Header Ads


Tiro na porta da Unidade de Saúde: Quando salvar Vidas virou arriscar a Própria.

           Vítima afirmou que teria sido espancada e mantida em cárcere privado.   —  Foto/Reprodução/Google Street View.
 
Tiro na porta da Unidade de Saúde: Quando salvar Vidas virou arriscar a Própria.
Publicado no JASB em 24.agosto.2025. Atualizado em 25.agosto.2025.

WhatsApp: Canal JASB O silêncio da madrugada na Zona Sul do Recife foi quebrado por disparos na porta da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Lagoa Encantada. Situação revela os riscos a que os profissionais de saúde estão expostos. 
--
--ad5
🚨 Violência rompe a madrugada na UPA

Um homem de 30 anos, identificado como José Rafael Gitirana Rangel, foi executado a tiros horas após receber atendimento no local. O episódio chocou a comunidade e expôs um alerta urgente: quando a violência ultrapassa os muros das unidades de saúde, todos estão vulneráveis.

🏥 De paciente a vítima em poucas horas

Rangel deu entrada na UPA por volta das 21h de quinta-feira (21), com ferimentos na cabeça. Relatou ter sido espancado e mantido em cárcere privado. Recusou-se a receber pontos e permaneceu no jardim da unidade. 
-
-G
Durante a madrugada, foi surpreendido por um homem armado, que disparou quatro vezes contra ele. A cena, além de trágica, gera preocupação com a segurança de quem trabalha nesses espaços. Afinal, quem protege quem cuida?


⚠️ A rotina sob ameaça

Embora informações extraoficiais apontem que a vítima era usuária de drogas e tinha desafetos ligados ao tráfico local, nada justifica que um homicídio seja consumado diante de um serviço de saúde. 

Médicos, enfermeiros, técnicos, Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias vivem cotidianamente expostos a situações que podem colocar sua vida em risco — seja na rua ou dentro das unidades. A fronteira entre o cuidado e o perigo nunca esteve tão tênue.
--
-ad3
👥 Risco que atinge toda a equipe

Profissionais relatam que, em casos assim, o medo se espalha pelos corredores. A possibilidade de novos ataques ou retaliações transforma o ambiente de trabalho em um espaço de tensão constante. 

Além do impacto emocional, há o risco físico: quem presta atendimento em áreas conflagradas não tem garantias mínimas de segurança. A saúde, nesse cenário, também precisa de proteção armada?

📜 Investigações em andamento

A Polícia Civil de Pernambuco registrou o homicídio por meio da Força Tarefa de Homicídios na Capital e informou que as diligências seguem para esclarecer o caso. 
--
-ad52
Enquanto isso, a comunidade e os profissionais da UPA aguardam respostas e medidas que impeçam novas tragédias. O medo não pode fazer parte do uniforme de quem trabalha para salvar vidas.


🤝 Apoio e valorização dos que estão na linha de frente

A tragédia em Lagoa Encantada reforça a necessidade de políticas que protejam quem atua no Sistema Único de Saúde (SUS) — das unidades de emergência ao trabalho porta a porta realizado por Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias. 

A direção do FNARS já havia lembrado de que cuidar da saúde pública, também é garantir a integridade física e emocional de seus profissionais. 
--
-ad4
Você faz parte dessa luta por respeito e segurança. Compartilhe esta matéria com demais colegas de sua equipe. 


Fonte: JASB com informações do Diario de Pernambuco.
Encaminhamento de denúncia ao JASB: Acesse aqui.
Tecnologia do Blogger.