URGENTE: Cresce casos de violência contra Agente Comunitária e de Combate às Endemias.
Relatos de violência praticada contra Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias. Na foto, Polícia Militar de São Paulo. — Foto/Reprodução/Agência Brasil.
URGENTE: Cresce casos de violência contra Agente Comunitária e de Combate às Endemias.
Grupos no WhatsApp | Em face dos últimos acontecimentos de relatos de violência praticados contra Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias, o editorial JASB deixa o alerta com registro de ocorrência envolvendo as duas categorias. O conhecimento de fatos possibilita a prevenção contra as situações registradas e que podem tornar a se repetir.
-
-2p
Um dos casos registrados de violência foi contra uma ACS, vítima de estupro. Confira a matéria, abaixo.
**************************************
Violência contra Agente de Saúde: ACS foi baleado na cabeça.
A Polícia Civil investiga a tentativa de assassinado do Agente de Saúde. — Foto ilustrativa/divulgação/Polícia Civil.
João Carlos Moraes, de 28 anos, um agente de saúde muito conhecido na região, foi vítima de um ataque a tiros. O acontecimento deixou os moradores preocupados e motivou apelos por medidas urgentes de segurança.
-
-132
**************************************
Agente de Combate às Endemias é agredida e impedida de realizar vistoria. Guarda Municipal foi acionada.
Agente de Combate às Endemias foi agredida durante a realização de suas atividades. — Foto/Reprodução/Prefeitura Amparo.
Guarda Civil Municipal de Amparo foi acionada para garantir o trabalho de Agentes de Combate às Endemias. Acesse a matéria completa, aqui!
-
-109
**************************************
Agente de saúde pega faca de ladrão e reage a assalto.
WhatsApp: Canal JASB | Uma agente de saúde, de 33 anos, foi vítima de uma tentativa de assalto no bairro Etelvina Carneiro, na região Norte de Belo Horizonte, na manhã de quinta-feira (2/01). Ela estava a caminho do trabalho quando foi surpreendida por um motociclista, que tentou roubá-la. O incidente rapidamente escalou, resultando em uma reação inesperada da vítima. Acesse a matéria completa, aqui!
-
-109
**************************************
A situação da Agente de Saúde agredida durante o trabalho.
WhatsApp: Canal JASB | A servidora Neira Aparecida estava trabalando quando foi surpreendida por uma mulher, que a agrediu verbalmente e fisicamente.
A vítima relatou que a agressora tentou impedir seu trabalho, lançando insultos e um balde com água.
-
-116
**************************************
Agente de Saúde é agredida durante o trabalho. O caso está sendo denunciado.
WhatsApp: Canal JASB | A Violência Contra Agentes de Saúde: Uma Realidade Preocupante A violência contra Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias tem sido frequentemente denunciada pelo JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.
Esses profissionais enfrentam desde agressões verbais até violência física e sexual, mostrando a gravidade da situação, nas mais diversas cidades do país.
Um caso alarmante
Nesta matéria, o JASB destaca um caso de agressão ocorrido em Tanabi, SP. Uma Agente de Saúde foi atacada durante uma vistoria contra a dengue em uma oficina mecânica. Esse incidente reflete a vulnerabilidade dos agentes no exercício de suas funções.
-
-116
**************************************
URGENTE: Agente Comunitária de Saúde é perde a vida durante assalto.
A Agente Comunitária de Saúde Regene Sartor Soratto foi vítima de latrocínio (roubo seguido de morte). — Foto/Reprodução/Redes Sociais.
Agente Comunitária de Saúde é mais uma vítima da violência. A Prefeitura de Morro da Fumaça (SC) decretou estado de luto no município.
A invasão da residência da ACS
Na madrugada de quarta-feira, 14 de agosto, a cidade de Morro da Fumaça, localizada no Sul de Santa Catarina, foi palco de um crime brutal que abalou toda a comunidade. Regene Sartor Soratto, de 59 anos, uma dedicada agente comunitária de saúde, teve sua vida tragicamente interrompida quando criminosos invadiram sua residência no Distrito de Estação Cocal. Acesse a matéria completa, aqui!
-
-110
****************************************************
URGENTE: Agente de combate às Endemias teve a vida ceifada em casa abandonada.
03.maio.2024.
Grupos no WhatsApp | A vítima, identificada até o momento apenas como Dilma, trabalhava na Secretaria Municipal de Saúde, no departamento de controle de endemias; as autoridades suspeitam que Dilma pode ter sido espancada até a morte.
Homicídio consumado
Um homicídio consumado comoveu a cidade de Santa Vitória, na noite de segunda-feira, 12 de agosto de 2024, quando a servidora pública do município foi encontrada morta, em uma casa abandonada na Rua Minas Gerais, no Centro do município.
-
-111
****************************************************
VÍDEO: Ministério Público denuncia policial que tirou a vida de Agente de Saúde no trânsito.
maio.2024.
O policial Emerson Pereira Pinho, de 39 anos, estava embriagado e invadiu a contramão na hora do acidente, conforme a Polícia Militar, que causou a morte de um Agente de Saúde.
Quem foi a vítima
Agente de saúde Ruyzemmar Souza da Cunha, de 38 anos, morreu na hora e amigo dele, de 37 anos, ficou ferido. Acidente aconteceu em 23/06 no bairro Caimbé, zona Oeste de Boa Vista. Acesse a matéria completa, aqui!
-
-112
****************************************************
Agente de saúde denuncia ter sido estuprada por médico durante consulta na BA; suspeito tem denúncias de importunação sexual.
Caso aconteceu em clínica de Itabuna. Duas denúncias anteriores foram feitas em 2023. — Foto/Reprodução/ / SSP-BA.
Caso é investigado pela Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM) de Itabuna.
A 3ª denúncia contra o mesmo profissional
Uma agente de saúde denunciou ter sido abusada sexualmente durante uma consulta médica em Itabuna, no sul da Bahia. De acordo com a Polícia Civil, o caso aconteceu na terça-feira (9) e essa é a terceira denúncia contra o mesmo profissional, que é oncologista, hematologista e empresário.
Vítima faz parte do SINDIACS/ACE
O Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias do Sul da Bahia (SINDIACS/ACE), do qual a vítima faz parte, identificou o médico como Antônio Mangabeira Franca. A TV Santa Cruz, afiliada da TV Bahia em Itabuna, não conseguiu contato com o suspeito. Acesse a matéria completa, aqui!
-
-113
****************************************************
URGENTE: Agente de Endemias é agredido a pauladas durante seu trabalho.
Casos de violência praticados contra os Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias se tornam cada vez mais comuns. — Foto/Reprodução.
Grupos no WhatsApp | Nesta publicação e na que segue, apresentamos alguns relatos de violência praticados contra Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias. O primeiro caso é do ACE que foi agredido a pauladas.
O agressor teria suspeitado da vítima
Segundo a Guarda Municipal, o agressor teria suspeitado que a vítima, um agente de endemias na Secretaria Municipal de Saúde de Balneário Camboriú, olhou para a companheira dele e a atacou fisicamente, causando lesões em sua perna esquerda.
-
-114
****************************************************
A homenagem feita à Daniele Joana
Daniele era Agente de Combate às Endemias, foi vítima da dengue e agora dá nome ao Setor de Vigilância Epidemiológica (veja a matéria completa, mais abaixo).
Confira a primeira matéria:
Violência contra Agente Comunitária de Saúde resulta. Confira a lista de agentes vítimas de violência.
Agente Comunitária de Saúde morre durante assalto na madrugada, em Juazeiro do Norte, no Estado do Ceará.
Latrocínio contra ACS
Uma câmera de segurança registrou a ocorrência.
A Agente Comunitária de Saúde e a sua filha trafegavam em uma moto por volta das 5h, no bairro Jardim Gonzaga, quando foram abordadas por dois homens que pilotavam uma outra moto. Acesse a matéria completa, aqui!
-
-115
****************************************************
Agente de saúde e amigo são baleados enquanto conversavam e morrem
Fábio Camilo da Silva (Agentes de Saúde) e o amigo Elenilson Santos Araújo. — Foto/Reprodução/Arquivo pessoal.
Grupos no WhatsApp | Segundo informações levantadas pelo JASB, o G1 publicou que dois homens foram "eliminados" a tiros em Santa Rita, na Grande João Pessoa. Uma das vítimas era Agente de Saúde.
Disparos de pistola 380 milímetros
Segundo a matéria, o crime aconteceu na rua Bela Vista, Alto das Populares, e as vítimas foram assassinadas com tiros de pistola 380 milimetros. Acesse a matéria completa, aqui!
-
-132
Envie informações de sua categoria, em sua cidade à redação do JASB por e-mail: agentesdesaude(sem spam) @gmail.com ou por meio dos formulários de conato da página.
Receba notícias direto no celular entrando nos nossos grupos. Clique na opção preferida:
Autorizada a reprodução, desde que a fonte seja citada com o link da matéria.
JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.
Faça o seu comentário aqui!