Header Ads


URGENTE: Cresce casos de violência contra Agente Comunitária e de Combate às Endemias.

          Relatos de violência praticada contra Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias. Na foto, Polícia Militar de São Paulo.   —  Foto/Reprodução/Agência Brasil.

URGENTE: Cresce casos de violência contra Agente Comunitária e de Combate às Endemias.  
Publicado no JASB. Atualizado em 24.janeiro.2025. 03.maio.2024.

Grupos no WhatsApp | Em face dos últimos acontecimentos de relatos de violência praticados contra Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias, o editorial JASB deixa o alerta com registro de ocorrência envolvendo as duas categorias. O conhecimento de fatos possibilita a prevenção contra as situações registradas e que podem tornar a se repetir. 
-
-2p
Um dos casos registrados de violência foi contra uma ACS, vítima de estupro. Confira a matéria, abaixo.

**************************************
Violência contra Agente de Saúde: ACS foi baleado na cabeça
           A Polícia Civil investiga a tentativa de assassinado do Agente de Saúde.   —  Foto ilustrativa/divulgação/Polícia Civil.
João Carlos Moraes, de 28 anos, um agente de saúde muito conhecido na região, foi vítima de um ataque a tiros. O acontecimento deixou os moradores preocupados e motivou apelos por medidas urgentes de segurança.
-
-132
**************************************
Agente de Combate às Endemias é agredida e impedida de realizar vistoria. Guarda Municipal foi acionada.

           Agente de Combate às Endemias foi agredida durante a realização de suas atividades.   —  Foto/Reprodução/Prefeitura Amparo.
 
Publicado no JASB em 21.janeiro.2025. Atualizado em 22.janeiro.2025.

Guarda Civil Municipal de Amparo foi acionada para garantir o trabalho de  Agentes de Combate às Endemias. Acesse a matéria completa, aqui! 
-
-109
**************************************
Agente de saúde pega faca de ladrão e reage a assalto.
           Vítima ficou com a mão ferida e passará por cirurgia.   —  Foto/Reprodução.

WhatsApp: Canal JASB Uma agente de saúde, de 33 anos, foi vítima de uma tentativa de assalto no bairro Etelvina Carneiro, na região Norte de Belo Horizonte, na manhã de quinta-feira (2/01). Ela estava a caminho do trabalho quando foi surpreendida por um motociclista, que tentou roubá-la. O incidente rapidamente escalou, resultando em uma reação inesperada da vítima. Acesse a matéria completa, aqui! 
-
-109
**************************************
A situação da Agente de Saúde agredida durante o trabalho. 

           Mais um caso de violência contra Agente de Saúde.   —  Foto/Reprodução/Pexels/Pixabay/CC.
 
WhatsApp: Canal JASB A servidora Neira Aparecida estava trabalando quando foi surpreendida por uma mulher, que a agrediu verbalmente e fisicamente. 
A vítima relatou que a agressora tentou impedir seu trabalho, lançando insultos e um balde com água.
-
-116
**************************************
Agente de Saúde é agredida durante o trabalho. O caso está sendo denunciado.
           Mais um caso de violência contra Agente de Saúde.   —  Foto/Reprodução/Pexels/Pixabay/CC.

WhatsApp: Canal JASB A Violência Contra Agentes de Saúde: Uma Realidade Preocupante A violência contra Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias tem sido frequentemente denunciada pelo JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil. 

Esses profissionais enfrentam desde agressões verbais até violência física e sexual, mostrando a gravidade da situação, nas mais diversas cidades do país.

Um caso alarmante 

Nesta matéria, o JASB destaca um caso de agressão ocorrido em Tanabi, SP. Uma Agente de Saúde foi atacada durante uma vistoria contra a dengue em uma oficina mecânica. Esse incidente reflete a vulnerabilidade dos agentes no exercício de suas funções.
-
-116
**************************************
URGENTE: Agente Comunitária de Saúde é perde a vida durante assalto
          A Agente Comunitária de Saúde Regene Sartor Soratto foi vítima de latrocínio (roubo seguido de morte).   —  Foto/Reprodução/Redes Sociais.

Agente Comunitária de Saúde é mais uma vítima da violência. A Prefeitura de Morro da Fumaça (SC) decretou estado de luto no município. 

A invasão da residência da ACS

Na madrugada de quarta-feira, 14 de agosto, a cidade de Morro da Fumaça, localizada no Sul de Santa Catarina, foi palco de um crime brutal que abalou toda a comunidade. Regene Sartor Soratto, de 59 anos, uma dedicada agente comunitária de saúde, teve sua vida tragicamente interrompida quando criminosos invadiram sua residência no Distrito de Estação Cocal.  Acesse a matéria completa, aqui! 
-
-110
****************************************************
URGENTE: Agente de combate às Endemias teve a vida ceifada em casa abandonada.
          ACE foi encontrada morta em casa abandonada em Santa Vitória-MG.   —  Fotomontagem JASB.
03.maio.2024.
Grupos no WhatsApp A vítima, identificada até o momento apenas como Dilma, trabalhava na Secretaria Municipal de Saúde, no departamento de controle de endemias; as autoridades suspeitam que Dilma pode ter sido espancada até a morte.

Homicídio consumado

Um homicídio consumado comoveu a cidade de Santa Vitória, na noite de segunda-feira, 12 de agosto de 2024, quando a servidora pública do município foi encontrada morta, em uma casa abandonada na Rua Minas Gerais, no Centro do município. 
-
-111
****************************************************
VÍDEO: Ministério Público denuncia policial que tirou a vida de Agente de Saúde no trânsito.
          Reportagem com relatos de violência praticada contra Agentes de Saúde.   —  Foto/Reprodução/JRR2.
maio.2024.
O policial Emerson Pereira Pinho, de 39 anos, estava embriagado e invadiu a contramão na hora do acidente, conforme a Polícia Militar, que causou a morte de um Agente de Saúde. 

Quem foi a vítima

Agente de saúde Ruyzemmar Souza da Cunha, de 38 anos, morreu na hora e amigo dele, de 37 anos, ficou ferido. Acidente aconteceu em 23/06 no bairro Caimbé, zona Oeste de Boa Vista. Acesse a matéria completa, aqui! 
-
-112
****************************************************
Agente de saúde denuncia ter sido estuprada por médico durante consulta na BA; suspeito tem denúncias de importunação sexual.
        Caso aconteceu em clínica de Itabuna. Duas denúncias anteriores foram feitas em 2023.   —  Foto/Reprodução/ / SSP-BA.
Caso é investigado pela Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM) de Itabuna.

A 3ª denúncia contra o mesmo profissional

Uma agente de saúde denunciou ter sido abusada sexualmente durante uma consulta médica em Itabuna, no sul da Bahia. De acordo com a Polícia Civil, o caso aconteceu na terça-feira (9) e essa é a terceira denúncia contra o mesmo profissional, que é oncologista, hematologista e empresário.

Vítima faz parte do SINDIACS/ACE

O Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias do Sul da Bahia (SINDIACS/ACE), do qual a vítima faz parte, identificou o médico como Antônio Mangabeira Franca. A TV Santa Cruz, afiliada da TV Bahia em Itabuna, não conseguiu contato com o suspeito. Acesse a matéria completa, aqui! 
-
-113
****************************************************
URGENTE: Agente de Endemias é agredido a pauladas durante seu trabalho.
          Casos de violência praticados contra os Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias se tornam cada vez mais comuns.   —  Foto/Reprodução.

Grupos no WhatsApp | Nesta publicação e na que segue, apresentamos alguns relatos de violência praticados contra Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias. O primeiro caso é do ACE que foi agredido a pauladas.

O agressor teria suspeitado da vítima

Segundo a Guarda Municipal, o agressor teria suspeitado que a vítima, um agente de endemias na Secretaria Municipal de Saúde de Balneário Camboriú, olhou para a companheira dele e a atacou fisicamente, causando lesões em sua perna esquerda. 
-
-114
****************************************************
A homenagem feita à Daniele Joana 

Daniele era Agente de Combate às Endemias, foi vítima da dengue e agora dá nome ao Setor de Vigilância Epidemiológica  (veja a matéria completa, mais abaixo).

Confira a primeira matéria:

Violência contra Agente Comunitária de Saúde resulta. Confira a lista de agentes vítimas de violência.
          Agente Comunitária de Saúde Janaína Santos Alves foi vítima de latrocínio.   —  Foto/Reprodução.

Agente Comunitária de Saúde morre durante assalto na madrugada, em Juazeiro do Norte, no Estado do Ceará.  

Latrocínio contra ACS 

Uma câmera de segurança registrou a ocorrência. 
A Agente Comunitária de Saúde e a sua filha trafegavam em uma moto por volta das 5h, no bairro Jardim Gonzaga, quando foram abordadas por dois homens que pilotavam uma outra moto.  Acesse a matéria completa, aqui! 
-
-115
****************************************************
Agente de saúde e amigo são baleados enquanto conversavam e morrem
        Fábio Camilo da Silva (Agentes de Saúde) e o amigo Elenilson Santos Araújo.   —  Foto/Reprodução/Arquivo pessoal.
 
Publicado no JASB em 14.fevereiro.2024. Atualizado em 16.fevereiro.2024.            

Grupos no WhatsApp | Segundo informações levantadas pelo JASB, o G1 publicou que dois homens foram "eliminados" a tiros em Santa Rita, na Grande João Pessoa. Uma das vítimas era Agente de Saúde. 

Disparos de pistola 380 milímetros

Segundo a matéria, o crime aconteceu na rua Bela Vista, Alto das Populares, e as vítimas foram assassinadas com tiros de pistola 380 milimetros. Acesse a matéria completa, aqui! 
-
-132
Envie informações de sua categoria, em sua cidade à redação do JASB por e-mail: agentesdesaude(sem spam) @gmail.com ou por meio dos formulários de conato da página.

 Receba notícias direto no celular  entrando nos nossos grupos. Clique na opção preferida:
 WhatsApp , Telegram   Facebook  ou Inscreva-se no canal do  JASB no YouTube 

Autorizada a reprodução, desde que a fonte seja citada com o link da matéria.

JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.
Tecnologia do Blogger.