Ministério da Saúde forma Agentes Comunitários e de Endemias pelo Brasil.
Formatura de 335 Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias do município de Duque de Caxias (RJ). — Foto/Prefeitura de Duque de Caxias.Ministério da Saúde forma Agentes Comunitários e de Endemias pelo Brasil.
WhatsApp: Rede do JASB | Na última semana, o Ministério da Saúde realizou a cerimônia de conclusão da formação de 333 agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de combate às endemias (ACE) no Distrito Federal. Mas, as formaturas continuam por todo o Brasil.
--
-ad3
📰 Cerimônia de entrega
Segundo o Ministério da Saúde, os eventos marcam a integração desses profissionais ao Sistema Único de Saúde (SUS), ampliando a capacidade de atendimento às comunidades e fortalecendo as ações de prevenção e promoção da saúde.
🏛️ Objetivo da formação
De acordo com a pasta, o curso teve como foco preparar os agentes para atuar diretamente nas casas e bairros, orientando famílias sobre cuidados básicos, prevenção de doenças e acompanhamento de casos crônicos.
--
-ad3
A formação também incluiu módulos voltados ao combate de endemias como dengue, zika e chikungunya, além de estratégias de vigilância epidemiológica.
⚖️ Principais resultados alcançados
A iniciativa trouxe impactos imediatos para os municípios do país e foi destacada como essencial para ampliar a cobertura da Atenção Básica. Entre os principais resultados da formação, estão:
💠 Reforço da equipe de saúde da família em diferentes regiões administrativas;
💠 Maior capacidade de monitoramento e combate às endemias;
💠 Expansão da orientação preventiva junto às comunidades;
💠 Integração dos agentes às políticas públicas de saúde do SUS.
VEJA TAMBÉM:
-
-G
📢 Declaração oficial sobre os formados no Distrito Federal
O secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Felipe Proenço, destacou o impacto do programa na educação em saúde.
“No Brasil, 80% da formação técnica é ofertada por instituições privadas. Imaginem se, além de todo o trabalho que os agentes já realizam no dia a dia, ainda tivessem que pagar por essa formação. O Ministério da Saúde assumiu essa responsabilidade para garantir equidade, reconhecimento e valorização. A qualificação dos agentes nasce da prática, de saber chegar às casas, conversar, acolher, orientar, identificar necessidades e fortalecer vínculos”, disse (Correio Braziliense).
A fala reforça o compromisso da pasta em ampliar a presença dos profissionais de saúde nas comunidades.
Formaturas Recentes
As formaturas recentes em dezembro de 2025 continuam em andamento, com números variando por município.
--
-ad3
Várias cidades realizaram formaturas no final de 2025 com os seguintes números:
💠 Distrito Federal: 241 ACS e 92 ACE (total de 333 agentes);
💠 Duque de Caxias (RJ): 191 ACS e 144 ACE (total de 335 agentes);
💠 Belford Roxo (RJ): 300 agentes (número detalhado não especificado);
💠 Navegantes (SC): 115 agentes (número detalhado não especificado);
💠 Itararé (SP): 13 ACS e 8 ACE (total de 21 agentes).
Capacidade do Programa
O programa ofereceu inicialmente 180 mil vagas para cursos técnicos de ACS e ACE, com adesão de 99,9% dos municípios brasileiros.
🎯 Impacto para a população
Com a capacitação dos agentes, os municípios terão maior capilaridade na Atenção Básica, garantindo que mais famílias recebam acompanhamento regular com maior qualidade.
--
-ad4
O trabalho dos ACS e ACE é considerado estratégico para reduzir internações hospitalares, prevenir surtos de doenças e promover hábitos saudáveis. Além disso, a medida valoriza os profissionais que atuam na linha de frente da saúde pública.
🔎 Perspectivas futuras
O Ministério da Saúde ainda não anunciou a novas turmas que deve ser formada em 2026, ampliando ainda mais a cobertura nacional. Portanto, aguardamos a formação da 3ª turma. O JASB tem grupos aguardando o início das inscrições.
A formação técnica contou com a participação de preceptores, trabalhadores das redes municipais que acompanharam as atividades desenvolvidas pelos agentes nos serviços e comunidades.
A expectativa é que a iniciativa contribua para consolidar o SUS como referência em Atenção Primária e Vigilância em Saúde. A formação dos agentes nos municípios foi vista como exemplo de política pública eficaz, capaz de unir capacitação profissional e impacto direto na qualidade de vida da população.
Matérias Bônus:
--
-ad5
Edição Geral: JASB.
Encaminhamento de denúncia ao JASB: Acesse aqui.
O jornalismo do JASB.com.br precisa de você para continuar marcando ponto na vida dos ACS e ACE. Compartilhe as nossas notícias em suas redes sociais!





Faça o seu comentário aqui!