Homem foge da prisão escondido em bolsa de roupas sujas de outro detento.
Homem foge da prisão escondido em bolsa de roupas sujas de outro detento.
WhatsApp: Canal JASB | Prisioneiro foi recapturado nesta segunda-feira.
--
--ad5
Um preso de 20 anos conseguiu escapar de uma prisão na França ao se esconder dentro de uma bolsa de roupas sujas, na última sexta-feira (11). A fuga ocorreu na penitenciária de Corbas, localizada na Região Metropolitana de Lyon.
O detento foi identificado como Elyazid A., também conhecido pelos apelidos Joker ou Equalizer, e responde por diversos crimes, incluindo homicídio e conspiração criminosa.
Ajuda de companheiro de cela facilitou a fuga
Segundo as primeiras investigações da polícia francesa, Elyazid se aproveitou da saída de seu companheiro de cela, que havia sido libertado, para se esconder em uma bolsa de nylon usada para transportar roupas sujas.
O plano funcionou: o jovem foi carregado em um carrinho por dentro da prisão, passando por todas as portas de segurança sem ser notado pelos agentes, de acordo com informações do jornal Le Monde.
--
-ad3
Fuga só foi percebida no dia seguinte
A ausência do preso só foi percebida no sábado (12), um dia após sua saída clandestina. A administração penitenciária iniciou buscas imediatas e emitiu um Aviso Vermelho por meio da Interpol.
As autoridades mobilizaram a Divisão Especializada em Crime Organizado (DCOS) de Lyon para liderar as investigações e capturar o fugitivo.
Prisioneiro foi localizado em um porão
Depois de dois dias de buscas intensas, Elyazid foi encontrado em um porão na cidade de Sathonay-Camp, também na Região Metropolitana de Lyon, por volta das 6h da manhã desta segunda-feira (14).
A prisão foi realizada sem registro de resistência. O homem estava sozinho e o companheiro de cela, que teria ajudado na fuga, ainda não foi localizado pelas autoridades.
--
-ad52
Prisão superlotada pode ter facilitado o descuido
A prisão de Corbas, de onde Elyazid escapou, enfrenta um grave problema de superlotação. Segundo dados da Ordem dos Advogados de Lyon, a unidade abriga 1.218 detentos em um espaço projetado para apenas 678, alcançando uma taxa de ocupação de 180%. Essa condição precária levanta questionamentos sobre a segurança e a vigilância da penitenciária.
Caso chama atenção para falhas no sistema prisional francês
A fuga de Elyazid A. acendeu um alerta nas autoridades francesas sobre possíveis falhas operacionais nas unidades prisionais.
Além de escancarar a fragilidade da vigilância, o caso também trouxe à tona o problema da superlotação, que afeta diretamente o controle e a disciplina dentro dos presídios.
A expectativa agora é de que haja mudanças nos protocolos de segurança e novas investigações sobre cúmplices internos ou externos à prisão.
Fonte: JASB com informações de Pleno News.
Edição Geral: JASB.
Encaminhamento de denúncia ao JASB: Acesse aqui.
Publicação: JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil - www.jasb.com.br.
O jornalismo do JASB.com.br precisa de você para continuar marcando ponto na vida dos ACS e ACE. Compartilhe as nossas notícias em suas redes sociais!
--
-ad9
Receba notícias direto no celular entrando nos nossos grupos. Clique na opção preferida:
Faça o seu comentário aqui!