Header Ads


SOCIEDADE: Imagem polêmica usada para retratar Jesus gera críticas.

        Imagem polêmica para retratar Jesus gerou protestos na Espanha. — Foto/Reprodução/DAVID ARJONA/EFE/EFEVISUAL.
 
SOCIEDADE: Imagem polêmica usada para retratar Jesus gera críticas.
Publicado no JASB em 06.fevereiro.2024. Atualizado em 15.fevereiro.2024.        

Grupos no WhatsApp Obra foi anunciada como o cartaz da Semana Santa de Sevilha. 
-
-       
Várias pessoas criticaram

Na Espanha, várias pessoas criticaram uma imagem de Jesus Cristo anunciada como o cartaz da Semana Santa de Sevilha. O retrato foi publicado, no final de janeiro, no perfil Sevilla en Semana Santa, no Instagram. As informações são da BBC.

Cristo seminu

De autoria do artista Salustiano Garcia, a figura mostra Cristo após a ressurreição dos mortos e seminu. Usuários da rede social consideram a arte ofensiva, homoerótica, afeminada e sexualizada.

– Não é adequado – criticou uma pessoa.

– Não me parece que represente a Páscoa de Sevilha. Não gosto de nada – argumentou outra.

– Propaganda da Calvin Klein? – questionou uma terceira.

– Para mim, este cartaz não representa a semana santa de lugar nenhum – protestou mais uma.
-
-       
Organização católica exigiu um pedido público de desculpas do artista

Além dos comentários no post, a organização católica IPSE, que promove o respeito pelos símbolos cristãos, exigiu um pedido público de desculpas do artista.

Intuito de provocar

O político Javier Navarro, membro do partido Vox, disse no X (antigo Twitter) que o pôster “tinha o intuito de provocar”.

Suave, elegante e bonita

Ao jornal de ABC, o artista Salustiano Garcia alegou que a obra foi criada com “profundo respeito”. Ele afirmou que sua representação de Cristo foi baseada em uma imagem de seu filho de forma “suave, elegante e bonita”.

Garcia defendeu ainda que, para enxergar sexualidade em sua imagem de Cristo, “é preciso estar louco”.
-
-       
Publicação feita no Instagram

-
-       
-
-       
Assista ao vídeo:


As informações são do Portal Pleno News, G1 e BBC.

Edição Geral: JASB.

Publicação
JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil - www.jasb.com.br.

--
-3 
****************************************************

Enfermeira é presa por matar 7 bebês de propósito; “injetava leite, ar e insulina”

        O homem sofreu uma hemorragia cerebral, após passar por um procedimento odontológico. — Foto/Reprodução/Polícia de Cheshire.
 
Publicado no JASB em 20.agosto.2023. Atualizado em 30.janeiro.2024.        

Serial killers de crianças: Uma enfermeira foi presa e julgada por tirar a vida de 7 bebês, propositalmente. Os atos descritos nessa matéria revela o quanto ela era fria e calculista. 

Ela foi condenada pelo que os promotores chamaram de assassinatos “persistentes, calculados e a sangue frio” de bebês prematuros, após o julgamento, que durou 10 meses e faz de Letby uma das maiores serial killers de crianças da Grã-Bretanha. 

O chorou durante os veredictos

A mulher chorou durante alguns dos veredictos, enquanto as famílias das vítimas se consolavam no momento em que o júri lia suas conclusões. 

Entre as vítimas, uma menina nascida há 10 semanas

Suas vítimas incluíam dois irmãos gêmeos, mortos com 24 horas de diferença um do outro, um recém-nascido pesando menos de 1 kg, que foi fatalmente injetado com ar e uma menina nascida 10 semanas prematura que foi assassinada na quarta tentativa. 
-
-       
Vários ataques antes da morte

Segundo os promotores, Letby envenenou algumas de suas vítimas injetando insulina e, em outras, injetou ar. Ela também alimentou os bebês com leite à força e, às vezes, fez vários ataques antes de eles morrerem. 

Um caso chocante

— Este é um caso absolutamente horrível. Como todos que acompanharam o julgamento, fiquei chocado com os crimes cruéis de Letby. Às famílias das vítimas – espero que seu sofrimento inimaginável seja aliviado de alguma forma pelos veredictos. Nossos pensamentos permanecem com você — Jonathan Storer, o principal promotor da CPS Mersey-Cheshire, segundo o The Guardian. 

Sentença de prisão perpétua

Letby será sentenciada na próxima segunda-feira e enfrentará uma pena de prisão muito longa, além de, possivelmente, uma rara sentença de prisão perpétua. 

Sessão no tribunal 

Em 2016, a enfermeira britânica escreveu diário onde se culpava pelos crimes. “Eu sou mau, eu fiz isso”. No entanto, em maio deste ano, Lucy Letby negou todas as acusações durante a sessão no tribunal de Manchester. 

Mortes de recém-nascidos

Em um dos trechos do diário, a enfermeira indaga a possibilidade de ter matado os recém-nascidos: “Não sei se os matei. Talvez eu tenha. Talvez tudo isso seja para mim”. No entanto, diante do júri, ela contou outra versão. 
--
-1
Anotações como evidência

A promotoria usou as anotações como evidência dos supostos crimes cometidos pela mulher. “Senti que devo ser responsável de alguma forma. Acho que, olhando para trás agora, estava realmente lutando e essa foi uma maneira de expressar o que não era capaz de dizer a mais ninguém”, disse a britânica durante o julgamento. 

Lucy Letby chegou a ser presa por três vezes: em 2018, 2019 e 2020, desde quando aguardou pelo julgamento.

Com informações do The Guardian e Cheshire Constabulary.

****************************************************

Número de doenças diagnosticadas pelo teste do pezinho é ampliado

         O teste do pezinho é capaz de detectar doenças raras de forma preventiva. — Foto/Reprodução/Freepik.
 
Publicado no JASB em 30.janeiro.2024.         

Com acréscimo, triagem passa a detectar 15 doenças raras, entre elas a Atrofia Muscular Espinhal (AME).
-
-
A prevenção que vem do teste do pezinho 
 
"Durante nove anos da minha vida, eu fiquei aguardando por um diagnóstico. Com 14 anos de idade, comecei a apresentar os sintomas da Atrofia Muscular Espinhal, uma doença degenerativa que causa fraqueza e atrofia dos músculos do corpo. Nesse tempo, fui perdendo a musculatura e os movimentos sem saber o porquê. Somente com o sequenciamento genético foi possível obter o diagnóstico da AME e então começar o tratamento", conta a servidora pública estadual, Caroline Ribeiro, hoje com 28 anos.

A AME está incluída no teste do pezinho

"Então, fico muito feliz e emocionada em saber que agora a AME está incluída no teste do pezinho e que todo recém-nascido poderá ser diagnosticado e receber o tratamento logo ao nascer, o que vai garantir um desenvolvimento saudável como o de qualquer outra criança", comemora ela.

Coletiva de imprensa realizada pela  SES-MG

O anúncio da inclusão da AME na ampliação do Programa de Triagem Neonatal (PTN), conhecido como teste do pezinho, foi feito na sexta (26 de janeiro), durante coletiva de imprensa realizada pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), em parceria com o Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico (Nupad) da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
-
-
A iniciativa faz parte do Programa Mineiro de Acessibilidade, Inclusão e Saúde (Promais), lançado pelo Governo de Minas em novembro de 2023 e que é voltado para pessoas com deficiência ou doenças raras.

Início imediato

A partir de 30/1, todas as amostras de crianças que fizerem o exame pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Minas Gerais, além das outras 12 doenças já triadas, também serão testadas para a AME, a Imunodeficiência Combinada Grave (Scid) e a Agamaglobulinemia (Agama).

O teste é realizado em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos 853 municípios mineiros e o tratamento para as 15 doenças também está disponível na rede pública de saúde estadual.

De acordo com o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, esse passo é de suma importância e vai permitir a otimização do tratamento pelo SUS.

"Com o diagnóstico do teste do pezinho, a nossa expectativa é a de que, em menos de 20 dias, essa criança esteja fazendo sua primeira consulta no ambulatório de doenças raras do Hospital das Clínicas, o que vai proporcionar uma vida de qualidade para esses pacientes. Até então, o diagnóstico vinha só depois da apresentação dos sintomas, o que fazia com que a condução do tratamento fosse diferente do que será oferecido a partir de agora", apontou.
-
-
Avanço

"Esse é um momento muito importante, que merece ser comemorado. Estamos fortalecendo nossa rede com várias ações vinculadas às doenças raras. Não basta ter um diagnóstico precoce, é preciso dar início imediato ao tratamento e fazer o acompanhamento desse bebê por toda a sua vida. E a nossa expectativa é a de que, ainda em 2024, consigamos triar 100% das doenças raras em nosso teste do pezinho ampliado", anunciou Baccheretti.

         Três doenças incluídas são consideradas graves. — Foto/Reprodução/Freepik.

As três doenças incluídas são consideradas graves e podem ser hereditárias ou causadas por alterações genéticas, e dificilmente possuem sintomas na fase natal.

Se corretamente diagnosticadas e tratadas nos primeiros dias de vida da criança, a recuperação é certamente efetiva. Da mesma forma, o diagnóstico tardio pode ser fatal e comprometer a qualidade de vida dos pacientes, deixando sequelas irreversíveis.

Para o secretário-chefe da Casa Civil, Marcelo Aro, a ampliação do teste do pezinho é motivo de grande alegria e uma entrega significativa à população mineira. "Diagnóstico é vida, e de qualidade. Estamos falando de uma etapa fundamental, que é triar as crianças no momento certo para oferecer o tratamento no menor tempo possível. Um bebê que começa a ser tratado com 20 dias terá uma vida plena e de qualidade pela frente. Com certeza, o fruto desse trabalho de hoje nós veremos no futuro, com milhares de vidas salvas", sublinhou.
-
-
A diretora da Faculdade de Medicina da UFMG, Alamanda Kfoury, destacou a importância da proximidade e cumplicidade com o Estado de Minas Gerais para com a execução das políticas públicas.

"Quero destacar o papel do Nupad, que completou 30 anos recentemente e foi criado em função do primeiro programa de teste do pezinho. A parceria com o Governo de Minas é estratégica e anunciamos mais este passo com muito orgulho, porque o diagnóstico é muito importante para os pacientes", salientou.

Investimentos

O Governo de Minas, por meio da SES-MG, vai investir R milhões para o ano de 2024 nesta fase de expansão da triagem. Com isso, a pasta abre caminho para a testagem em massa de crianças para doenças de difícil diagnóstico, uma vez que seus efeitos começam antes da fase clínica de sintomas.

A última ampliação ocorreu em 2021 e incluiu toxoplasmose congênita e mais cinco doenças relacionadas com defeitos da betaoxidação dos ácidos graxos (Doag).

Desde a criação do Nupad, em 1993, foram mais de 7 milhões de crianças triadas. O total de recém-nascidos triados por doença entre 1994 e 2023 pode ser conferido aqui.

Segundo José Nelio Januário, diretor do Nupad, o material utilizado para realizar a triagem foi importado da Finlândia e dos Estados Unidos e a tecnologia que será utilizada em Minas é semelhante a grandes programas internacionais de triagem.

"Estamos muito orgulhosos de iniciar essa nova etapa de ampliação do teste do pezinho, o que consideramos uma conquista muito importante. Todo o material foi importado e, na Europa, também estão iniciando essa mesma triagem. Esse benefício está sendo propiciado pela SES-MG, que financia esse programa. Isso vai beneficiar cerca de 210 mil crianças por ano, que é o número de amostras que triamos em 2023, por exemplo. Aqui no laboratório processamos cerca de 1,1 mil amostras de crianças todos os dias", declarou Januário.
-
-
Como é feito o teste do pezinho?

O exame é feito, geralmente, a partir do sangue coletado do calcanhar do bebê por meio de uma punção local e, por isso, é chamado de "teste do pezinho". O indicado é que o material seja colhido entre o terceiro e o quinto dia de vida, quando a criança nasce com nove meses (bebê a termo).

Entretanto, essa não é a única forma de coleta. A pediatra Ana Carmen Silva Reis, coordenadora da UTI Neonatal da Maternidade Odete Valadares, da Rede Fhemig, em Belo Horizonte, explica que quando o bebê é prematuro, há outras orientações para a realização do teste.

"O recém-nascido prematuro precisa ter três amostras colhidas. No quinto dia de vida, no décimo dia e 30º dia. As gotinhas de sangue são colocadas no papel filtro e o envelope é encaminhado ao Nupad para processamento. Quando o resultado vem alterado, quer dizer que a criança pode ter alguma daquelas doenças que são graves e, por isso a importância do diagnóstico precoce. Uma vez feito este diagnóstico, é possível prevenir sequelas e até a morte", destaca.

O resultado fica disponível no site do Nupad e, se apresenta alteração, o município de residência do paciente é acionado. Dessa forma, as consultas e exames especializados são agendados para que seja feita a confirmação do diagnóstico. Caso confirmado, o paciente é encaminhado imediatamente para o tratamento pelo SUS.
-
-
Confira as 15 doenças no painel de triagem neonatal do SUS em Minas Gerais:

 — hipotireoidismo congênito

 — fenilcetonúria

 — doença falciforme

 — fibrose cística

 — deficiência de biotinidase

 — hiperplasia adrenal congênita

 — toxoplasmose congênita 

 — atrofia muscular espinhal (AME)

 — imunodeficiência combinada grave (SCID)

 — agamaglobulinemia (AGAMA)

 — deficiência de acil-CoA desidrogenase de cadeia muito longa (VLCADD)

 — deficiência de acil-CoA desidrogenase de cadeia longa (LCADD)

 — deficiência de proteína trifuncional - DPTC

 — deficiência primária de carnitina - DPC

 — deficiência de acil-CoA desidrogenase de cadeia média (MCADD)
-
-
Entre as possibilidades de tratamento para as três doenças incluídas no PTN-MG estão o transplante de medula óssea, o uso de imunoglobulina humana endovenosa e medicamentos que impedem a degeneração neuronal.

Atendimento humanizado

Os bebês que nascem prematuros e necessitam de internação no CTI Neonatal realizam o teste na maternidade, durante o período de internação.

Para garantir que sejam atendidos com cuidados mais humanizados, existe protocolo no SUS para minimizar os incômodos e garantir a coleta correta.

De acordo com Cinthia Andrade Ferreira, enfermeira da Maternidade Odete Valadares, o mais importante é garantir que o bebê fique confortável e tranquilo durante a realização dos testes.

"No CTI Neonatal o teste do pezinho é realizado de forma diferente. Utilizamos um escalpe, algodão com álcool, algodão seco e o filtro de coleta das gotas para o teste. É oferecido para o recém-nascido um protocolo de dor dois minutos antes do procedimento. Aqui, todo procedimento é feito a quatro mãos, com dois profissionais, para que esse bebê tenha o maior conforto possível. Aquecemos o membro escolhido para a coleta para facilitar o fluxo de sangue e o bebê é contido por um dos profissionais de enfermagem, para se sentir seguro, enquanto o outro realiza o teste", explica a profissional.


As informações são do Portal da Agência Minas.

Edição Geral: JASB.
--
- 2
Publicação
JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil - www.jasb.com.br.

****************************************************

Por que tirar sobrancelhas em excesso faz os pelos pararem de crescer?

        Saiba qual o motivo desses fios pararem de crescer depois que você os arranca. — Foto/Reprodução.

Quem já teve que remover pelos da sobrancelha utilizando pinças sabe que todo o processo pode ser delicado.  
-
-
Além da pequena dor sentida no momento, você pode acabar exagerando na dose e tirando partes que não gostaria de ter removido. Para piorar a situação, não são todos os pelos que voltam a crescer totalmente.


Isso pode fazer com que você desenvolva sobrancelhas finas demais e atinja um resultado longe do desejado. Então, o que exatamente a depilação faz com as sobrancelhas e qual o motivo desses fios de cabelo pararem de crescer depois que você os arranca?

Crescimento da sobrancelha

        Sobrancelhas demonstrando alteração no crescimento. — Foto/Reprodução/Getty Images.

Para entendermos os efeitos da depilação na sobrancelha, antes precisamos nos aprofundar na forma como esses pelos crescem. Assim como outros pelos no corpo humano, a sobrancelha possui três estágios de crescimento: anágena, catágena e telógena. 

A primeira fase é o estágio de crescimento ativo, onde as células se dividem e aumentam de número. Neste estágio, os folículos pilosos adotam uma forma de cebola e as fibras capilares começam a emergir dos folículos. Essa é uma fase que dura de dois a três meses.

Já na fase catágena, o crescimento do cabelo diminui à medida que a divisão celular e a proliferação das células que estava a pleno vigor também cai. Eventualmente, isso causa morte das células nos folículos pilosos e as estruturas em formato de cebola encolhem. Esse processo dura de duas a três semanas.
-
-
Por fim, na fase telógena, o cabelo finalmente começa a crescer e os folículos podem descansar. Para a sobrancelha, essa fase geralmente dura um pouco mais de tempo do que no couro cabeludo. Ou seja, esse processo dura quatro meses ou mais, enquanto que é de apenas dois a três meses para o couro cabeludo.

Problemas de crescimento

        Que dos fios das sobrancelhas. — Foto/Reprodução/Getty Images.

Ao fim desses três estágios, é comum que os fios caiam naturalmente, dando espaço para que um novo cabelo inicie seu ciclo a partir do mesmo folículo. Este ciclo de crescimento, transição, descanso e substituição continua durante toda a nossa vida, e só é possível porque os folículos são ricos em células-tronco.

As células-tronco os tornam capazes de realizar crescimento recorrente e autorrenovação. Contudo, por múltiplos motivos — envelhecimento, alterações hormonais e danos físicos —, esse ciclo pode ser interrompido. Com isso, a queda capilar se torna uma realidade cruel. 

Quando os folículos pilosos são danificados, eles podem não ser mais capazes de produzir novos cabelos. A extensão do dano costuma determinar se essa condição é permanente ou não. Nesse cenário, os poros pelos quais o cabelo cresce ficam abertos e a sobrancelha só volta a crescer se a pessoa parar de arrancar os pelos por um período.
-
-
Porém, quando o ato de depilar causa danos permanentes aos folículos pilosos, esses poros ficam bloqueados com tecido cicatricial, dificultando ou impossibilitando o crescimento de novos cabelos. Logo, se você não tem em mente ter uma sobrancelha extremamente fina, é melhor tomar cuidado na hora de pegar uma pinça. 

Pedro Freitas 
Live Science
Imagem  GettyImages 

 Receba notícias direto no celular  entrando nos nossos grupos. Clique na opção preferida:
 WhatsApp , Telegram   Facebook  ou Inscreva-se no canal do  JASB no YouTube 


JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.
Tecnologia do Blogger.