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Governo começa a notificar vítimas de fraude milionária no INSS nesta semana.

           O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) diz ter dado início a uma nova fase de combate às fraudes.   —  Foto/Reprodução/Shutterstock.
 
Governo começa a notificar vítimas de fraude milionária no INSS nesta semana. 
Publicado no JASB em 12.maio.2025. Atualizado em 14.maio.2025.

WhatsApp: Canal JASB Os beneficiários começarão a receber os comunicados a partir desta terça-feira (13), exclusivamente por meio do aplicativo Meu INSS.
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INSS inicia ação para combater fraudes em aposentadorias

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deu início a uma nova fase de combate às fraudes que afetam aposentados e pensionistas em todo o Brasil. 

A medida faz parte de um esforço do Governo Federal para proteger os beneficiários contra cobranças indevidas feitas por entidades associativas sem autorização. A iniciativa busca identificar os casos e devolver o dinheiro aos segurados lesados.

Para facilitar a comunicação com o público, o INSS criou um sistema exclusivo de notificações por meio do aplicativo Meu INSS. 
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A partir desta terça-feira (13), os beneficiários começaram a ser informados sobre descontos feitos em seus benefícios, detalhando o valor retirado e qual entidade recebeu o pagamento. Com isso, cada pessoa poderá verificar se autorizou ou não aquela cobrança.

A partir desta quarta-feira (14), quem descobrir que sofreu um desconto sem consentimento poderá solicitar o reembolso diretamente no próprio aplicativo. O sistema foi desenvolvido para agilizar o atendimento, garantir transparência e evitar que os segurados precisem sair de casa para resolver o problema. 


A expectativa é de que milhares de brasileiros sejam beneficiados com essa ação.
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Milhões de segurados já foram analisados

Segundo o INSS, 27 milhões de aposentados e pensionistas que nunca tiveram qualquer tipo de desconto associativo foram previamente analisados. Essas pessoas receberam uma notificação no dia 8 de maio informando que seus benefícios não sofreram nenhum tipo de dedução suspeita. 

O INSS reforça que os segurados não correm risco de prejuízo, mas recomenda que fiquem atentos.

Canais oficiais e segurança no atendimento

O INSS alerta que todas as notificações legítimas relacionadas a este processo serão feitas exclusivamente pelo aplicativo Meu INSS

A autarquia não envia mensagens por SMS, não faz ligações telefônicas e não usa aplicativos como WhatsApp para entrar em contato com os beneficiários. Essa medida é importante para evitar novos golpes que possam se aproveitar da situação.
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Central de atendimento está disponível

Para quem tiver dúvidas ou dificuldades para acessar o aplicativo, o INSS disponibiliza a central de atendimento pelo número 135. O serviço funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h. A orientação é que todos os aposentados e pensionistas acompanhem regularmente o aplicativo Meu INSS e mantenham seus dados atualizados, garantindo segurança e rapidez na comunicação com o órgão.


Em caso de dúvida, o atendimento pode ser feito pela central 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h.


Fonte: JASB com informações do Diário do Nordeste.
Edição Geral: JASB.
Encaminhamento de denúncia ao JASB: Acesse aqui.
Publicação: JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil - www.jasb.com.br. 

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