Header Ads


Incentivo Financeiro: Câmara de Juiz de Fora aprova o pagamento aos agentes de saúde

        Agentes de combate a endemias em Juiz de Fora. — Foto: Prefeitura de Juiz de Fora.
 
Incentivo Financeiro: Câmara de Juiz de Fora aprova o pagamento aos agentes de saúde  (ACS e ACE)
Publicado no JASB em 25.maio.2023.  Atualizado em 26.maio.2023.          

Grupos no WhatsApp | Depois que os agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias de diversas cidades do país passaram a aderir às orientações publicadas pelo JASB, o volume de municípios que tem garantido o pagamento do Incentivo Financeiro Adicional (IFA) tem crescido rapidamente. 
-
-
A estratégia é que os agentes façam valer os seus direitos por meio da Câmara Municipal de Vereadores, regulamentando a norma federal. Tal procedimento criará mais um mecanismo garantidor do pagamento do Incentivo Nacional. 

Mais uma cidade adere ao pagamento do IFA

Os agentes comunitários e de combate à endemias de Juiz de Fora (MG) conseguiram fazer uma articulação na Câmara de Vereadores, levando à votação um Projeto de Lei (PL).

Conforme informações levantadas pelo Editorial do JASB, a Câmara Municipal aprovou na reunião de quarta-feira (24) o Projeto de Lei,  autorizando a Prefeitura a realizar o pagamento do Incentivo Financeiro aos agentes comunitários e de combate a endemias na cidade de Juiz de Fora. Agora, a proposta segue para sanção ou veto do prefeito.

Sabendo que, caso o executivo venha a vetar a Proposta, os vereadores poderão derrubar o veto, fazendo com que o prefeito seja obrigado a fazer o pagamento do Incentivo.

A forma como o repasse deverá ser feito, não é mais indicada, já que impõe obrigações aos agentes de saúde (ACS e ACE), contudo, é fato que pagamento deverá ser feito, garantido assim o acesso ao direito que existe desde 2003, portanto, há 20 anos.
-
-
O vereador Bejani Júniorfoi quem apresentou a proposta para garantir o pagamento do Incentivo aos agentes. Segundo ele, a Prefeitura deverá realizar o repasse da assistência financeira complementar repassada pelo Ministério da Saúde, que é um valor enviado para os agentes  anualmente, por meio do FNS - Fundo Nacional de Saúde. 

        Agentes comunitários de saúde em Juiz de Fora. — Foto: Prefeitura de Juiz de Fora.

No texto da Proposta, foi informado que o Incentivo tem a finalidade de estimular os agentes de saúde (ACS e ACE) e que não deverá ser comparado ao 13º salário, que deverá ser pago normalmente pelo gestor público municipal.


Confira o destaque do PL:

“(...) o Gestor deverá efetuar o pagamento do 13° salário e repassar a parcela do Incentivo Adicional aos Agentes Comunitários de Saúde”, justificou o vereador.
--
-
O repasse deverá ser feito na forma de prêmio aos agentes de saúde e está diretamente vinculado aos valores enviados pelo Governo Federal, o que garante que a Prefeitura não precisará utilizar recursos próprios para que seja feito o pagamento.

“O Município não se valerá de recursos próprios para antecipar, compensar ou complementar qualquer pagamento de recursos não repassados pelo Ministério da Saúde.”

Após a sanção, o repasse do Incentivo Financeiro Adicional será efetuado uma vez por ano aos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias, conforme ocorrência do repasse realizado pelo FNS.


Envie informações de sua categoria, em sua cidade à redação do JASB por e-mail: agentesdesaude(sem spam) @gmail.com ou por meio dos formulários de conato da página.

 Receba notícias direto no celular  entrando nos nossos grupos. Clique na opção preferida:
 WhatsApp , Telegram   Facebook  ou Inscreva-se no canal do  JASB no YouTube 


Autorizada a reprodução, desde que a fonte seja citada com o link da matéria.
-
-
Tecnologia do Blogger.