Header Ads


Onda de calor: Inmet emite alerta de perigo para quase 700 cidades de 6 estados.

        Inmet emite alerta de perigo para quase 700 cidades.   —  Foto/Reprodução.
 
Onda de calor: Inmet emite alerta de perigo para quase 700 cidades de 6 estados.
Publicado no JASB em 28.abril.2024.       

Grupos no WhatsApp O alerta laranja, ou de perigo, prevê temperatura 5ºC acima da média por período de três até cinco dias.
-
-
Quase 700 cidades sob alerta de perigo

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) colocou quase 700 cidades sob alerta de perigo para os riscos relacionados à onda de calor. A notificação começou a valer na noite de sábado (27/4) e se estende até a próxima quarta-feira (1º/5).

Alerta e notificação

O alerta laranja, ou de perigo, prevê temperatura 5ºC acima da média por período de três a cinco dias, com potenciais riscos à saúde. Há no alerta notificação para municípios de seis estados.

Imagem colorida mostra mapa do brasil com alerta de onda de calor
        Alerta  de perigo prevê temperatura 5ºC acima da média.   —  Foto/Reprodução / Inemet.

Confira lista:

São Paulo: 373 cidades;

Paraná: 155;
-
-
Mato Grosso do Sul: 79;

Mato Grosso: 45;

Minas Gerais: 22;

Goiás: 21.

Esta será a quarta onda de calor a passar pelo Brasil só neste ano. O instituto prevê que o fim de semana seja de calor em todo o país e as temperaturas podem ultrapassar os 30°C na maioria das capitais brasileiras.

No sábado (27/4), apenas Brasília (DF) e Florianópolis (SC) não passam dos 30°C. No domingo (28/4), Porto Alegre (RS), Teresina (PI) e, novamente, Florianópolis não devem atingir essa temperatura máxima.


As informações são do Portal Estado de Minas.

Edição Geral: JASB.

Publicação
JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil - www.jasb.com.br.
--
- 4
****************************************************
Cidade mineira é eleita a melhor do Brasil para ter filhos, diz pesquisa. 

        A cidade de Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.   —  Foto/Reprodução/Facebook.
 
Publicado no JASB em 28.abril.2024.       

Grupos no WhatsApp A cidade de Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, recebeu destaque em diversos portais de notícias, inclusive aqui no JASB. A motivação é maravilhosa. Confira.
-
-
Levantamento feito pela startup Mapfry

A cidade de Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, foi eleita a melhor cidade brasileira para ter filhos, aponta levantamento divulgado pela startup Mapfry – especializada em realizar pesquisas com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Equilíbrio entre custo de vida e oportunidade de ganhos

Conforme o especialista em dados e professor de Geomarketing nos MBAs da USP e ESPM, João Caetano, a cidade tem o maior equilíbrio entre custo de vida e oportunidade de ganhos. 

“Na pesquisa, usamos dados do IBGE que indicam o desempenho da educação local e outros serviços públicos, como coleta de lixo, tratamento de esgoto e número de cômodos por moradia”, diz João, que também é CEO da Mapfry.

Melhores condições econômicas e de bem-estar

A startup mapeou os locais que oferecem as melhores condições econômicas e de bem-estar, proporcionando otimismo para casais terem filhos. Depois de Nova Lima, aparecem Bady Bassitt (SP), Santana de Parnaíba (SP) e Abadia de Goiás (GO). Veja aqui o ranking completo. A listagem de cidades aparece ao clicar no termo "Score Final", localizado na última coluna à direita.
-
-
Metodologia da pesquisa

O estudo avaliou as cidades com base em cinco dimensões

1. Baixo desenvolvimento: identifica regiões carentes, onde serviços públicos são ausentes, bem como o desempenho escolar é baixo.

2. Volume de crianças: a população de crianças em cada cidade.

3. Desenvolvimento: reflete a qualidade da infraestrutura urbana, assim como bons indicadores de educação e saúde.

4. Dinamismo: reflete a intensidade da atividade econômica.

5. Alto desenvolvimento: alta cobertura de serviços públicos e qualidade das moradias.


As informações são do Portal Estado de Minas.

Edição Geral: JASB.

Publicação
JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil - www.jasb.com.br.
-
-
****************************************************
Em Minas Gerais, mulher dá à luz bebê gigante: "Estamos bem."
        Ketllin Sofia Araújo de Jesus nasceu com 4,5kg.   —  Foto/Reprodução//Fhemig/ Arquivo pessoal / Francis Campelo.
 
Publicado no JASB em 19.abril.2024. Atualizado em 28.abril.2024.          

Grupos no WhatsApp Uma mulher deu à luz um bebê de 4,5kg, na Maternidade Odete Valadares, em Belo Horizonte. Ketllin Sofia Araújo de Jesus, nasceu em 4 de abril, com 39 semanas e 4 dias.
-
-
Bebê e a mãe passam bem

Segundo o hospital, a bebê e a mãe Isabel Madalena de Jesus, que vive em Ouro Preto, em Minas Gerais, passam bem.

Gestação de alto risco

“Ela foi considerada um bebê gigante. Fui transferida com urgência de uma unidade em Ouro Preto para fazer a cesariana aqui em Belo Horizonte, por conta do risco. Por eu ser diabética, a criança tem tendência de nascer maior”, contou para o site da maternidade, que é referência em gestação de alto risco e saúde da mulher.

        Isabel Madalena de Jesus com a filha Ketllin Sofia — Foto: Reprodução/Fhemig/ Arquivo pessoal / Francis Campelo

A sensação de alívio

Isabel contou que se tornou diabética há três anos, durante a gravidez anterior. “O meu outro bebê também nasceu grande, só que com 4 quilos. A Ketllin nasceu ainda maior. Agora estamos bem. A sensação é de alívio”, afirmou.


As informações são da Redação Vogue.

Edição Geral: JASB.

Publicação
JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil - www.jasb.com.br.
-
-
****************************************************
Minas Gerais: Tribunal mantém condenação de Município por falhas no combate ao Aedes Aegytpi. 
        TJMG confirmou a sentença de primeiro grau que condenou o município de Viçosa.   —  Foto/Reprodução/TJMG.
 
Publicado no JASB em 21.fevereiro.2024.

Grupos no WhatsApp O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), por meio da 19ª Câmara Cível, confirmou, mais uma vez, a sentença de primeiro grau que condenou o município de Viçosa a adotar medidas de combate ao mosquito aedes aegypti. 
-
-
Condenação do Município

A decisão do TJMG tem origem em uma Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). Essa ação visa garantir a efetiva prevenção e combate ao mosquito aedes aegypti, responsável pela transmissão de doenças como dengue, zika e chikungunya.

Situação de baixa cobertura

De acordo com a 1ª Promotoria de Justiça de Viçosa, após a instrução do procedimento, ficou demonstrada a situação de baixa cobertura, rendimento e produtividade dos setores do município que são responsáveis pela prevenção e combate ao aedes aegypti e às doenças transmitidas pelo vetor. 

Obrigações de fazer 

A ação, distribuída para a 2ª Vara Cível da Comarca de Viçosa em maio de 2019, buscou impor ao município de Viçosa diversas obrigações de fazer relativas à regularização do trabalho realizado pelos Agentes de Combate às Endemias, assim como a condenação pelos danos morais coletivos causados. 

Procedimento Administrativo

O MPMG instaurou um procedimento administrativo para avaliar a situação de Viçosa em relação ao combate ao aedes aegypti. Constatou-se uma baixa cobertura e efetividade nas medidas adotadas pelo município, o que motivou a ação judicial.
-
-
Sentença de primeiro grau 

Inicialmente, uma tutela de urgência foi concedida parcialmente, determinando medidas imediatas ao município. Posteriormente, a sentença de primeiro grau confirmou a condenação de Viçosa ao pagamento de danos morais coletivos e multa por descumprimento das obrigações (pagamento de R$ 80 mil a título de danos morais coletivos e de R$20 mil a título de multa por descumprimento das obrigações estabelecidas na tutela provisória de urgência antecipada).

        O município de Viçosa deve garantir a efetiva prevenção e combate ao mosquito aedes aegypti, responsável pela transmissão de dengue, zika e chikungunya.   —  Foto/Reprodução/nuzeee/Pixabay.

Nova decisão

O município de Viçosa recorreu da decisão, levando o TJMG a reavaliar o caso. Embora em um primeiro momento o julgamento tenha sido anulado devido a uma questão processual, em novo julgamento o tribunal confirmou a condenação.
-
-
Mantida a condenação

O TJMG reiterou a condenação do município de Viçosa, determinando a execução das medidas de combate ao aedes aegypti e mantendo a indenização por danos morais coletivos. Isso demonstra a importância dada pelo judiciário à proteção da saúde pública.

Responsabilidade dos Municípios

A decisão do TJMG reforça a responsabilidade dos municípios no combate ao mosquito aedes aegypti e na prevenção de doenças transmitidas por ele. É fundamental que as autoridades locais estejam comprometidas em adotar medidas eficazes para proteger a população também para atuação dos agentes de combate às endemias nos municípios como o fornecimento de EPIS, estrutura adequada de trabalho, reconhecimento de direitos, manter efetivo adequado para cobrir efetivamente todas as áreas do munícipio, realização de concursos públicos periodicamente, etc.


As informações são do Portal do MPMG.

Edição Geral: JASB.

Publicação
JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil - www.jasb.com.br.

-
-
****************************************************
Benefícios do quiabo para a saúde: 5 motivos para incluir na dieta.
        O quiabo esteja em vários pratos, tanto refogados, quanto fritos, cozidos ou assados.   —  Foto/Reprodução/Pexels.
Publicado no JASB.           

Grupos no WhatsApp O quiabo é um ingrediente bastante tradicional em pratos da culinária regional brasileira e muitas vezes rejeitado por conta da "baba". Ele, no entanto, traz diversos benefícios para a saúde.
-
-
Legume na dieta

Muitas pessoas não têm boas experiências ao inserir o legume na dieta, mesmo com as inúmeras vantagens ao ser consumido.

O quiabo

Originário do continente africano, o quiabo chegou ao Brasil pela rota comercial de escravizados, durante as grandes navegações, segundo pesquisadores do Ceasa-MG. Além do Brasil, ele é popular em outros países, como Estados Unidos e Japão.

O quiabeiro possui aproximadamente três metros de altura e possui folhas grandes. Ao germinar, dá flores brancas ou amarelas com o centro escuro.

A planta se desenvolve melhor em temperaturas amenas, entre 22ºC e 25ºC. Nos períodos mais quentes ou frios, tende a não ser muito produtivo.

A versatilidade na cozinha permite que o quiabo esteja em vários pratos, tanto refogados, quanto fritos, cozidos ou assados. A textura é aveludada parecida como da vagem, dentro tem a "baba" e sementes. O sabor é suave e levemente adocicado.
-
-
5 benefícios do quiabo para a saúde

Sheri Castle, autora do livro The News Southern Garden Cookbook” (O novo livro de receitas do jardim do sul, em tradução livre), listou 5 motivos para dar uma chance ao alimento:

1. Benefícios para a Saúde:

Uma xícara de quiabo (aproximadamente 8 unidades) contém cerca de 3 gramas de fibras, superando outros vegetais como couve-flor e arroz integral.

Rico em vitamina A, vitamina C e folato, é um aliado para uma dieta saudável com baixo teor de carboidratos.

Estudos indicam que o quiabo pode ajudar no controle da diabetes, reduzindo os níveis de açúcar no sangue e inibindo a produção de colesterol.

2. Fácil Preparo:

A textura viscosa, conhecida como "baba", pode ser facilmente eliminada cozinhando o quiabo inteiro.

A "baba" é uma mucilagem liberada quando o legume é cortado, que pode ser minimizada com técnicas simples.

Diferentes métodos de preparo são sugeridos, como assar no forno, grelhar na frigideira ou na fritadeira elétrica.
-
-
3. Eliminando a "Baba" com o Corte Adequado:

Manter o quiabo bem seco antes de cortar é fundamental para evitar a viscosidade.

Pré-cozinhar o quiabo ou adicioná-lo em receitas com outros ingredientes ajuda a minimizar a "baba".

4. Versatilidade na Cozinha:

Além de picles, o quiabo pode ser transformado em chips crocantes no forno ou as sementes podem ser utilizadas como "caviar".

5. Beleza no Jardim:

O quiabo não só é útil na cozinha, mas também pode ser cultivado como uma planta ornamental.

Suas flores comestíveis são uma adição charmosa e saborosa para saladas.


As informações são da TV Jornal com informações da CNN Brasil.

Edição Geral: JASB.

Publicação
JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil - www.jasb.com.br.
-
-
****************************************************
Folhas de louro (chá de louro): para que serve e como fazer o chá

        Ele serve no combate às Inflamações no fígado; Cólicas menstruais; Infecções na pele; Dor de cabeça; Gases; Reumatismo; Estresse e ansiedade.   —  Foto/Reprodução.
 
Publicado no JASB.           

Grupos no WhatsApp BASEADO EM EVIDÊNCIA CIENTÍFICA - O Louro é uma planta medicinal muito conhecida na gastronomia por seu sabor e aroma característico, porém, ele também pode ser utilizado no tratamento de problemas digestivos, infecções, estresse e ansiedade, por exemplo, devido às suas propriedades. 

O seu nome científico é Laurus nobilis e pode ser comprado em praticamente todos os mercados e em algumas lojas de produtos naturais.

Folhas de louro (chá de louro)para que serve e como fazer o chá

Como fazer o chá de Louro
O chá é uma ótima alternativa para aproveitar todos os benefícios das folhas de louro, sendo considerado uma boa opção para a má digestão, ansiedade e estresse, por exemplo.

Ingredientes
3 folhas de louro;
1 xícara de água fervente.

Modo de preparo
Para preparar o chá, basta colocar as folhas de louro na água fervente e deixar por cerca de 10 minutos. Em seguida, beber o chá 3 a 4 vezes por dia. Caso sinta necessidade, pode adoçar antes de beber.
-
-
Para que serve o chá de louro
A folha de louro, e consequentemente o chá, é rica em potássio, magnésio e vitaminas B6, B9 e C e possui ação diurética, antifúngica, anti-reumática, anti-inflamatória, digestiva, estimulante, antioxidante e expectorante, podendo ser utilizada para ajudar no tratamento de diversas situações, como por exemplo:

Inflamações no fígado;

Cólicas menstruais;

Infecções na pele;

Dor de cabeça;

Gases;

Reumatismo;

Estresse e ansiedade.

Além disso, as folhas de louro são capazes de regular os níveis de açúcar no sangue, podendo ser utilizada para ajudar no tratamento da diabetes. O louro também pode ser utilizado para tratar problemas de pele, como dermatite, sendo nesse caso recomendado o uso tópico, no entanto é importante que seu uso seja orientado pelo médico, uma vez que pode resultar em reações alérgicas.
-
-
Efeitos Colaterais e contraindicações
O consumo das folhas de louro não é recomendado para mulheres em fase de amamentação ou que encontra-se grávidas, já que pode estimular o aborto. Além disso, quantidades excessivas de louro podem causar sonolência, já que essa planta possui efeito calmante e é capaz de desacelerar o sistema nervoso, além de causar alterações gastrointestinais, cólicas abdominais e dor de cabeça, por exemplo, quando consumida em grandes quantidades.

Devido à sua capacidade de controlar os níveis de açúcar, o consumo excessivo de louro também pode diminuir muito os níveis de açúcar no sangue, causando hipoglicemia. Por isso, é importante que o consumo das folhas de louro seja feito conforme a orientação do nutricionista, médico ou fitoterapeuta para que seja indicada a quantidade ideal que não resulte em efeitos colaterais.

Manuel Reis, Enfermeiro 
****************************************************
Chá de alecrim: 10 incríveis benefícios e como fazer

   Ajuda no controle da diabetes, combate a inflamação, melhora a circulação, ajuda a combater o câncer, Pode ajudar no crescimento do cabelo e mais...  —  Foto: Reprodução.

O chá de alecrim é conhecido pelo seu sabor, aroma e pelos seus benefícios para a saúde como melhora da digestão, alívio da dor de cabeça e combate ao cansaço frequente, além de também favorecer o crescimento do cabelo.  Leia a matéria completa, aqui!

Envie informações de sua categoria, em sua cidade à redação do JASB por e-mail: agentesdesaude(sem spam) @gmail.com ou por meio dos formulários de conato da página.
-
-
 Receba notícias direto no celular  entrando nos nossos grupos. Clique na opção preferida:
 WhatsApp , Telegram   Facebook  ou Inscreva-se no canal do  JASB no YouTube 

Autorizada a reprodução, desde que a fonte seja citada com o link da matéria.


JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.
Tecnologia do Blogger.