Header Ads


Câmara retorna os trabalhos: ACS, ACE e diretores da CONACS focam na votação do PLP.

           Presidente da Casa, deputado Hugo Motta.   —  Foto/Reprodução/Agência Brasil.
 
Câmara retorna os trabalhos: ACS, ACE e diretores da CONACS focam na votação do PLP.
Publicado no JASB em 02.fevereiro.2026. Atualizado em 06.fevereiro.2026.

WhatsApp: Rede do JASB A Câmara dos Deputados definiu a pauta de retorno dos trabalhos em 2026 e sinalizou que a PEC da Segurança Pública deve ser debatida e votada após o Carnaval, conforme indicou o presidente da Casa, deputado Hugo Motta (Republicanos-PB).
--
-ad3
📍 Retomada dos trabalhos legislativos define prioridades

Além disso, estão previstas votações de medidas provisórias e de projetos de consenso nas primeiras semanas do ano legislativo.

📌 Categorias em alerta por pautas sociais e legislativas

Nesse cenário de definição de prioridades no Congresso, Agentes Comunitários de Saúde (ACS), Agentes de Combate às Endemias (ACE) e diretores da CONACS - Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde intensificam a mobilização em Brasília para pressionar pela tramitação e aprovação do PLP 185/2024. 

Projeto visa corrigir a Aposentadoria Especial da Emenda 120 para que garanta o valor de 2 salários mínimos. Emenda só garante um salário mínimo atualmente — em particular a garantia de Integralidade e Paridade no reconhecimento previdenciário.
--
-ad3
📋 Principais objetivos da mobilização da categoria

Antes da lista, um contexto sobre as metas que ACS e ACE buscam nas articulações com parlamentares:

💠Garantir que o PLP 185 seja incluído na pauta de votação da Câmara dos Deputados.

💠Obter compromisso formal de líderes partidários para acelerar a tramitação da matéria nas comissões.

💠Promover encontros com deputados para apresentação de emendas e sensibilização sobre a importância da matéria.

💠Fortalecer a participação dos ACS e ACE no processo legislativo e no diálogo institucional.


Essas ações refletem a estratégia de atuação articulada da categoria e de sua representação nacional.
--
-ad3
📊 Pressão política e prioridades legislativas

A previsão de votação da PEC da Segurança Pública após o Carnaval demonstra que o calendário legislativo está sendo organizado com foco em temas estruturantes, o que exige de ACS, ACE e diretores da Confederação uma intensificação de sua presença política para evitar que a discussão sobre o PLP 185 perca espaço frente a pautas consideradas “prioritárias” por lideranças parlamentares.
           ACS e ACE buscam garantir aposentadoria de 2 salários mínimos. Atualmente, apenas 1 mínimo está garantido.   —  Foto/Reprodução.

📣 Ações de articulação nos corredores do Congresso

Nos bastidores, dirigentes da Confederação e representantes dos ACS e ACE têm buscado reuniões com deputados e líderes de bancadas para ressaltar a relevância da matéria para fortalecer a carreira e os direitos previdenciários dos trabalhadores da Atenção Primária em Saúde, colocando a pauta em diálogo com o contexto mais amplo de retomada dos trabalhos legislativos.

🔎 Agenda após o Carnaval e expectativas da categoria

Com a definição de que a PEC da Segurança será pauta após o recesso do Carnaval, ACS, ACE e lideranças da Confederação planejam intensificar a pressão política nesse intervalo para consolidar apoios, apresentar emendas e ampliar a base de parlamentares favoráveis ao PLP 185/2024, integrando a luta pela valorização profissional dos agentes à dinâmica de prioridades da Câmara.
--
-ad3
📌 Síntese da mobilização e do contexto legislativo

Enquanto a Câmara dos Deputados ajusta sua agenda, as duas categorias e os diretores da CONACS intensificam a busca pelo avanço do PLP 185, reforçando sua importância para a garantia de direitos previdenciários, e buscando assegurar que a pauta da categoria seja incluída com protagonismo no calendário legislativo nacional.
salário dos agentes de saúde 2026, jasb, ifa acs, ifa ace, ifa ace 2025, ifa acs 2025


Fonte: JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil - www.jasb.com.br. 
Edição Geral: JASB.
Encaminhamento de denúncia ao JASB: Acesse aqui.
--
-ad9
O jornalismo do JASB.com.br precisa de você para continuar marcando ponto na vida das pessoas. Compartilhe as nossas notícias em suas redes sociais!
Tecnologia do Blogger.