Header Ads


Ministério da Saúde anuncia repasse do piso da enfermagem.

          Portaria GM/MS nº 6.893, de 24 de abril de 2025.   —  Foto: Reprodução/Ilustrativa.
 
Ministério da Saúde anuncia repasse do piso da enfermagem.
Publicado no JASB em 05.maio.2025.

WhatsApp: Canal JASB Nova portaria define valores para profissionais da área.
--
-ad3
O Ministério da Saúde divulgou a Portaria GM/MS nº 6.893, de 24 de abril de 2025, que estabelece os valores da parcela de abril referente ao Piso Nacional da Enfermagem. O repasse faz parte da assistência financeira complementar e atende aos critérios previstos no Título IX-A da Portaria de Consolidação GM/MS nº 6, de 2017. A medida garante o pagamento do piso aos profissionais da enfermagem vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS), fortalecendo a valorização da categoria.

Critérios de repasse seguem normas estabelecidas

O valor repassado a cada unidade de saúde será calculado com base nas regras definidas no artigo 1120-C da Portaria de Consolidação. Esses critérios consideram informações como o número de profissionais da enfermagem em atividade e sua carga horária. 

Os valores exatos estão discriminados em anexo à portaria e servem como referência para garantir que os repasses sejam feitos de forma justa e transparente para cada instituição.
--
-ad3
Consulta pública estará disponível por meio do CNES

Com o objetivo de promover mais transparência na destinação dos recursos públicos, o Ministério da Saúde vai divulgar uma planilha online (https://portalfns.saude.gov.br) com os valores detalhados por CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde). 

A consulta estará disponível no portal do Fundo Nacional de Saúde, permitindo que gestores, profissionais e cidadãos acompanhem os valores recebidos por cada unidade de saúde pública.

Cadastro profissional precisa estar atualizado no sistema

O Fundo Nacional de Saúde reforça que todos os profissionais da enfermagem devem ter seus dados devidamente atualizados no sistema InvestSUS Gestão. Informações incorretas ou desatualizadas podem comprometer o repasse dos recursos. 

Por isso, é essencial que os gestores municipais e estaduais revisem as informações no sistema e façam as devidas correções, quando necessário, para evitar atrasos ou problemas na execução do pagamento.
--
-ad3
Canal de atendimento para tirar dúvidas

Para garantir o acesso às informações e prestar esclarecimentos sobre a nova portaria e os repasses, o Ministério da Saúde disponibiliza o telefone 136 como canal direto com o público. 

O atendimento é gratuito e pode ser utilizado por profissionais, gestores e cidadãos interessados em entender melhor o funcionamento do Piso Nacional da Enfermagem e seus critérios de pagamento.

Valorização da enfermagem no serviço público

A publicação da Portaria GM/MS nº 6.893 reforça o compromisso do governo federal com a valorização dos profissionais da enfermagem. A assistência complementar é uma importante conquista para a categoria, que atua na linha de frente dos serviços de saúde, garantindo atendimento humanizado e de qualidade à população. 

Com isso, o governo busca fortalecer o SUS e promover condições mais dignas de trabalho para esses profissionais essenciais.

Informações sobre a Portaria: https://www.in.gov.br
--
-ad3
  VEJA TAMBÉM:  

Fonte: JASB com informações do Portal FNS.
Edição Geral: JASB.
Encaminhamento de denúncia ao JASB
Publicação: JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil - www.jasb.com.br. 

 Receba notícias direto no celular  entrando nos nossos grupos. Clique na opção preferida:
 WhatsApp , Telegram   Facebook  ou Inscreva-se no canal do  JASB no YouTube 
Tecnologia do Blogger.