Header Ads


FEDACSE/BA: emite Nota de Repúdio ao médico acusado de abusar sexualmente de uma ACS.

        FEDACSE/BA manifesta-se em defesa da Agentes Comunitários.   —  Foto/Reprodução.
 
FEDACSE/BA: emite Nota de Repúdio ao médico acusado de abusar sexualmente de uma ACS. 
Publicado no JASB em 10.julho.2024. Atualizado em 11.julho.2024.

Grupos no WhatsApp | O Editorial JASB tem realizado diversas denúncias contra atos de violência, praticados contra os Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias dos mais diversos recantos do Brasil. Nesta publicação, estamos disponibilizando uma grande absurdo, que é o caso envolvendo abuso sexual contra uma ACS. 
-
-
NOTA DE REPÚDIO DA FEDACSE/BA

A Federação dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias do Estado da Bahia (FEDACSE/BA), vem a público expressar seu repúdio contra o médico Antônio Mangabeira Franca, acusado de abusar sexualmente de Romilda Souza de Jesus, Agentes Comunitários de Saúde de Itabuna, durante uma consulta.

Formas de violência

A FEDACSE condena todas as formas de violência contra as mulheres. Exigimos uma apuração criteriosa e rigorosa dos fatos denunciados, para que a justiça seja feita e tais crimes não fiquem impunes.
--
--ad5
Manifestação de solidariedade 

Manifestamos nossa solidariedade a Romilda Souza de Jesus, oferecendo-lhe nosso apoio neste momento difícil. Que sua coragem em denunciar inspire outras mulheres a buscarem justiça.

Reiteramos nosso compromisso com a luta por uma sociedade mais justa e segura para todas as mulheres.

Feira de Santana, 10 de julho de 2024 

Zilar Portela - Presidenta FEDACSE/BA
--
--ad5
Agente de saúde denuncia ter sido estuprada por médico durante consulta na BA; suspeito tem denúncias de importunação sexual

        Caso aconteceu em clínica de Itabuna. Duas denúncias anteriores foram feitas em 2023.   —  Foto/Reprodução/ / SSP-BA.

Caso é investigado pela Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM) de Itabuna.

A 3ª denúncia contra o mesmo profissional

Uma agente de saúde denunciou ter sido abusada sexualmente durante uma consulta médica em Itabuna, no sul da Bahia. De acordo com a Polícia Civil, o caso aconteceu na terça-feira (9) e essa é a terceira denúncia contra o mesmo profissional, que é oncologista, hematologista e empresário.

Vítima faz parte do SINDIACS/ACE

O Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias do Sul da Bahia (SINDIACS/ACE), do qual a vítima faz parte, identificou o médico como Antônio Mangabeira Franca. A TV Santa Cruz, afiliada da TV Bahia em Itabuna, não conseguiu contato com o suspeito.
--
--ad5
Onde o abuso aconteceu

A clínica ONCOSUL, onde o abuso aconteceu, informou que no momento oportuno o setor jurídico da empresa vai se manifestar sobre o assunto.

Toques e beijos

De acordo com a vítima, Romilda Jesus da Silva, o médico foi procurado para investigar seu desconforto no estômago e tonturas frequentes. Na segunda consulta, ela passou mal e teve a sensação de "algo diferente", como toques e beijos.

O jaleco do médico sujo de batom

"Eu também vi o jaleco dele melado de batom, mas achei que, por estar tonta, era coisa da minha cabeça", disse.

Toques nos seios e parte íntima 

Na terceira consulta, ocorrida na terça-feira, ela confirmou o abuso sexual. Segundo Romilda, o médico tocou nos seus seios e parte íntima, e também a beijou.

"Eu percebi que era um abuso, que eu estava sendo abusada", relatou.
--
--ad5
Investigação da Polícia Civil 

Ao sair da clínica, Romilda foi até a Deam de Itabuna e registrou a queixa. O caso é investigado pela Polícia Civil da cidade como estupro. De acordo com a Polícia Civil, existem outras duas denúncias contra o suspeito:

 —  importunação sexual registrada em 6 de julho de 2023;

 —  importunação sexual registrada em 15 de setembro de 2023.

Segundo caso

Uma das vítimas é a empresária Carlessandra Dias Pereira, que procurou o médico no ano passado, após sofrer uma perda gestacional. Durante a consulta, o profissional tocou nas partes íntimas da empresária de uma forma que a deixou desconfortável.

Veio por trás, abraçou, apalpou a virilha e se encostou

"Como ele é médico, pensei que fosse um exame de rotina. Só percebi que foi uma importunação sexual quando ele pediu para ficar de pé e abrir os braços. Ele veio por trás, me abraçou, apalpou minha virilha e ficou se encostando em mim. Fiquei sem reação", relembrou.
--
--ad5
Os casos são investigados pela Polícia Civil da cidade.

Agente de saúde denuncia ter sido vítima de estupro no sul da Bahia.

Assista ao vídeo sobre o caso:



As informações são do g1 BA e TV Santa Cruz.

Edição Geral: JASB.
--
-3 
Publicação
JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil - www.jasb.com.br.

****************************************************
          Relatos de violência praticada contra Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias. Na foto, Polícia Militar de São Paulo.   —  Foto/Reprodução/Agência Brasil.

URGENTE: Cresce casos de violência contra Agente Comunitária e de Combate às Endemias.  
Publicado no JASB. Atualizado em 30.junho.202403.maio.2024.

Grupos no WhatsApp | Em face dos últimos acontecimentos de relatos de violência praticados contra Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias, o editorial JASB deixa o alerta com registro de ocorrência envolvendo as duas categorias. O conhecimento de fatos possibilita a prevenção contra as situações registradas e que podem tornar a se repetir.  
--
--ad5
URGENTE: Agente de Endemias é agredido a pauladas durante seu trabalho.
          Casos de violência praticados contra os Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias se tornam cada vez mais comuns.   —  Foto/Reprodução.

Publicado no JASB em 30.junho.2024.

Grupos no WhatsApp | Nesta publicação e na que segue, apresentamos alguns relatos de violência praticados contra Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias. O primeiro caso é do ACE que foi agredido a pauladas.
--
--ad5
ACE é agredido a pauladas por morador de rua

Um homem em situação de rua agrediu um agente de endemias de Balneário Camboriú (SC), na quinta-feira (27), na Rua 620, próximo da Quarta Avenida, no Centro da cidade.

O agressor teria suspeitado da vítima

Segundo a Guarda Municipal, o agressor teria suspeitado que a vítima, um agente de endemias na Secretaria Municipal de Saúde de Balneário Camboriú, olhou para a companheira dele e a atacou fisicamente, causando lesões em sua perna esquerda. 

Danos morais, físicos e materiais 

Além disso, o agressor danificou o espelho retrovisor e o pneu traseiro da bicicleta utilizada pela vítima e proferiu palavras ofensivas como “vagabundo” e “fdp”. 
--
--ad5
Agredido durante o trabalho

O agente de endemias atua no controle da Dengue e relatou os danos à bicicleta, pertencente à prefeitura, usada em suas fiscalizações. Na data em questão, estava se dirigindo a uma obra de construção civil para realizar mais uma inspeção. O morador de rua foi preso.


As informações são do Página 3.

Edição Geral: JASB.

Publicação
JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil - www.jasb.com.br.
--
--ad5
****************************************************
A homenagem feita à Daniele Joana 

Daniele era Agente de Combate às Endemias, foi vítima da dengue e agora dá nome ao Setor de Vigilância Epidemiológica  (veja a matéria completa, mais abaixo).

Confira a primeira matéria:

Violência contra Agente Comunitária de Saúde resulta. Confira a lista de agentes vítimas de violência.
          Agente Comunitária de Saúde Janaína Santos Alves foi vítima de latrocínio.   —  Foto/Reprodução.

Publicado no JASB em 1º.maio.2024. 

Agente Comunitária de Saúde morre durante assalto na madrugada da última segunda-feira (29/04), em Juazeiro do Norte, no Estado do Ceará.  
--
--ad5
Latrocínio contra ACS 

Um crime de latrocínio (assalto seguido de morte) foi registrado em Juazeiro do Norte, na última madrugada de segunda-feira (29).  Uma câmera de segurança registrou a ocorrência. 

A abordagem contra a ACS e sua filha

A Agente Comunitária de Saúde e a sua filha trafegavam em uma moto por volta das 5h, no bairro Jardim Gonzaga, quando foram abordadas por dois homens que pilotavam uma outra moto. 

Roubos 

Com arma em punho, o indivíduo que estava na garupa anunciou o assalto e roubou uma mochila e um capacete que estavam em posse das vítimas.
--
--ad5
O momento do disparo contra a ACS

O vídeo mostra a ACS e a filha em uma motocicleta sendo abordada por dois elementos, também em uma moto. Durante a ação, os suspeitos levam a mochila e outros objetos. Na fuga, um deles atirou e atingiu a agente de saúde, que pilotava o veículo.

A Agente Comunitária Janaína Santos Alves, foi socorrida ao Hospital Regional do Cariri (HRC), contudo, momentos pós dar entrada na unidade, não resistiu.  

A  força tarefa para prender os criminosos

A Polícia Militar realizou uma força tarefa em Juazeiro do Norte em busca da dupla dos criminosos responsáveis pelo latrocínio realizado contra a Agente de Saúde. 

        Janaína Santos Alves, de 44 anos, morreu após ser baleada na frente da filha, durante um assalto em Juazeiro do Norte. — Foto: Reprodução.

Um suspeito, de 26 anos, foi preso, ainda na tarde de segunda-feira, conforme levantamento feito editorial do JASB com base em informações do Portal G1.

Ainda, segundo o Portal, o suspeito capturado seria o indivíduo que aparece no vídeo pilotando a moto. Ele foi encontrado no bairro Tiradentes, em Juazeiro do Norte, com a motocicleta usada no crime.
--
--ad5
Manifestação de solidariedade

Manifestamos a nossa solidariedade aos parentes e amigos da Agente Comunitária de Saúde Janaína Santos Alves, que partiu precocemente e de forma tão absurda. 

NOTA DE PESAR DA PREFEITURA


A Prefeitura de Juazeiro do Norte manifesta profundo pesar pelo falecimento da servidora Janaína Santos Alves, ocorrido nessa segunda-feira, 29. Janaína atuava como Agente de Saúde na Equipe 44 do Triângulo.

Neste momento de tamanha dor, a gestão municipal se solidariza com amigos e familiares desejando conforto e alento pela sua perda.


--
--ad5
****************************************************
URGENTE: Agente de Saúde sofre atentado e é socorrido as pressas.

          O diretor sindical Jorge de Piripá sofreu um atentado.   —  Foto/Reprodução.

Publicado no JASB em 26.abril.2024. 

Grupos no WhatsApp | No início da noite desta sexta-feira (26/04) o editoria do JASB recebeu o contato da diretora presidente da FNARAS, Marivalda Pereira Araújo, descrevendo um atentado a bala contra o Agente de Saúde e diretor sindical Jorge de Piripá.

Os fatos

O diretor sindical do sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias de Piripá - Bahia sofreu um atentado a tiros. E sem muitas informações, até que recebemos os destalhes descritos abaixo. Segundo a autoria das informações, nos foi dito que "existe fortes suspeitas de crime encomendado por motivação política sindical."
--
--ad5
Denúncias contra a atual gestão

O agente Jorge  é conhecido pela sua atuação firme e pelas várias denúncias contra a atual gestão em sua cidade. Recentemente o sindicalista se lançou pré-candidato a vereador pela oposição. 

Em nota, a FNARAS descreveu:

Jorge, diretor sindical em Piripá (Bahia) e um dos maiores opositores e denunciantes dos maus feitos da gestão municipal, sofreu um atentado pelas costas na tarde de hoje (26/04). Jorge recentemente se lançou a pré-candidato a vereador pela oposição e conta com o total apoio da categoria. Piripá (BA) está localizado na região da Serra Geral, no centro sul baiano, possui mais de 9 mil habitantes e tem como atual prefeito Flávio Oliveira Rocha. Toda nossa solidariedade e desejo de rápida recuperação ao companheiro Jorge. Pedimos a toda a categoria que se una em uma corrente de oração pela vida do sindicalista Jorge de Piripá. 
--
--ad5
Não nos calarão!  

Vamos fazer uma corrente de orações pela vida de Jorge e pedir justiça imediatamente, cobrando a prisão dos envolvido nesse crime bárbaro.

Jorge faz parte da base da FNARAS e sofreu atentado a tiro, sendo deflagado contra o servidor 6 tiros. 

Obs: temos as imagens de momentos após o sindicalista ser baleado. Não iremos publicar em virtude do quadro de violência apresentado. 


JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil - www.jasb.com.br.

Edição Geral: JASB.

CANAIS ESPECIAIS DO JASB:
--
--ad5
****************************************************

Agente de Saúde vítima da dengue é homenageada em município de São Paulo.

          Agente Daniele Joana Ramos Caçador da Silva foi homenageada, PL foi aprovado na Câmara Municipal.   —  Fotomontagem JASB/Reprodução.

Publicado no JASB em 07.abril.2024.  

Grupos no WhatsApp | Conforme matéria publicada pelo JASB, a Agente de Saúde Daniele Joana Ramos Caçador da Silva foi uma das agentes vítima da dengue. Após esta matéria, que aborda a homenagem feita à servidora, confira a matéria completa sobre o caso envolvendo a servidora. 
--
--ad5
Uma perda precoce

Daniele Joana nos deixou aos 33 anos, vitimada pelos efeitos da dengue, conforme laudo do Instituto Adolf Lutz. Ela trabalhava incansavelmente na linha de frente contra as endemias, como um dos oito agentes designados para a Vigilância Epidemiológica. 

O enfrentamento do Aedes aegypti

A função primordial de Daniele era identificar e eliminar focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue e chikungunya.

Câmara Municipal aprovou PL que homenageia a ACE 

A Câmara Municipal de Bariri aprovou projeto de Lei na qual o setor de Vigilância Epidemiológica da Prefeitura Municipal de Bariri passa a ser denominado "Vigilância Epidemiológica Daniele Joana Ramos Cassador". A homenagem foi sugerida pelos servidores municipais que atuam no setor e foi subscrita por todos os vereadores.

A perda e o desafio da Gestão do Município

A perda de Daniele, a primeira relacionada ao grave surto de dengue em nosso município em 2024, trouxe consternação à comunidade e colocou pressão sobre a gestão municipal para implementar medidas mais eficazes no combate à dengue.
--
--ad5
O alerta para a importância do combate contra a dengue

O trágico falecimento de Daniele serve como alerta para a importância da mobilização contínua no combate à dengue. É essencial que a comunidade se una às autoridades locais para eliminar os focos de reprodução do mosquito transmissor e adote medidas preventivas em suas residências.

Confira a Lei aprovada em Homenagem a Daniele

-
-


JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil - www.jasb.com.br.
--
--ad5
Edição Geral: JASB.

CANAIS ESPECIAIS DO JASB:

Envie informações de sua categoria, em sua cidade à redação do JASB por e-mail: agentesdesaude(sem spam) @gmail.com ou por meio dos formulários de conato da página.

 Receba notícias direto no celular  entrando nos nossos grupos. Clique na opção preferida:
 WhatsApp , Telegram   Facebook  ou Inscreva-se no canal do  JASB no YouTube 

Autorizada a reprodução, desde que a fonte seja citada com o link da matéria.


JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.
Tecnologia do Blogger.