Header Ads


Ministério da Saúde lança programa de formação técnica para o SUS.

           Ministério da Saúde lança Formatec-SUS para qualificação técnica.   —  Foto/Reprodução/Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas.
 
Ministério da Saúde lança programa de formação técnica para o SUS.
Publicado no JASB em 08.dezembro.2025. Atualizado em 10.dezembro.2025.

WhatsApp: Rede do JASB O Ministério da Saúde anunciou na quinta-feira (4) o lançamento do Programa Nacional de Formação Técnica para o SUS (Formatec-SUS), instituído pela Portaria GM/MS nº 9.038. 
--
--ad5
A iniciativa busca expandir e descentralizar a oferta de cursos técnicos e especializações em áreas estratégicas, atendendo regiões prioritárias e fortalecendo a rede de atenção à saúde.

📰 Objetivos e primeiras ações

No primeiro ciclo, entre 2025 e 2026, serão ofertadas mais de 6 mil vagas em cursos técnicos e 15 mil em especializações, articuladas ao programa Agora tem Especialistas (ATE). 

O primeiro curso será o de Técnico em Órteses e Próteses, realizado em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF), contemplando 139 profissionais das Oficinas Ortopédicas do SUS e novos trabalhadores para a Rede de Cuidado à Saúde da Pessoa com Deficiência.
--
-ad52
🏛️ Integração com políticas nacionais

Segundo o secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Felipe Proenço, o Formatec-SUS atende a um pleito do presidente Lula e de movimentos sociais, somando-se às ações do Mais Médicos e do ATE, que já viabilizaram mais de 53 mil equipes multiprofissionais na atenção primária. 

A expectativa é reduzir o tempo de espera por atendimentos, ampliar vagas em Unidades Básicas de Saúde e fortalecer os serviços de telessaúde.

⚖️ Cursos e áreas prioritárias

Entre as formações previstas pelo programa estão:

💠 Cursos técnicos: enfermagem; equipamentos biomédicos; órteses e próteses; radiologia; saúde bucal;

💠Cursos de especialização técnica: obstetrícia e neonatologia; UTI adulto e neonatal; oncologia; centro cirúrgico; instrumentação cirúrgica; terapia intensiva; radioterapia; mamografia; densitometria óssea;
-
-G
💠Regiões prioritárias: Norte, Nordeste e Centro-Oeste, conforme déficit assistencial e capacidade formativa.

📢 Adesão e participação das instituições

Para aderirem ao Formatec-SUS, os entes federativos e instituições públicas de ensino devem preencher formulário disponível no Sistema de Mapeamento da Educação na Saúde (SIMAPES). 

Já as demais instituições poderão participar mediante envio do Termo de Adesão previsto na portaria. 

O Departamento de Gestão da Educação na Saúde (DEGES) destacou que trabalhadores técnicos de nível médio representam 36,86% da força de trabalho do SUS, sendo a base estruturante da assistência.

  VEJA TAMBÉM:  
--
-ad3
🎯 Conexão com o Novo PAC Saúde

O programa está integrado ao Novo PAC Saúde, que prevê R$ 6 bilhões em investimentos e criação de milhares de vagas técnicas. Entre elas:

💠 1.200 para técnicos em enfermagem e especialização em Saúde da Família;

💠 2.250 em especialização em Urgência e Emergência;

💠 7 mil técnicos em enfermagem e informática em saúde;

💠 1.200 para técnicos em saúde mental, radiologia e saúde bucal.

📌 Impacto esperado na atenção básica

De acordo com Maria Soraya Franco, diretora da Escola Técnica de Saúde da UFPB, o Formatec-SUS vai qualificar profissionais técnicos, fortalecer a atenção básica e promover equidade na interiorização da educação em saúde. 

A política estruturante, baseada na educação permanente, permitirá ampliar o conhecimento e a atuação dos trabalhadores, consolidando avanços para o SUS em todo o país.
--
-ad4

Fonte: JASB com informações do Ministério da Saúde.
Edição Geral: JASB.
Encaminhamento de denúncia ao JASB: Acesse aqui.

O jornalismo do JASB.com.br precisa de você para continuar marcando ponto na vida dos ACS e ACE. Compartilhe as nossas notícias em suas redes sociais!
Tecnologia do Blogger.