Header Ads


Previne Brasil: conheça quais são as cidades que estão no topo dos Indicadores 2023.

        Previne Brasil também é um direito dos agentes comunitários saúde. — Foto/Reprodução.
 
Previne Brasil: conheça quais são as cidades que estão no topo dos Indicadores 2023.
Publicado no JASB em 26.maio.2023.  Atualizado em 10.junho.2023.              

Grupos no WhatsApp | Infelizmente, ainda há muitas dúvidas por parte dos agentes comunitários saúde sobre o Previne Brasil e como proceder para ter acesso a esse direito. Essa gratificação também é um direito da categoria. É importante que as lidera
nças se articulem para que ocorra o acesso aos recursos disponibilizados pelo Ministério da Saúde. Confira quais são as cidades que estão no topo dos indicadores, mais abaixo.
-
-
O programa Previne Brasil foi instituído pela Portaria nº 2.979, de 12 de novembro de 2019. O novo modelo de financiamento altera algumas formas de repasse das transferências para os municípios, que passam a ser distribuídas com base em quatro critérios: capitação ponderada, pagamento por desempenho, incentivo para ações estratégicas e Incentivo financeiro com base em critério populacional.

A proposta tem como princípio a estruturação de um modelo de financiamento focado em aumentar o acesso das pessoas aos serviços da Atenção Primária e o vínculo entre população e equipe, com base em mecanismos que induzem à responsabilização dos gestores e dos profissionais pelas pessoas que assistem.

Segundo a própria definição do Ministério da Saúde, o Previne Brasil equilibra valores financeiros per capita referentes à população efetivamente cadastrada nas equipes de Saúde da Família (eSF) e de Atenção Primária (eAP), com o grau de desempenho assistencial das equipes somado a incentivos específicos. Essa é uma síntese (resumo) sobre a natureza dessa gratificação.

Para que serve o Previne Brasil?

A proposta tem como princípio a estruturação de um modelo de financiamento focado em aumentar o acesso das pessoas aos serviços da Atenção Primária e o vínculo entre população e equipe, com base em mecanismos que induzem à responsabilização dos gestores e dos profissionais pelas pessoas que assistem.
-
-
Quais são os 7 indicadores do Programa Previne Brasil?

Os indicadores do pagamento por desempenho do Programa Previne Brasil foram revisados, conforme definiu a Portaria 102/2022, publicada em 21 de janeiro.

As regras de financiamento dos indicadores estão estabelecidas sob sete indicadores, compreendendo as ações de Saúde da Mulher, Saúde Bucal, Pré-Natal, Saúde da Criança e Doenças Crônicas (Hipertensão Arterial e Diabetes Melittus).

Confira mais detalhes:

Indicador 1: proporção de gestantes com pelo menos 6 (seis) consultas pré-natal realizadas, sendo a 1ª (primeira) até a 12ª (décima segunda) semana de gestação. Meta de 2022: 45%;

Indicador 2: proporção de gestantes com realização de exames para sífilis e HIV. Meta de 2022: 60%;

Indicador 3: proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado. Meta de 2022: 60%;

Indicador 4: proporção de mulheres com coleta de citopatológico na APS. Meta de 2022: 40%;
-
-
Indicador 5: proporção de crianças de 1 (um) ano de idade vacinadas na APS contra Difteria, Tétano, Coqueluche, Hepatite B, infecções causadas por haemophilus influenzae tipo b e Poliomielite inativada. Meta de 2022: 95%;

Indicador 6: proporção de pessoas com hipertensão, com consulta e pressão arterial aferida no semestre. Meta de 2022: 50%; e

Indicador 7: proporção de pessoas com diabetes, com consulta e hemoglobina glicada solicitada no semestre. Meta de 2022: 50%

Foram apresentadas ainda mudanças nos parâmetros, metas, numeradores e denominadores dos indicadores, que interferem na pontuação dos indicadores para cálculo do indicador sintético final. Essas e todas as alterações dos indicadores de desempenho, estão disponíveis na Nota Técnica 3/2022-DESF/SAPS/MS.

Quanto é o valor do Previne Brasil?

De acordo com a Portaria nº 74, o valor per capita anual será R$ 5,95, para o cálculo do incentivo financeiro, com base em critério populacional, recursos que serão transferidos aos municípios e ao Distrito Federal nas 12 competências financeiras do ano de 2023. O valor é o mesmo do ano passado.
-
-
Como calcular indicadores de desempenho em 5 passos

Imagine só atingir todos os benefícios mencionados anteriormente em sua empresa. Se a sua organização tiver diversas unidades, então, o impacto positivo pode ser ainda maior, otimizando a performance e os resultados de todas as unidades de negócios.

Separamos, então, um passo a passo de como calcular indicadores de desempenho:

1. Mapeamento dos processos

Para saber como calcular indicadores de desempenho, é preciso conhecer todos os processos e operações de cada área a ser mensurada. Assim, é possível fazer a relação entre tais processos e os objetivos, levantando os números que devem ser levados em consideração.

2. Definição dos principais indicadores

Como já falamos, são diversas as possibilidades de indicadores a serem monitorados. Tudo depende do objetivo do negócio, do setor de atuação da empresa e de cada departamento. Por exemplo: o setor de RH de uma organização de telecom se preocupa com o índice de rotatividade de funcionários. 

Enquanto isso, o jurídico pode ter como indicador o tempo de análise de um contrato. Obviamente, os principais KPIs acabam sempre tendo a vertente comercial e financeira, como ticket médio, lucratividade, taxa de sucesso em vendas, entre outros.
-
-
3. Padronização de processos

Agora, para que a mensuração dos KPIs tenha resultados de fácil observação, é preciso manter a padronização de processos. Afinal, se cada colaborador executar as funções do seu jeito, os números não vão representar o que ocorre na operação, mascarando possíveis problemas.

4. Alinhamento de todos os colaboradores

Além da padronização, a comunicação e o alinhamento dos colaboradores são essenciais para saber como calcular indicadores de desempenho. Com isso, você garante que todos entendam a finalidade da mensuração e ajudem na realização de processos corretamente, facilitando o monitoramento e a análise.

5. Automação dos fluxos internos

Nada melhor para calcular indicadores de desempenho do que automatizar os fluxos de trabalho. Dessa forma, além de ter resultados mais claros e em tempo real, é possível evitar erros e retrabalhos nos serviços, identificar gargalos operacionais e otimizar o tempo gasto nas atividades.

Mais adiante iremos tratar de forma mais profunda  sobre essa questão financeira do Previne.
-
-
Quem tem direito a receber o previne?

Têm direito ao incentivo Previne Brasil todos os Agentes Comunitários de Saúde, Médicos, Enfermeiros, Odontólogos, Técnicos de Enfermagem, Técnicos de Saúde Bucal, Auxiliares de Consultório Dentário, Dentistas, Técnicos de Enfermagem vinculados à Equipe da Atenção Primária, que integrem a equipe multiprofissional.

Ranking Indicadores Previne Brasil

Municípios ordenados pelo ISF mais alto, seguido pela média de desempenho

-
-

-
-

-
-

JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil com informações do MS.
-
-
MATÉRIA ANTERIOR
Previne Brasil: municípios recebem a nota máxima em indicadores de desempenho.

        Os agentes comunitários saúde já são beneficiados pelo Previne Brasil, desde a sua criação. — Foto/Reprodução.
 
Publicado no JASB em 22.maio.2023. Atualizado em 26.maio.2023.           

Entre 2019 e 2022, o percentual de cadastros de usuários na Atenção Primária à Saúde cresceu 62,3%. Oficinas para a qualificação do desempenho foram promovidas em todas as unidades federativas.
-
-
O modelo de financiamento da Atenção Primária à Saúde (APS), programa Previne Brasil, colhe os frutos da estratégia de melhoria na aplicação dos recursos públicos. Desde que foi instituído, pela portaria nº 2.979, de 12 de novembro de 2019, a iniciativa alavancou o desempenho de municípios e do Distrito Federal. 


Em 2023, o Ministério da Saúde publicou a portaria 610 de 17 de maio de 2023  que altera a Portaria GM/MS nº 3.222, de 10 de dezembro de 2019, para dispor sobre os indicadores do pagamento por desempenho no primeiro e segundo quadrimestres do ano de 2023, com isso os indicadores do pagamento por desempenho previsto na Seção III do Título II da Portaria de Consolidação GM/MS nº 6, de 28 de setembro de 2017, institui os indicadores de monitoramento e custeio para os anos de 2020, 2021, 2022, primeiro e segundo quadrimestres do ano de 2023 e estabelece as ações prioritárias para definição dos indicadores do pagamento por desempenho. 

O conjunto de indicadores do pagamento por desempenho a ser observado na atuação das equipes de Saúde da Família (eSF) e equipes de Atenção Primária (eAP), para o ano de 2020, 2021, 2022 e primeiro e segundo quadrimestres do ano de 2023, abrange as ações estratégicas de Saúde da Mulher, Saúde Bucal, Pré-Natal, Saúde da Criança e Doenças Crônicas (Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus). 

Os indicadores e regras para o financiamento do pagamento por desempenho no terceiro quadrimestre do ano de 2023 serão previstos em portaria específica da Ministra de Estado da Saúde após pactuação na Comissão Intergestores Tripartite – CIT. 

Ficam convalidados os repasses do pagamento por desempenho realizados no primeiro quadrimestre do ano de 2023 que tenham sido feitos de acordo com o disposto nesta Portaria. É importante que os sindicatos e associações fiquem atentos e cobrem a implantação de uma lei municipal do Previne Brasil com base em suas portarias vigente, infelizmente muitos gestores municipais em conjunto com seus secretários de saúde esperam mudanças radicais no Previne Brasil consequentemente não querem implementar leis do Previne Brasil.  Veja mais informações da Portaria 610/2023, no final dessa matéria. 

Voltando a divulgação dos resultados do segundo quadrimestre de 2022 (dezembro), 40 participantes alcançaram a nota máxima (10) no Indicador Sintético Final (ISF). O cálculo do conjunto dos sete indicadores que determina o valor do incentivo financeiro a ser transferido ao município ou ao DF.

O valor máximo é cinco vezes maior em comparação ao período anterior. Além disso, entre 2019 e 2022, o percentual de cadastros de usuários na APS cresceu 62,3% graças a um dos quatros componentes do programa: a capitação ponderada, que pretende efetivar a realização dos registros da população que usa o Sistema Único de Saúde (SUS), a fim de estimar quantas pessoas estão fazendo uso dos serviços prestados pela equipe e Unidade Básica de Saúde (UBS)/Unidade de Saúde da Família (USF) de cada região. Com isso, as equipes têm maior planejamento para a oferta de serviços e acompanhamento dos indivíduos e famílias nas comunidades.

No mesmo período, observou-se também a ampliação das equipes de saúde da família (eSF) e equipes de atenção primária (eAP). Em 2019, o primeiro grupo era composto por 48 mil e hoje são 50,6 mil. Já as equipes de atenção primária que em 2019 eram 1,2 mil credenciadas, hoje são mais de 3,9 mil.

Além da capitação ponderada, são componentes Previne Brasil o pagamento por desempenho; incentivo financeiro com base em critério populacional; incentivos para ações estratégicas.
-
-
No pagamento, é possível observar uma evolução considerável, pois a definição do valor a ser transferido evolui com os resultados alcançados no conjunto de indicadores monitorados e avaliados no trabalho das equipes de Saúde da Família e de Atenção Primária, e os municípios precisam desenvolver ações estratégicas e prioritárias, a fim de alinhar às diretrizes clínicas necessárias para o acompanhamento adequado da população alvo. 

A evolução das médias nacionais do Indicador Sintético Final (ISF) e dos marcos de desempenho nos últimos quadrimestres avaliados mostra um crescimento em relação ao acompanhamento de alguns indicadores específicos.

        Os agentes comunitários de saúde é beneficiado com o Previne Brasil. — Foto/Reprodução.

Compare a evolução de atendimentos impulsionados pelo Previne Brasil

Proporção de gestantes com pelo menos seis consultas pré-natal realizadas, sendo a 1ª até a 12ª semana de gestação.

Em 2020: 35,7% ---------------------------- Em 2022: 48,2%

Proporção de gestantes com realização de exames para sífilis e HIV

Em 2020: 39,1% --------------------------- Em 2022: 67,1%
-
-
Proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado

Em 2020: 22,9% ------------------------ Em 2022: 59,7%

Proporção de mulheres com coleta de citopatológico na APS

Em 2020: 15,3% ------------------------ Em 2022: 23,9%

Proporção de crianças de um ano de idade vacinadas na APS contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, infecções causadas por Haemophilus influenzae tipo B e poliomielite inativada.

Em 2020: 61,1% ------------------------ Em 2022: 72,8%

Proporção de pessoas com hipertensão, com consulta e pressão arterial aferida no semestre

Em 2020: 7,2% ------------------------- Em 2022: 29,8%

Proporção de pessoas com diabetes, com consulta e hemoglobina glicada solicitada no semestre

Em 2020: 11,2% ----------------------- Em 2022: 24%

Os indicadores selecionados atendem a critérios como disponibilidade, simplicidade, granularidade, periodicidade, baixo custo de obtenção, adaptabilidade, estabilidade, rastreabilidade e representatividade dos dados utilizados no cálculo.

Outra ação importante promovida pelo Previne Brasil para a melhoria dos resultados, foram as oficinas para a qualificação do desempenho na APS feitas neste ano, em todas as unidades federativas.
-
-
Conheça os 40 municípios com nota máxima no Indicador Sintético Final (ISF):

1. Monte Santo do Tocantins (TO)

2. Nova Rosalândia (TO)

3. Novo Alegre (TO)

4. Santa Rita do Tocantins (TO)

5. Santo Inácio do Piauí (PI)

6. Ararendá (CE)

7. Choró (CE)

8. Milhã (CE)

9. Moraújo (CE)

10. Tabuleiro do Norte (CE)

11. Marizópolis (PB)

12. São Domingos (PB)

13. São Francisco (PB)

14. Serra Grande (PB)
-
-
15. Jacaré dos Homens (AL)

16. Candeias (MG)

17. Catuti (MG)

18. Cristais (MG)

19. Grão Mogol (MG)

20. Mato Verde (MG)

21. Olímpio Noronha (MG)

22. Riacho dos Machados (MG)

23. Santo Antônio do Retiro (MG)

24. São Gonçalo do Abaeté (MG)

25. Umburatiba (MG)

26. Veredinha (MG)
-
-
27. Guarani d’Oeste (SP)

28. Guairaçá (PR)

29. Nova Santa Bárbara (PR)

30. Bom Jesus do Oeste (SC)

31. Cunhataí (SC)

32. Peritiba (SC)

33. Santa Rosa de Lima (SC)

34. São Ludgero (SC)

35. Serra Alta (SC)

36. Fortaleza dos Valos (RS)

37. Muçum (RS)

38. Roca Sales (RS)
-
-
39. Moiporá (GO)

40. Turvânia (GO)

Foto: Raiane Azevedo/MS
Ministério da Saúde. Atualizado em 21/12/2022 10h16.

MATÉRIA ANTERIOR
Previne Brasil: resultado de desempenho do 2º quadrimestre já está disponível.

        O Ministério da Saúde divulgou o resultado do segundo quadrimestre de 2022.  —  Foto/Reprodução.
 
Publicado no JASB em 08.outubro.2022.  Atualizado em 17.outubro.2022.    

Quantidade de municípios com nota máxima sobe de sete para 39, todos eles de pequeno porte; entre as capitais, Manaus (AM) segue à frente. Confira outros destaques abaixo.

A cada quatro meses, o desempenho dos municípios brasileiros na atenção primária é avaliado e tem impacto financeiro no financiamento federal. Na sexta (7), o Ministério da Saúde divulgou o resultado do segundo quadrimestre de 2022, que pode ser consultado aqui. O maior destaque está no quantitativo de municípios que alcançaram nota 10 no Indicador Sintético Final (ISF), que aumentou mais de cinco vezes na comparação com o período anterior.

Saímos de sete para 39 municípios com nota máxima, e também aumentamos o número daqueles que conseguiram nota acima de nove”, destaca o secretário de Atenção Primária à Saúde (APS) da pasta, Raphael Câmara. “Isso demonstra que todo o esforço que temos feito para a capacitação dos gestores municipais por todo o Brasil surtiu efeito. É importante destacar que o aumento da pontuação vai além de números, e representa melhora na oferta de saúde para a população”, ressalta.
-
-
Em 2021, o secretário e técnicos do Ministério da Saúde realizaram oficinas nos territórios com o intuito de apoiar todas as capitais brasileiras a implementar o Previne Brasil, o programa de financiamento da APS. Neste ano, foram realizados seminários específicos sobre os sete indicadores de desempenho em dezenas de cidades, capacitando milhares de gestores e profissionais de saúde.

Principais destaques

Todos os 39 municípios que alcançaram a nota máxima são de pequeno porte. São eles:

Monte Santo do Tocantins (TO)

Nova Rosalândia (TO)

Novo Alegre (TO)

Santa Rita do Tocantins (TO)

Santo Inácio do Piauí (PI)
Ararendá (CE)

Choró (CE)

Milhã (CE)

Moraújo (CE)

Tabuleiro do Norte (CE)
-
-
Marizópolis (PB)

São Domingos (PB)

São Francisco (PB)

Serra Grande (PB)

Jacaré dos Homens (AL)

Candeias (MG)

Catuti (MG)

Cristais (MG)

Grão Mogol (MG)

Mato Verde (MG)

Olímpio Noronha (MG)
-
-
Riacho dos Machados (MG)

Santo Antônio do Retiro (MG)

São Gonçalo do Abaeté (MG)
Umburatiba (MG)

Veredinha (MG)

Guarani d’Oeste (SP)

Guairaçá (PR)

Bom Jesus do Oeste (SC)

Cunhataí (SC)

Peritiba (SC)

Santa Rosa de Lima (SC)

São Ludgero (SC)

Serra Alta (SC)
-
-
Fortaleza dos Valos (RS)

Muçum (RS)

Roca Sales (RS)

Moiporá (GO)

Turvânia (GO)

        Seminário de capacitação nos indicadores do Previne Brasil em Goiânia (GO) em 2022. —  Foto: Laísa Queiroz/MS

Entre os municípios de médio porte, o melhor desempenho foi o de Coruripe (AL), com 9,75, seguido de Limoeiro do Norte (CE), Penedo (AL) – ambos com 9,69 – Brejo Santo (CE), que tirou 9,68, e Acaraú (CE), com 9,65. Os cinco primeiros fazem parte da região Nordeste. Os de grande porte são liderados por Coronel Fabriciano (MG), com 9,94, Sobral (CE), 9,21, Passos (MG), Presidente Prudente (SP) - os dois com 9,07 cada - e Muriaé (MG), 8,92.
-
-
À frente das metrópoles – e também das capitais – desde o primeiro quadrimestre está Manaus (AM), com 8,37, seguida por Maceió (AL), 7,53, Curitiba (PR), 7,31, Porto Alegre (RS), 7,12, e Brasília, com 6,53. “Quanto maior o município, mais desafiador é atingir e superar as metas, pois o número de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) aumenta exponencialmente. Mesmo assim, muitas capitais estão aprimorando seus resultados e mostrando que é possível melhorar a qualidade da atenção nos seus municípios”, finaliza Câmara.

Como conferir o desempenho do meu município?

Para consultar a nota do ISF, acesse os Painéis de Indicadores da APS no menu inicial do e-Gestor ou diretamente por este link. Essa ferramenta oferece várias opções de filtros (como “porte populacional”, “macrorregião de saúde” e “tipologia rural urbana”), que permitem a comparação dos resultados dos municípios no quadrimestre de acordo com as características selecionadas. Basta clicar no botão “síntese” do Painel Indicador Sintético Final e escolher os filtros desejados.

Também é possível consultar as informações de desempenho de cada indicador separadamente na página do Sistema de Informação em Saúde da Atenção Básica (Sisab). Ele permite filtrar a localidade por região, estado, município ou nacional (na categoria “Brasil”). O gestor pode clicar em “ver em tela” ou em “download”, para baixar os dados.

CCOM/Saps/MS

Confira as informações da Portaria 610/2023, aqui

Envie informações de sua categoria, em sua cidade à redação do JASB por e-mail: agentesdesaude(sem spam) @gmail.com ou por meio dos formulários de conato da página.

 Receba notícias direto no celular  entrando nos nossos grupos. Clique na opção preferida:
 WhatsApp , Telegram   Facebook  ou Inscreva-se no canal do  JASB no YouTube 

JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.
Tecnologia do Blogger.