Header Ads


Previne, Incentivo, PCCV e Piso: Avanços dos agentes comunitários e endemias no Estado de Alagoas.

        Os agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias, avançam na defesa de seus direitos. — Foto/Reprodução.
 
Previne, Incentivo, PCCV e Piso: Avanços dos agentes comunitários e endemias no Estado de Alagoas.  
Publicado no JASB em 17.abril.2023.           

Grupos no WhatsApp Em Porto de Pedras, dirigentes do Sindacs-AL reivindicam pagamento de salários em dia para ACS e ACE.
-
-
Nelson Cordeiro, Alex Silva, Fernando Cândido e o advogado Carlos Palagani se reuniram com secretário municipal de Saúde e solicitaram avanços em diversas pautas da categoria

O presidente do Sindacs-AL Nelson Cordeiro, o vice-presidente Alex Silva, o diretor executivo Fernando Cândido, o coordenador municipal Doge e o advogado Carlos Palagani reivindicaram o incentivo do Previne Brasil e o pagamento do piso salarial nacional dos agentes comunitários de saúde e agente de combate às endemias (ACS e ACE) de Porto de Pedras até o quinto dia útil de cada mês, durante uma reunião com o secretário municipal de Saúde de Porto de Pedras, Marcelo Cunha, na quinta-feira (13).

De acordo com Nelson Cordeiro a ação se fez necessária, pois os ACS e ACE estão com os salários atrasados. 

“É considerado caso de salário atrasado sempre que o pagamento não for efetuado até o quinto dia útil do mês e é dever do Poder Executivo mantê-los em dia”, reforçou.

        O secretário de Saúde se comprometeu em pagar os salários em dia. — Foto/Reprodução.

Fernando Cândido explicou que além dos salários em dia, os dirigentes sindicais também cobraram o incentivo do Previne Brasil. “Estamos unindo esforços para garantir que os ACS e ACE tenham o que é seu de direito. Valorizar os funcionários públicos deve ser prioridade para todos os gestores municipais”, destacou.
--
- 
Após a reunião, o secretário de Saúde se comprometeu em pagar os salários em dia e explicou que existe um projeto de lei para regulamentar o incentivo do Previne Brasil tramitando na Câmara Municipal. Uma nova reunião será realizada em julho para discutir o incentivo de final de ano. 


Diretores do Sindacs-AL entregam minuta do PCC para vereadores de Coqueiro Seco

        Os ACS e ACE assinaram o verso da minuta do Plano de Cargos e Carreiras. — Foto/Reprodução.

Reunião com os parlamentares municipais aconteceu na quarta-feira (12), na Câmara Municipal.

Os diretores executivos do Sindacs-AL, Edvaldo Gonçalves e Alexandro Norberto (Xandinho), acompanhado dos agentes comunitários de saúde e agente de combate às endemias de Coqueiro Seco se reuniram com o presidente da Câmara de Vereadores, vereador Josivaldo Bonfim e com os vereadores Jhonata Luiz  e Ronaldo Alexandre, na manhã de quarta-feira (12), na Câmara Municipal. 

Os ACS e ACE assinaram o verso da minuta do Plano de Cargos e Carreiras, demonstrando a força e o interesse na criação da regulamentação no âmbito municipal. Edvaldo Gonçalves explicou sobre a necessidade do PCC, informando a situação da categoria no estado e no Brasil. “Existem diversas leis e repasses do Governo Federal para valorizar a carreira dos agentes e é necessário que o município crie as políticas públicas”, assinalou. 
-
-
Alexsandro Noberto relatou que a minuta foi revisada para atender a situação daquele município. “Cada município tem uma conjuntura, por isso é necessário a avaliação e a adequação de acordo com cada realidade e por isso iremos trazer o advogado do sindicato para revisar todo o projeto proposto”, contou.  

O vereador Ronaldo se colocou à disposição da categoria e informou que irá avaliar a minuta do PL e encaminhar para o jurídico do poder Legislativo, para que ele emita parecer. Jhonata Luiz  disse que na sessão de sexta-feira irá distribuir cópias do projeto para os outros parlamentares analisarem, pois a minuta aborda as principais lei dos ACS e ACE.

O presidente da Casa Legislativa propôs de levar o PL para colocar em debate na sessão ordinária da sexta-feira (28/04).


Presidente do Sindacs-AL se reúne com categoria em Olho D'água das Flores

        Os ACS e ACE assinaram o verso da minuta do Plano de Cargos e Carreiras. — Foto/Reprodução.

Nelson Cordeiro foi acompanhado com o advogado do sindicato Carlos Palagani

Com o objetivo de discutir assuntos de interesse dos agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias, o presidente do Sindacs-AL Nelson Cordeiro e o advogado Carlos Palagani estiveram em Olho D'água das Flores. 
-
-
Nelson Cordeiro explicou toda a luta sindical a nível nacional e estadual e sobre a importância da união dos trabalhadores e destacou o trabalho da diretora e coordenadora municipal, Dilma Santana. “As conquistas dos trabalhadores se deve a sua luta unida em prol de melhorias e a boa vontade dos gestores públicos, e graças a todos os nossos esforços estamos avançando no município”, contou. 


Carlos Palagani falou sobre a aposentadoria especial e tirou dúvidas sobre diversos assuntos para os trabalhadores. Nelson Também aproveitou o momento para reforçar o compromisso de luta do Sindacs-AL e avisou que ele e o diretor Fernando Cândido estarão em Brasília, no dia 19, para acompanhar o julgamento de uma ação sobre o piso salarial nacional no Supremo Tribunal Federal (STF) .
--
-
Servidores públicos municipais de Maceió aceitam proposta de reajuste para 2023 e 2024

        Os servidores públicos municipais de Maceió aceitaram a proposta do Poder Executivo. — Foto/Reprodução.

Categoria deliberou decisão após Assembleia Geral do Movimento Unificado dos Servidores Públicos Municipais de Maceió

Os servidores públicos municipais de Maceió aceitaram a proposta do Poder Executivo para o reajuste da data-base nos anos de 2023 e 2024, durante uma Assembleia Geral do Movimento Unificado dos Servidores Públicos Municipais de Maceió, realizada na segunda-feira (10), no auditório do Sindicato dos Urbanitários, Centro.

Após mobilização e pressão política da categoria na Câmara Municipal de Maceió, o secretário municipal de Gestão avançou na proposta e alterou o projeto de lei que será enviado para o Poder Legislativo, aplicando um reajuste de 6% na folha salarial do mês de abril e 1% em outubro de 2023; e para a data-base do ano de 2024, definiu um aumento de 7% com pagamento em maio do ano que vem.
-
-
O presidente do Sindacs-AL, Nelson Cordeiro, e a diretora executiva Adeilda Barbosa participaram do evento ao lado dos agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias. Nelson Cordeiro reforçou o compromisso do sindicato na implantação do piso salarial nacional no início da carreira para os agentes de Maceió.

“Conseguimos avançar em uma proposta de valorização da carreira da classe dos servidores municipais, mas o nosso empenho em conseguir a implantação do piso salarial nacional dos ACS e ACE, no inicio da carreira no nosso Plano de Cargos e Carreiras continua. A união vai vencer!”

Envie informações de sua categoria, em sua cidade à redação do JASB por e-mail: agentesdesaude(sem spam) @gmail.com ou por meio dos formulários de conato da página.

 Receba notícias direto no celular  entrando nos nossos grupos. Clique na opção preferida:
 WhatsApp , Telegram   Facebook  ou Inscreva-se no canal do  JASB no YouTube 

Autorizada a reprodução, desde que a fonte seja citada com o link da matéria.

JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.
Tecnologia do Blogger.