ruth Brilhante, ex-presidente da CONACS, simboliza a continuidade de uma luta que atravessa gerações.
VEJA TAMBÉM:
📚 A trajetória de uma jurista
Ex-assessora jurídica da CONACS, sua expertise jurídica foi fundamental em conquistas como a regulamentação da Emenda Constitucional (EC) 51/2006, EC 63/2010 e EC 120/2022, considerando que em 2011, quando foi elaborada a PEC 22, a Elane ainda era assessora jurídica da Confederação Nacional.
O que motivou, então, a decisão de Elane Alves de vestir o colete amarelo? Iremos contar em detalhes!
--
-ad52
📚 O reencontro com a categoria
O momento central da Audiência Pública em defesa da Aposentadoria Justa e Desprecarização do Agentes que estão sofrendo com os vínculos precários, ocorreu quando Elane recebeu o colete de Agente Comunitária de Saúde, unindo sua experiência jurídica à vivência prática da categoria.
Elane se conecta também à história de Marivalda Pereira Araújo, atual presidente do FNARAS, que, assim como Elane, já fez parte da CONACS, no caso, Valda foi vice-presidente da Confederação. Hoje, juntamente com outras ex-diretoras da instituição, elas defendem a PEC 14.
--
-ad5
Elas compreendem a importância de superar qualquer diferença do passo, por meio do perdão, reconhecendo esse sentimento como um valor essencial à saúde emocional e, também, à unidade da categoria. Somente a união é capaz de fortalecer a luta nacional para enfrentar os desafios pelos que estão sofrendo, quer aguardando a Aposentadoria Justa ou a desprecarização de vínculos.
🙌 Vozes que ecoaram na ALBA
A audiência pública na ALBA contou com momentos emocionantes. Marivalda Araújo lembrou da precariedade enfrentada nos anos 1990 e da luta de colegas já falecidos, como Ruth, que pouco pôde usufruir do piso nacional. As centrais CUT, UGT e CTB se juntaram à luta nacional, levantando a bandeira da “PEC 14 já”.
--
-ad6
O deputado federal Antônio Brito também foi levado a vestir um jaleco amarelo, sendo chamado de “Agente de Saúde honorário”. Cada fala reafirmava a necessidade de transformar tempo de rua em tempo de dignidade. Mas até onde essa mobilização poderá influenciar o Congresso? Na verdade, ela representa um grande impacto positivo até que o alvo seja atingido.
🏛️ União nacional em construção
Do lado de fora da ALBA, quem não conseguiu entrar acompanhou o ato nas calçadas, transformando o evento em manifestação popular. Mais de 3.645 Agentes ocuparam o espaço, reforçando que a luta não cabe mais apenas no plenário.
--
-ad4
Marivalda anunciou novas audiências públicas em estados como Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná, além de uma grande mobilização em Brasília no dia 7 de outubro, véspera do Dia Nacional dos Agentes. A expectativa é de que cada estado leve ao menos 300 representantes à capital. Será possível repetir na Câmara o impacto visto na Bahia?
🌍 Uma corrente que atravessa o país
A direção da CONACS também foi convidada a se somar ao movimento, reforçando que a vitória dependerá da articulação política em Brasília. A frase de encerramento de Marivalda, “Quero me aposentar com a PEC 14”, foi acompanhada por um coro coletivo: “Vai sair!”.
A cerimônia marcou não apenas a nomeação de Elane Alves como ACS, mas também a consolidação de um sentimento nacional de pertencimento. Hoje, os 3.645 presentes simbolizam os mais de 375 mil Agentes que protegem 65 milhões de brasileiros. E a pergunta que fica é: quem vai segurar essa onda de mobilização? Reflita, compartilhe, fortaleça esta luta! Acesse o vídeo, aqui!
-
-G
Fonte: JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil - www.jasb.com.br.
Faça o seu comentário aqui!