Header Ads


Febre do Oropouche em 2025: Janeira registra quase 3.000 casos.

           Brasil registrou um total de 2.791 casos de febre do Oropouche.   —  Foto/Reprodução.
 
Febre do Oropouche em 2025: Janeira registra quase 3.000 casos.
Publicado no JASB em 31.janeiro.2025. Atualizado em 01.fevereiro.2025.

WhatsApp: Canal JASB Ao longo das primeiras quatro semanas de 2025, o Brasil registrou um total de 2.791 casos de febre do Oropouche.
-
-132
Espírito Santo é o epicentro da doença com 95% dos casos registrados

Do total, 2.652 ocorreram no Espírito Santo, representando aproximadamente 95% dos casos reportados no período. O Rio de Janeiro e Minas Gerais também registraram infecções, com 99 e 30 casos, respectivamente.

Preocupação com o aumento dos casos

De acordo com o secretário-adjunto de Vigilância em Saúde e Ambiente, Rivaldo Venâncio, a alta nos números de infecção é uma preocupação adicional após o verão de 2024. Ele ressaltou a necessidade de atenção redobrada à evolução da doença neste início de ano.
-
-109
Outros Estados com registros de casos de Oropouche

Além do Espírito Santo, os estados da Paraíba, Ceará, Paraná e Roraima também reportaram casos, com um total de 10 registros nestas localidades.

Uma doença transmitida por Mosquitos

O Ministério da Saúde define a febre do Oropouche como uma doença viral causada por um arbovírus do gênero Orthobunyavirus, que foi identificado pela primeira vez no Brasil em 1960, durante a construção da rodovia Belém-Brasília. 

A transmissão ocorre principalmente por meio do mosquito Culicoides paraensis, popularmente conhecido como maruim ou mosquito-pólvora.
-
-110
Ciclo urbano e silvestre

No ciclo silvestre, os hospedeiros do vírus incluem bichos-preguiça e primatas não-humanos, enquanto no ciclo urbano, os humanos se tornam os principais hospedeiros. 

O mosquito Culex quinquefasciatus, o tradicional pernilongo, também é capaz de transmitir o vírus, principalmente em áreas urbanas.

Sintomas e complicações 

Os sintomas da febre do Oropouche são semelhantes aos da dengue, incluindo:

—  Dor de cabeça intensa;

—  Dor muscular;

—  Náusea;

—  Diarreia.
-
-111
Além disso, pode ocorrer febre súbita, cefaleia, mialgia, artralgia e outros sinais como tontura, dor retro-ocular, calafrios, fotofobia, náuseas e vômitos. 

Em casos graves, a doença pode levar a complicações no sistema nervoso central, como meningite asséptica e meningoencefalite.

Registros de óbitos no Brasil

Em 2024, o estado da Bahia confirmou as primeiras mortes por febre do Oropouche, com dois óbitos relatados. Ambos os casos envolvem mulheres jovens, de 24 e 21 anos, que não apresentavam comorbidades nem eram gestantes. 

A ocorrência dessas mortes tem chamado atenção para os possíveis riscos mais graves da doença.
-
-112
VEJA TAMBÉM:
Fonte: JASB com informações do Agência Brasil.

Edição Geral: JASB.

Encaminhamento de denúncia ao JASB
Publicação: JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil - www.jasb.com.br. 
-
-113
 Receba notícias direto no celular  entrando nos nossos grupos. Clique na opção preferida:
 WhatsApp , Telegram   Facebook  ou Inscreva-se no canal do  JASB no YouTube 
Tecnologia do Blogger.