Header Ads


Prefeitura de Timon entrega kits para aprimorar trabalho dos Agentes de Saúde e de Endemias

        Os kits do Saúde com Agente que foram entregues em Timon, são compostos por mochila, colete, aparelho de aferir pressão arterial e chapéu com aba de proteção. — Imagem/Reprodução.
 
Prefeitura de Timon entrega kits para aprimorar trabalho dos Agentes de Saúde e de Endemias
Publicado no JASB em 08.julho.2023. Atualizado em 09.julho.2023.            

Grupos no WhatsApp A Prefeitura de Timon, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou, na sexta-feira (7), a entrega de 180 kits do Programa “Saúde com Agente” para os agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias do município.
-
-
Com contrapartida de recursos da Prefeitura, os kits do programa Saúde com Agente são compostos por mochila, colete, aparelho de aferir pressão arterial e chapéu com aba de proteção. Os materiais irão aprimorar o trabalho desenvolvido pelos profissionais no município.

Secretário de Saúde

A entrega foi realizada no auditório do Centro de Formação Professor Wall Ferraz. O secretário municipal de Saúde, Márcio Sá, participou do evento e destacou a importância destes profissionais na Rede de Atenção Primária à Saúde.

        Os kits foram entregues aos agentes de saúde. — Imagem/Reprodução.

A importância dos ACS e ACE

“Os agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias são categorias fundamentais para o bom funcionamento da Atenção Primária do município. São eles que estão de porta em porta, indo até a população e encaminhando para os serviços da saúde. Com estes kits, a Prefeitura de Timon espera melhorar as condições de trabalho de vocês”, disse o secretário aos profissionais.
-
-
Participação da representação sindical

O evento também contou com a participação dos presidentes dos sindicatos que representam os agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias.

        A contrapartida financeira da Prefeitura de Timon. — Imagem/Reprodução.

A contrapartida financeira

Alberina Sousa destacou a contrapartida financeira da Prefeitura de Timon para incluir nos kits aparelhos de aferir pressão arterial e a disponibilização de oxímetro e de medidor de glicemia nas Unidades Básicas de Saúde para uso dos agentes.

“Nesse momento, queríamos agradecer pela sensibilidade. Mesmo com dificuldades, estamos concluindo o curso Saúde com Agente. Obrigada à gestão por nos atender”, disse a presidente do Sindicato.
-
-
SAÚDE COM AGENTE

O programa Saúde com Agente é uma capacitação promovida pelo Ministério da Saúde, por meio de parceria com a Prefeitura de Timon. 

        Os kits do Saúde com Agente que foram entregues em Timon. — Imagem/Reprodução.

O intuito é que os agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias tenham um olhar apurado sobre informações coletadas nas residências e saibam melhor orientar os pacientes que necessitam de atendimento. A capacitação tem duração de 10 meses e encerra em agosto.

Qualificação dos Agentes

“O curso traz melhorias, porque nossos agentes estarão mais qualificados para trazer as demandas para os postos de saúde e prosseguir a prevenção e promoção da saúde desses pacientes. O curso é regido pela Atenção Primária e os preceptores são enfermeiros do município que trabalham ou nas Unidades Básicas de Saúde ou na gestão”, explica o preceptor Naelson Soares.
-
-
VEJA TAMBÉM:


Agente comunitária de saúde que combate a violência contra a mulher encontrou no trabalho a saída que buscava.
        Cindy enfrenta a violência doméstica desde jovem e, agora, na sua atuação profissional.  —  Imagem/Reprodução.
 
Publicado no JASB em 08.julho.2023.         

Uma história emocionante - Toda a vivência da profissional se tornou aprendizado para identificar e ajudar mulheres e famílias em situação de vulnerabilidade. 

Cindy Keyrrinson, 52 anos, é assistente social e agente comunitária de saúde (ACS). Ela faz parte de uma equipe de 30 agentes que têm como meta visitar, todos os meses, 200 residências de Lajeado, na subprefeitura de Guaianases, zona leste de São Paulo. Hoje exemplo de enfrentamento à violência contra a mulher, Cindy carrega em sua trajetória um histórico de abusos semelhantes aos que combate.

O sonho profissional

Há oito anos ela trabalha na Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim Fanganiello, gerenciada pela Organização Social de Saúde (OSS) Santa Marcelina. Se fosse pelo ex-marido, Cindy não viveria o sonho profissional. 
-
-
Ela foi casada por 20 anos e não encontrou no parceiro da época qualquer apoio para estudar, pelo contrário. “Além de controlar o meu direito de ir e vir e as roupas que eu usava, ele dizia que eu não estudava, mas saía de casa para me encontrar com um amante”, conta.

Cindy enfrenta a violência doméstica desde jovem e, agora, na sua atuação profissional

A situação é semelhante à enfrentada por mulheres que dependem financeiramente de homens e não conseguem se desvencilhar de relacionamentos abusivos. Essa não tinha sido a primeira vez que Cindy enfrentava a violência dentro de sua própria casa. 

Em suas memórias de infância, está a mãe vítima de constantes abusos sexuais cometidos pelo pai. “Desde cedo, eu dizia que ia trabalhar para tirar a minha mãe dessa situação, e consegui”, lembra.

PORTAS ABERTAS AO CUIDADO COM AS PESSOAS

Foi o trabalho a chave que ela precisava para se afastar do casamento que a adoecia. 

“Quando eu consegui esse emprego, pude dar início à estabilidade financeira que eu buscava. Além disso, todas as formações que tive foram indispensáveis para que eu não só identificasse mulheres em situação de violência, mas também me reconhecesse nessa posição. Foi o trabalho que me permitiu fechar as portas e não voltar nunca mais”, reconhece Cindy. 
-
-
Vivência e aprendizado

Toda a vivência se tornou aprendizado para identificar, até hoje, mulheres e famílias em situação de vulnerabilidade.

A história de uma família de imigrantes

Ela conta, em um misto de atenção e sensação de dever cumprido, a história de uma família de imigrantes que cruzou o seu caminho como agente comunitária de saúde. 

“O marido tinha outras mulheres, a infectou com sífilis e ela estava grávida. Por conta do trabalho como agente, estive na casa deles e percebi que algo estava errado. Ela foi encaminhada para atendimento, tratamento e o pré-natal. Depois, começou a fazer cursos, um deles foi o de produção de bolos, que passou a vender, saiu de casa, vive com o filho em outro bairro e é muito grata pelo que fizemos por ela na UBS.”

Portas para o cuidado

Os dias de Cindy são repletos de portas que se abrem para o cuidado que oferece nas suas caminhadas pelo Lajeado. 

Pessoas abusadoras foram abusadas

“Eu trabalho com empatia e tenho criado vínculos muito grandes com as famílias. Em muitos casos, pessoas abusadoras são aquelas que foram abusadas, e nós queremos o fim da violência para todos, queremos que as crianças cresçam em ambientes saudáveis. De maneira geral, é com amor e café que essas pessoas me recebem”, afirma.
--
-
Promotora legal popular

Fora do horário de trabalho, a profissional também atua para sensibilizar e proteger mulheres vítimas de abuso. Ela se tornou promotora legal popular e, para além das moradoras do Lajeado, ela faz transmissões ao vivo no grupo de Facebook Decifrando o Silêncio e visita outros espaços públicos aos fins de semana para promover a conscientização. Nesse trabalho, conta com o apoio da mulher mais importante da sua vida, a mãe, que a acompanha em outros espaços públicos.

Abaixo, Cindy está em uma foto com os cinco filhos: Greice, Emanuel, Diego, Keynrrison e João. Todos eles estão vestidos com camisetas do Corinthians e estão em uma festa de aniversário com o mesmo tema. Há várias bexigas no ambiente, enfeite simbolizando bola de futebol e o logotipo do time.

        Cindy e seus cinco filhos: Greice, Emanuel, Diego, Keynrrison e João.  —  Imagem/Reprodução.
Q+

Cindy adora ir a bares de karaokê com o namorado musicista. Ela também criou uma agenda especial para estar mais próxima de cada um dos cinco filhos. Como a prole é grande e tem idades diferentes, vez ou outra são eles que escolhem o passeio, que pode ser um filme para os mais novos ou um jogo para os mais velhos. 
-
-
Confira o vídeo


Edição: Samuel Camêlo, JASB
Fotos: Prefeitura de S. Paulo
Prefeitura de S. Paulo

Envie informações de sua categoria, em sua cidade à redação do JASB por e-mail: agentesdesaude(sem spam) @gmail.com ou por meio dos formulários de conato da página.

 Receba notícias direto no celular  entrando nos nossos grupos. Clique na opção preferida:
 WhatsApp , Telegram   Facebook  ou Inscreva-se no canal do  JASB no YouTube 

Autorizada a reprodução, desde que a fonte seja citada com o link da matéria.

JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.
Tecnologia do Blogger.