Bahia: Os agentes comunitários e de endemias abrem mesa de negociação em Salvador.
Bahia: Os agentes comunitários e de endemias abrem mesa de negociação em Salvador.
Grupos no WhatsApp | No dia 01 de março de 2023, foi realizada a 1ª Assembleia do ano, em frente da Secretaria de Gestão. O objetivo foi cumprir a Lei 9.646/2022, que foi criada pelo próprio município.
-
-
O parágrafo único da lei estabelece que o vencimento inicial dos cargos efetivos de Agente Comunitário de Saúde e de Agentes de Combate às Endemias, não será inferior a 02 (dois) salários mínimos, conforme estabelece a Emenda Constitucional (EC) 120.
Diante de tal fato, conforme informações acessadas pelo JASB, o SINDACS BAHIA, juntamente com a Unicidade, iniciou a cobrança da aplicabilidade da lei. Durante o evento, os microfones foram abertos para as lideranças e trabalhadores se manifestarem.
Os agentes de saúde de Salvador, se reuniram em uma assembleia para reivindicar algumas melhorias, inclusive, de suas condições de trabalho.
-
-
Eles estão buscando a atualização da tabela salarial, o que significa que desejam receber um aumento salarial para compensar a inflação e outras despesas que podem ter aumentado ao longo do tempo.
Os agentes de Salvador também estão pedindo auxílio fardamento, que seria um valor pago pela gestão municipal para cobrir os custos de uniformes e outros equipamentos, necessários para realização de suas atividades durante o trabalho.
Outra demanda é a flexibilização das atividades dos agentes comunitários, o que pode significar permitir que esses servidores tenham mais autonomia, em suas rotinas de trabalho ou reduzir o número de tarefas que são obrigados a realizar.
-
-
Essas são reivindicações comuns entre os agentes de saude da capital baiana, que buscam melhores condições de trabalho e remuneração justa.
A assembleia é uma forma legítima de expressar suas demandas e buscar negociações com o gestor municipal para alcançar suas melhorias nas condições de trabalho quanto a pauta financeira.
Durante a assembleia na frente da SEMGE, os sindicalistas pediram uma reunião com o secretário de gestão, mas ele não atendeu naquele momento, a secretaria do gestor marcou uma reunião de mesa para sexta-feira, 03 de março às 10 horas da manhã, para abertura da mesa de negociação.
-
-
JASB com informações do SINDACS-BA.
VEJA TAMBÉM:
Consulta a dinheiro “esquecido” volta após ficar 10 meses parada.
Cidadãos já podem consultar se possuem recursos esquecidos. Acompanhe a matéria.
-
-
O Sistema de Valores a Receber (SVR) será reaberto em 7 de março, mas já a partir de terça-feira (28), os cidadãos conseguiram consultar se têm recursos “esquecidos” em instituições financeiras, informou o Banco Central (BC).
A reabertura da consulta ocorreu às 10 horas (de Brasília) da terça. A busca pelos valores estava parada desde abril de 2022.
Segundo o BC, a segunda fase de acesso ao sistema pode liberar até R$ 6 bilhões na economia para 38 milhões de CPFs e 2 milhões de CNPJs. A nova fase também trará novidades, como a criação de uma sala de espera virtual e consulta de valores de pessoa falecida, com acesso para herdeiros e testamentários.
Em relação ao tipo de recurso, a autarquia informa que, nesta fase, poderão ser recuperados valores referentes a contas de pagamento pré ou pós-pagas encerradas com saldo disponível, contas de registro mantidas por corretoras e distribuidoras encerradas com saldo disponível, assim como outros recursos disponíveis nas instituições para devolução.
-
-
Além disso, também poderão ser requisitados, como na primeira etapa do SVR, recursos referentes a contas corrente ou poupança encerradas com saldo disponível, cotas de capital e rateio de sobras líquidas de ex-participantes de cooperativas de crédito; recursos não procurados de grupos de consórcio encerrados, tarifas cobradas indevidamente e parcelas ou despesas de operações de crédito cobradas.
Com a inclusão de todos os tipos de valores previstos na regra do SVR, o BC espera ampliar a possibilidade e o montante a ser recebido pela sociedade. O órgão alerta para golpes e reforça que o único site onde será possível fazer a consulta e saber como solicitar a devolução dos valores para pessoas jurídicas ou físicas, incluindo falecidas, é: https://valoresareceber.bcb.gov.br.
Conheça as demais novidades da nova fase do SVR:
– Inclusão de todos os tipos de valores previstos na norma do SVR, ampliando a possibilidade e o montante a receber;
– Compartilhamento e impressão das telas e protocolos de solicitação do SVR, inclusive pelo WhatsApp, facilitando o acesso e guarda das informações do sistema;
– Sala de espera virtual para manter o SVR aberto por prazo indeterminado, com acesso sem agendamento;
--
-
– Consulta a valores de pessoa falecida, com acesso para herdeiro(a), testamentário(a), inventariante ou representante legal, informando os dados de contato da instituição responsável pelo valor e a faixa de valor;
VEJA TAMBÉM:
– Mais transparência para quem tem conta conjunta. Se um dos titulares solicitar o valor via SVR, o outro, ao entrar no sistema, conseguirá ver as informações da solicitação: valor, data e CPF de quem solicitou.
O único site para saber informações sobre valores a receber é
Por Paulo Moura.
-
-
Envie informações de sua categoria, em sua cidade à redação do JASB por e-mail: agentesdesaude(sem spam) @gmail.com ou por meio dos formulários de conato da página.
Receba notícias direto no celular entrando nos nossos grupos. Clique na opção preferida:
Autorizada a reprodução, desde que a fonte seja citada com o link da matéria.
JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.
Faça o seu comentário aqui!