Como o deputado Hildo Rocha provocou a imprensa contra os Agentes de Saúde.

Como o deputado Hildo Rocha provocou a imprensa contra os Agentes de Saúde.
WhatsApp: Rede do JASB | Em toda a história dos Agentes Comunitários e de Combate às Endemias, nunca foram tão atados pela imprensa como agora. Tudo isso, graças à oposição contra a PEC 14. Nunca se viu tanta baixaria e tão baixo nível como o que presenciamos atualmente.
--
--ad5
ACS e ACE estão sendo instigados para atacar os seus próprios colegas, que defendem a PEC 14. As redes sociais sofreram uma chuva de desinformações, produzida por lideranças que são contra Aposentadoria com Integralidade, paridade e a desprecarização de milhares de Agentes.
A luta pela superioridade fez com que a arrogância, a soberba, tomasse o lugar da sensatez. E os prejuízos de toda essa confusão, quem irá pagar? Certamente os mais de 385 mil ACS/ACE do país.
Chegou o momento de refletir e mudar o curso dessa situação. Somente quem pode fazer isto são os próprios Agentes de Saúde, que são os pagadores das despesas das entidades que os representa em todo o país.
-
-G
O deputado federal Hildo Rocha (MDB-MA) ao afirmar que a Proposta de Aposentadoria com Integralidade e Paridade é um “trem da alegria” para efetivar mais de 35 mil Agentes de Saúde sem concurso público, provocou uma onda de ataques da imprensa contra a categoria.
Após a fala do deputado, Agentes comunitários e de Endemias presentes nas galerias do Congresso, viraram-se de costas durante o discurso lamentável do parlamentar. Ele classificou a proposta como contra a moralidade pública.
VEJA TAMBÉM:
--
-ad3
Em 2006, a Emenda Constitucional 51 havia garantido a efetivação de milhares de ACS/ACE por todo o país. A fala do deputado federal Hildo Rocha também atingiu a cada um dos agentes que foram beneficiados pela Emenda 51.
Deputado Hildo Rocha jogou a imprensa contra a categoria:
--
-ad52
🩺 Aposentadoria Especial e Reconhecimento
Apensar de todos os ataques e baixarias que vêm sendo desferidos contra a PEC 14, ela tem sido forte porque trouxe avanços importantes para os agentes comunitários e de combate às endemias.
Entre os principais benefícios, está a criação de uma Aposentadoria exclusiva, que estabelece idade mínima de 50 anos para mulheres e 52 anos para homens, desde que tenham pelo menos 25 anos de efetivo exercício na função.
--
-ad4
As medida reconhece a natureza desgastante e essencial do trabalho desses profissionais, que atuam diretamente na linha de frente da saúde pública, muitas vezes em condições adversas e de risco elevado.
📊 Paridade e Estabilidade Profissional
Outro ponto fundamental da PEC é a garantia de Aposentadoria Integral com Paridade para os agentes que sejam servidores públicos, assegurando que recebam, após a aposentadoria, os mesmos reajustes concedidos aos profissionais da ativa.
A proposta reforça a responsabilidade do gestor local do SUS em manter a regularidade do vínculo empregatício desses trabalhadores, combatendo a precarização e fortalecendo a estabilidade da categoria.
--
-ad5
🌍 Valorização Social e Fortalecimento do SUS
A aprovação da PEC 14/2021 representa um marco de valorização e reconhecimento social para mais de 385 mil profissionais em todo o Brasil.
Ao assegurar direitos previdenciários diferenciados, estabilidade no vínculo e condições mais justas de trabalho, a medida contribui para o fortalecimento do SUS e para a melhoria da qualidade da atenção básica em saúde.
Trata-se de um passo importante não apenas para os trabalhadores, mas também para toda a população, que se beneficia de um sistema de saúde mais estruturado e com profissionais motivados.
-ad6
Fonte: JASB com informações do Câmara dos Deputados.
Edição Geral: JASB.
Encaminhamento de denúncia ao JASB: Acesse aqui.
Publicação: JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil - www.jasb.com.br.
O jornalismo do JASB.com.br precisa de você para continuar marcando ponto na vida dos ACS e ACE. Compartilhe as nossas notícias em suas redes sociais!
Faça o seu comentário aqui!