Header Ads


Com inflação da comida, famílias do Bolsa Família correm risco de insegurança alimentar, aponta governo.

           Alta do preço dos alimentos é considerado um dos principais fatores por trás da queda recente de popularidade do governo Lula, diz analistas.   —  Foto/Reprodução/Ricardo Stuckert/PR.
 
Com inflação da comida, famílias do Bolsa Família correm risco de insegurança alimentar, aponta governo
Publicado no JASB em 07.março.2025. Atualizado em 087.março.2025.

WhatsApp: Canal JASB Informação está no 3º Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, referente ao período de 2025-2027.Gastos com habitação, com transporte e, sobretudo, com comida, estão comprimindo o orçamento dessas famílias.
-
-G
Famílias vulneráveis e a insegurança alimentar

Mesmo com o suporte do Bolsa Família, cerca de 1,3 milhão de famílias ainda vivem abaixo da linha da pobreza e enfrentam dificuldades para garantir uma alimentação adequada. Isso significa que, em algum momento, essas pessoas podem ter problemas para obter os nutrientes essenciais para a saúde, aumentando sua vulnerabilidade à insegurança alimentar.

O impacto do aumento dos preços dos alimentos

O aumento dos preços dos alimentos tem sido um dos principais desafios para as famílias de baixa renda. Com os valores elevados, muitas pessoas não conseguem comprar produtos básicos para uma alimentação equilibrada. 
-
-109
O fator torna a insegurança alimentar uma realidade ainda mais preocupante, exigindo medidas urgentes para conter a inflação dos alimentos e proteger a população mais carente.

+ Parcela Única: Saiba quem tem direito e como consultar os repasses, CLIQUE AQUI!

Plano Nacional de Segurança Alimentar

O governo lançou o 3º Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional para o período de 2025 a 2027, reforçando seu compromisso com o combate à fome. O Brasil já teve outros dois planos, um iniciado em 2011 e outro em 2016, que vigorou até 2019. 

O novo plano busca garantir acesso a uma alimentação saudável para a população mais vulnerável, mantendo a estabilidade dos preços dos alimentos e promovendo políticas de inclusão social.
-
-132
Bolsa Família e o combate à pobreza

O Bolsa Família continua sendo um instrumento essencial no combate à pobreza e à fome. As famílias com renda de até R$ 218 por pessoa podem receber um auxílio mínimo de R$ 600, ajudando a melhorar suas condições de vida. 

Dados recentes mostram que 93% das famílias que ingressaram no programa conseguiram superar a linha da pobreza. No entanto, ainda há 1,3 milhão de famílias que permanecem em situação de vulnerabilidade, demonstrando a necessidade de ações complementares para ampliar o impacto do programa.

A influência dos preços e dos alimentos ultraprocessados

A alta dos preços não afeta apenas a quantidade de alimentos nas mesas das famílias mais pobres, mas também a qualidade do que é consumido. Com alimentos ultraprocessados sendo mais baratos, muitas pessoas acabam optando por produtos menos saudáveis, o que pode trazer consequências para a saúde pública. Por isso, o governo reforça a importância de controlar a inflação dos alimentos para evitar que a população tenha que escolher entre quantidade e qualidade na hora de se alimentar.
-
-110
O compromisso de retirar o Brasil do Mapa da Fome

O governo reafirma o compromisso de retirar o Brasil do Mapa da Fome até 2026. De acordo com a Organização das Nações Unidas, apesar dos avanços, cerca de 14,3 milhões de brasileiros ainda enfrentam a fome. O novo plano estabelece 18 estratégias e 219 iniciativas para garantir a segurança alimentar, com especial atenção às regiões mais afetadas, como a Amazônia, e ao impacto das mudanças climáticas no direito à alimentação adequada.

+ Cidades que distribuíram motocicletas aos ACS e ACE, CLIQUE AQUI! 

Fonte: JASB com informações da TV Globo — Brasília.
Edição Geral: JASB.
Encaminhamento de denúncia ao JASB
Publicação: JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil - www.jasb.com.br. 
-
-116
 Receba notícias direto no celular  entrando nos nossos grupos. Clique na opção preferida:
 WhatsApp , Telegram   Facebook  ou Inscreva-se no canal do  JASB no YouTube 
Tecnologia do Blogger.