Header Ads


Associação FNARAS: Vejam alguns Momentos da Mobilização Nacional em Brasília

      Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias de todo o Brasil sabem que precisa haver união para que a vitória ocorra.  —  Foto: Reprodução.
 
Associação FNARAS: Vejam alguns Momentos da Mobilização Nacional em Brasília
Publicado no JASB em 08.outubro.2021.  

Agentes de Saúde Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias( ACE) de todo o Brasil estiveram em Brasília, tendo chegado a partir da segunda-feira (04/10/21) pela defesa da PEC 14/21 e Reajuste do Piso Salarial  participando da Mobilização Nacional organizada pela Associação FNARAS, juntamente com outras entidades de representação da categoria. 

A associação aderiu a iniciativa da CONACS - Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde. No primeiro momento a assessoria jurídica da Associação FNARAS manifestou-se contra a Mobilização em Brasília, contudo, tendo visto que a adesão da categoria seria algo inadiável, passou a convocar os agentes para o ato, estabelecendo uma agenda paralela.


A Associação avaliou que o evento poderia ser um marco histórico, já que a entidade possui apenas sete meses de criação. Justamente nesse momento que a categoria voltou a se reunir como a muito tempo não fazia, retomando à luta pela garantia de direito de toda a categoria do país, exatamente como ocorria antes desse momento de grandes limitações, diante das barreiras sanitárias.  

    Elane Alves, assessora da Associação FNARAS e ACS Gesio, vereador de Iaçu-BA —  Foto: Reprodução.

A animosidade dos diretores da FNARAS foi expressa por meio da frase: "Nossa SEMANA DE LUTA DOS ACS E ACE encerrou o seu segundo dia com batalhas ganhas e com a renovação das esperanças. Hoje dia 06/10/21, retornamos com essa mesma força e coragem para um dia que será decisivo e com certeza, será também histórico."


Uma realidade necessária
A união, tão necessária para o fortalecimento dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias de todo o Brasil realmente pode fazer a diferença, caso ela saia dos jargões e se tornem verdades práticas. Se isso realmente ocorrer, tanto a PEC 22, quanto a 14/21 poderão sair do papel e se tornar propostas reais. Sabendo todos que, tanto uma proposta quanto a outra abordagem as mesmas pautas de interesse dos agentes. O diferencial está na PEC 22, que também destaca o Reajuste do Piso Salarial, enquanto a PEC 14 não.

Federalização
Se realmente os interesses dos agentes forem defendido pelas instituições que dizem defender, a Proposta de Federalização passará a ser pauta prioritária, já que ele verdadeiramente garante a desprecarização. Não existe e nunca existiu proposta tão forte, capaz de garantir todos os direitos da categoria como a da Federalização. Atualmente essa maravilhosa luta pelos direitos da categoria está esquecida, arquivada no Congresso Nacional, após a categoria ser iludida com uma falsa ideia de desprecarização. Na verdade, tudo não passou de manobra para tentar garantir o poder de quem nunca o possuiu e tenta fazê-lo, se promovendo com ilusões. 

      A união de todos os ACS/ACE do Brasil, assim como das entidades que os representam é fator determinante para que a vitória seja real.  —  Foto: Reprodução.

Originalmente a PEC  22 não tratava da Aposentadoria Especial, tal como a conhecemos hoje, nem mesmo da tentativa de garantir os demais direitos já conquistados pelas duas categorias. Contudo, hoje já é uma realidade, ou seja, a proposta da Confederação possui um leque de direitos bem mais amplo do que qualquer outra proposta que já tenha sido apresentada antes, no caso, a entidade se superou quanto ao quesito defesa de direitos dos ACS/ACE.

Escola no RJ alerta pais sobre a série da Netflix ‘Round 6’; LEIA CARTA NA ÍNTEGRA

Se a CONACS, Associação Fnaras e Fenasce se unirem e verdadeiramente buscarem defender os interesses dos ACS/ACE, deixando de lado os seus próprios interesses, sem dúvida alguma, não haverá barreira que seja capaz de impedir os avanços dessas categorias. Por outro lado, se essas instituições se fecharem, defendendo os interesses que os seus diretores classificarem como prioritários, sem dúvida alguma, os avanços não ocorrerão de forma completa, plena. 

Confira outras fotos voltadas a participação da Associação FNARAS em Brasília:




JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil

O jornalismo do Conexão Notícia precisa de você para continuar marcando ponto na vida das pessoas. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de qualquer valor, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado! Veja como doar aqui!

Confira os preços baixos de nossa loja, aqui!


FNARAS e CONACS em Brasília: Somente a união em defesa dos direitos dos ACS/ACE trará a vitória 

     Palestra educativa iniciou a programação da campanha no município.  —  Foto: Reprodução.

Agentes de Saúde | Puxada pela CONACS - Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde, cuja proposta inicial de mobilização nacional com manifestação em Brasília, foi amplamente questionada nas m´dias sociais, a Associação Fnaras também aderiu ao movimento no Distrito Federal. E como fica a Federalização?

Conteúdo relacionado:
Tecnologia do Blogger.