URGENTE: Agente de combate às Endemias teve a vida ceifada em casa abandonada.
URGENTE: Agente de combate às Endemias teve a vida ceifada em casa abandonada.
Grupos no WhatsApp | Sobre a crescente violência praticada contra os Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias, o JASB tem feito denúncias a nível nacional. Confira esta matéria e veja outras, mais abaixo.
--
--ad5
Servidora foi encontrada morta em casa abandonada
A vítima, identificada até o momento apenas como Dilma, trabalhava na Secretaria Municipal de Saúde, no departamento de controle de endemias; as autoridades suspeitam que Dilma pode ter sido espancada até a morte.
Homicídio consumado
Um homicídio consumado comoveu a cidade de Santa Vitória, na noite de segunda-feira, 12 de agosto de 2024, quando a servidora pública do município foi encontrada morta, em uma casa abandonada na Rua Minas Gerais, no Centro do município.
--
--ad5
Vítima era ACE
A vítima, identificada até o momento apenas pelo nome de Dilma. Ela trabalhava na Secretaria Municipal de Saúde, no departamento de controle de endemias.
Momento em que o corpo foi encontrado
Conforme informações, o corpo de Dilma foi descoberto por um morador local, que imediatamente acionou a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG).
ACE pode ter sido espancada até a morte
A presença da PM no local revelou um ferimento grave na cabeça da vítima, o que leva as autoridades a suspeitarem que ela pode ter sido espancada até a morte.
--
--ad5

Homicídio ocorreu durante o trabalho
Ao lado do corpo, foi encontrada a bolsa com os materiais de trabalho de Dilma, evidenciando que ela estava no horário de serviço no momento de sua morte. A cena do crime foi isolada e a perícia técnica da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) foi acionada para realizar os procedimentos de coleta de evidências e análise forense.
Até o fechamento desta reportagem, a polícia ainda não havia identificado o suspeito do homicídio. Segundo informações, as autoridades estão conduzindo uma investigação minuciosa para descobrir a identidade do autor do crime e os possíveis motivos por trás do brutal assassinato.
--
--ad5
Novas informações sobre o caso
Na data de ontem (12/8), após acionamento, a Polícia Militar localizou o corpo de uma mulher de aproximadamente 56 anos de idade, no interior de uma residência na Av:. Minas Gerais, em Santa Vitória.
A vítima foi encontrada em um dos cômodos da casa, deitada em decúbito dorsal, sem sinais de vida, apresentando ainda lesões graves e sangramento na face e cabeça.
Não obstante, após mobilizar todo o efetivo do 54º BPM e em um trabalho rápido e preciso, a PMMG conseguiu identificar e prender o autor do crime, tratando-se de um homem de 29 anos, usuário de drogas ilícitas e com diversas passagens criminais.
Insta ressaltar que, as ações diárias de prevenção e operações policiais em locais estratégicos na área do 54º BPM, têm resultado em diminuições significativas dos crimes contra a vida e contra o patrimônio.
--
--ad5
Agentes de Todo o Brasil - Tomem Medidas de Precaução durante seu Trabalho.
10 dicas de segurança contra violência física contra os ACS/ACE
Aqui estão 10 dicas de segurança contra violência física para Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias durante o trabalho:
Mantenha contato visual e linguagem corporal afirmativa: Demonstre confiança através da postura e mantenha o contato visual, mas sem ser confrontador. Isso pode ajudar a evitar situações de conflito.
Trabalho em Equipe: Sempre que possível, faça as visitas em dupla ou em grupos. A presença de mais pessoas pode dissuadir potenciais agressores.
--
--ad5
Planeje rota de fuga: Antes de entrar em qualquer residência ou local, identifique possíveis rotas de fuga em caso de emergência.
Evite confrontos: Se confrontado por alguém, mantenha a calma, evite discussões e saia do local o mais rápido possível sem provocar o agressor.
Comunique-se com antecedência: Informe aos moradores da área sobre sua visita com antecedência, sempre se identificando claramente e explicando a finalidade de sua presença.
Use dispositivos de comunicação: Leve sempre um celular ou qualquer outra forma de comunicação em funcionamento para entrar em contato com a equipe ou autoridades em caso de emergência.
--
--ad5
Conheça o território: Antes de atuar em uma nova área, familiarize-se com o local, identificando áreas de risco e grupos potencialmente perigosos.
Informe-se sobre a situação cocal: Verifique com a comunidade e com autoridades locais sobre qualquer atividade suspeita ou risco de violência antes de iniciar o trabalho no local.
Tenha apoio da comunidade: Cultive boas relações com líderes comunitários e moradores, o que pode oferecer uma camada adicional de segurança e suporte.
Capacitação em Autodefesa: Considere participar de treinamentos de autodefesa que possam ajudar a proteger você em situações de risco de violência física.
--
--ad5
As informações são do Canal Janela Aberta e ASCOM-PMMG.
Edição Geral: JASB.
Publicação
JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil - www.jasb.com.br.
****************************************************
URGENTE: Cresce casos de violência contra Agente Comunitária e de Combate às Endemias.

Grupos no WhatsApp | Em face dos últimos acontecimentos de relatos de violência praticados contra Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias, o editorial JASB deixa o alerta com registro de ocorrência envolvendo as duas categorias. O conhecimento de fatos possibilita a prevenção contra as situações registradas e que podem tornar a se repetir.
--
--ad5
O mais recente caso registrado de violência foi contra uma ACS, vítima de estupro. Confira a matéria, logo abaixo.
VÍDEO: Ministério Público denuncia policial que tirou a vida de Agente de Saúde no trânsito.
O policial Emerson Pereira Pinho, de 39 anos, estava embriagado e invadiu a contramão na hora do acidente, conforme a Polícia Militar, que causou a morte de um Agente de Saúde.
Quem foi a vítima
Agente de saúde Ruyzemmar Souza da Cunha, de 38 anos, morreu na hora e amigo dele, de 37 anos, ficou ferido. Acidente aconteceu em 23/06 no bairro Caimbé, zona Oeste de Boa Vista.
--
--ad5
O policial foi denunciado à Justiça por homicídio
O policial penal Emerson Pereira Pinho, de 39 anos, foi denunciado à Justiça por homicídio doloso - quando há a intenção de matar, pela morte no trânsito do agente de saúde Ruyzemmar Souza da Cunha, de 38 anos, em Boa Vista. Além da morte, um homem, de 37 anos, que estava na garupa da vítima, também se feriu.
A denúncia foi oferecida pelo Ministério Público
A denúncia foi oferecida na terça-feira (16) pelo Ministério Público de Roraima (MPRR), assinada pelo promotor Paulo Trindade. A defesa de Emerson informou que só se manifestará nos autos, destacando que "o que não está nos autos está no mundo".
--
--ad5
Acusado chegou a ser preso
Emerson Pereira Pinho chegou a ser preso em flagrante pela Polícia Militar ainda no local do acidente, mas foi solto após pagar fiança de R$ 15 mil. Segundo a PM, ele estava embriagado quando entrou na contramão e atingiu as vítimas que estavam de moto. Um vídeo registrou o acidente.
Avaliação do promotor
Na avaliação do promotor, Emerson assumiu o risco de matar ao dirigir embriagado. O documento destaca também como agravantes o perigo comum e à impossibilidade de defesa da vítima.
A embriaguez ao volante
A acusação destacou ainda a embriaguez ao volante, a alta velocidade, e o fato de Emerson dirigir na contramão como fatores que configuram o perigo comum e o uso de recurso que dificultou a defesa das vítimas.
--
--ad5
A qualificadora de perigo comum
"[...] verifica-se a presença da qualificadora de perigo comum, vez que a ação do denunciado de direção sob influência de bebida alcoólica, em alta velocidade e na contramão em via movimentada de veículos e transeuntes, expôs, não somente as vítimas, mas a um número indeterminado de pessoas a uma situação provável de dano. Verifica-se, ainda, a presença da qualificadora do recurso que dificultou a defesa dos ofendidos, ante a violenta colisão contra as vítimas, em alta velocidade, foi totalmente inesperado", cita trecho da denúncia.
A denúncia foi protocolada na 1º Vara do Tribunal do Júri e ainda não foi avaliada pelo juiz responsável.
Morte de agente de saúde
Emerson foi preso em flagrante no dia da colisão. Na delegacia, foi autuado pelos crimes de homicídio simples, em razão da morte do agente, lesão corporal pelos ferimentos causado ao segundo homem, e embriaguez ao volante.
--
--ad5
Na audiência de custódia, o juiz substituto Thiago Russi Rodrigues arbitrou a fiança de R$ 15 mil e o policial penal pagou às 14h43.
Liberdade por meio de pagamento de fiança
Ao conceder a liberdade por meio de pagamento de fiança, o juiz entendeu que o apesar do processo "constar indícios de autoria e materialidade", manter o suspeito preso seria uma "medida desproporcional".
Colisão na moto das vítimas
No dia do acidente, a PM foi acionada por volta de 18h. No local, testemunhas relataram que o policial penal Emerson dirigia um carro de passeio quando invadiu a contramão da avenida Mário Homem de Melo, e bateu na moto das vítimas. O acidente foi no bairro Caimbé, zona Oeste.

Carro do policial transitava em alta velocidade e na contramão
Uma câmera de segurança registrou a batida. A imagem mostra quando as vítimas na moto entram na via para atravessá-la e são atingidas pelo carro do policial que transitava em alta velocidade e na contramão da avenida.
--
--ad5
As duas vítimas foram lançadas para o alto
Com o impacto da batida, as duas vítimas foram lançadas para o alto e caíram na pista. O carro do policial ainda atingiu o muro de um estabelecimento comercial na avenida (veja foto acima).
Policial foi preso e levado à Central de Flagrantes
Ao chegar no local, a PM encontrou várias pessoas tentando agredir o policial penal. Ele foi preso e levado à Central de Flagrantes da Polícia Civil.
O suspeito estava muito bêbado
Na unidade, ainda segundo a PM, o suspeito não conseguiu fazer o teste do bafômetro porque não tinha força suficiente para soprar o aparelho pois estava muito bêbado. Com isso, os agentes fizeram o termo de constatação de embriaguez com base nos "indícios fortes de uso de bebida alcoólica".
--
--ad5
Atuado em flagrante
Emerson Pereira Pinho foi atuado em flagrante pelos crimes de homicídio simples contra a vítima Ruyzemmar Souza da Cunha, lesão corporal dolosa contra o homem ferido, e por embriaguez ao volante.
Veja o vídeo completo:
Por Caíque Rodrigues, Marcelo Marques, g1 RR — Boa Vista.
As informações são do g1 RR — Boa Vista.
Edição Geral: JASB.
Publicação
JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil - www.jasb.com.br.
--
--ad5
VEJA TAMBÉM:
****************************************************
Agente de saúde denuncia ter sido estuprada por médico durante consulta na BA; suspeito tem denúncias de importunação sexual.

Caso é investigado pela Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM) de Itabuna.
--
--ad5
A 3ª denúncia contra o mesmo profissional
Uma agente de saúde denunciou ter sido abusada sexualmente durante uma consulta médica em Itabuna, no sul da Bahia. De acordo com a Polícia Civil, o caso aconteceu na terça-feira (9) e essa é a terceira denúncia contra o mesmo profissional, que é oncologista, hematologista e empresário.
Vítima faz parte do SINDIACS/ACE
O Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias do Sul da Bahia (SINDIACS/ACE), do qual a vítima faz parte, identificou o médico como Antônio Mangabeira Franca. A TV Santa Cruz, afiliada da TV Bahia em Itabuna, não conseguiu contato com o suspeito.
Onde o abuso aconteceu
A clínica ONCOSUL, onde o abuso aconteceu, informou que no momento oportuno o setor jurídico da empresa vai se manifestar sobre o assunto.
Toques e beijos
De acordo com a vítima, Romilda Jesus da Silva, o médico foi procurado para investigar seu desconforto no estômago e tonturas frequentes. Na segunda consulta, ela passou mal e teve a sensação de "algo diferente", como toques e beijos.
--
--ad5
O jaleco do médico sujo de batom
"Eu também vi o jaleco dele melado de batom, mas achei que, por estar tonta, era coisa da minha cabeça", disse.
Toques nos seios e parte íntima
Na terceira consulta, ocorrida na terça-feira, ela confirmou o abuso sexual. Segundo Romilda, o médico tocou nos seus seios e parte íntima, e também a beijou.
"Eu percebi que era um abuso, que eu estava sendo abusada", relatou.
Investigação da Polícia Civil
Ao sair da clínica, Romilda foi até a Deam de Itabuna e registrou a queixa. O caso é investigado pela Polícia Civil da cidade como estupro. De acordo com a Polícia Civil, existem outras duas denúncias contra o suspeito:
— importunação sexual registrada em 6 de julho de 2023;
— importunação sexual registrada em 15 de setembro de 2023.
--
--ad5
Segundo caso
Uma das vítimas é a empresária Carlessandra Dias Pereira, que procurou o médico no ano passado, após sofrer uma perda gestacional. Durante a consulta, o profissional tocou nas partes íntimas da empresária de uma forma que a deixou desconfortável.
Veio por trás, abraçou, apalpou a virilha e se encostou
"Como ele é médico, pensei que fosse um exame de rotina. Só percebi que foi uma importunação sexual quando ele pediu para ficar de pé e abrir os braços. Ele veio por trás, me abraçou, apalpou minha virilha e ficou se encostando em mim. Fiquei sem reação", relembrou.
Os casos são investigados pela Polícia Civil da cidade.
Agente de saúde denuncia ter sido vítima de estupro no sul da Bahia.
--
--ad5
*****************************************
FEDACSE/BA: emite Nota de Repúdio ao médico acusado de abusar sexualmente de uma ACS.
O Editorial JASB tem realizado diversas denúncias contra atos de violência, praticados contra os Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias dos mais diversos recantos do Brasil. Nesta publicação, estamos disponibilizando uma grande absurdo, que é o caso envolvendo abuso sexual contra uma ACS.
NOTA DE REPÚDIO DA FEDACSE/BA
A Federação dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias do Estado da Bahia (FEDACSE/BA), vem a público expressar seu repúdio contra o médico Antônio Mangabeira Franca, acusado de abusar sexualmente de Romilda Souza de Jesus, Agentes Comunitários de Saúde de Itabuna, durante uma consulta.
--
--ad5
Formas de violência
A FEDACSE condena todas as formas de violência contra as mulheres. Exigimos uma apuração criteriosa e rigorosa dos fatos denunciados, para que a justiça seja feita e tais crimes não fiquem impunes.
Manifestação de solidariedade
Manifestamos nossa solidariedade a Romilda Souza de Jesus, oferecendo-lhe nosso apoio neste momento difícil. Que sua coragem em denunciar inspire outras mulheres a buscarem justiça.
Reiteramos nosso compromisso com a luta por uma sociedade mais justa e segura para todas as mulheres.
Feira de Santana, 10 de julho de 2024
Zilar Portela - Presidenta FEDACSE/BA
--
-3
Assista ao vídeo sobre o caso:
As informações são do g1 BA e TV Santa Cruz.
Edição Geral: JASB.
Publicação
JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil - www.jasb.com.br.
VEJA TAMBÉM:
--
--ad5
****************************************************
URGENTE: Agente de Endemias é agredido a pauladas durante seu trabalho.

Grupos no WhatsApp | Nesta publicação e na que segue, apresentamos alguns relatos de violência praticados contra Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias. O primeiro caso é do ACE que foi agredido a pauladas.
ACE é agredido a pauladas por morador de rua
Um homem em situação de rua agrediu um agente de endemias de Balneário Camboriú (SC), na quinta-feira (27), na Rua 620, próximo da Quarta Avenida, no Centro da cidade.
--
--ad5
O agressor teria suspeitado da vítima
Segundo a Guarda Municipal, o agressor teria suspeitado que a vítima, um agente de endemias na Secretaria Municipal de Saúde de Balneário Camboriú, olhou para a companheira dele e a atacou fisicamente, causando lesões em sua perna esquerda.
Danos morais, físicos e materiais
Além disso, o agressor danificou o espelho retrovisor e o pneu traseiro da bicicleta utilizada pela vítima e proferiu palavras ofensivas como “vagabundo” e “fdp”.
Agredido durante o trabalho
O agente de endemias atua no controle da Dengue e relatou os danos à bicicleta, pertencente à prefeitura, usada em suas fiscalizações. Na data em questão, estava se dirigindo a uma obra de construção civil para realizar mais uma inspeção. O morador de rua foi preso.
--
--ad5
As informações são do Página 3.
Edição Geral: JASB.
Publicação
JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil - www.jasb.com.br.
****************************************************
A homenagem feita à Daniele Joana
Daniele era Agente de Combate às Endemias, foi vítima da dengue e agora dá nome ao Setor de Vigilância Epidemiológica (veja a matéria completa, mais abaixo).
Confira a primeira matéria:
Violência contra Agente Comunitária de Saúde resulta. Confira a lista de agentes vítimas de violência.
Agente Comunitária de Saúde morre durante assalto na madrugada da última segunda-feira (29/04), em Juazeiro do Norte, no Estado do Ceará.
Latrocínio contra ACS
Um crime de latrocínio (assalto seguido de morte) foi registrado em Juazeiro do Norte, na última madrugada de segunda-feira (29). Uma câmera de segurança registrou a ocorrência.
--
--ad5
A abordagem contra a ACS e sua filha
A Agente Comunitária de Saúde e a sua filha trafegavam em uma moto por volta das 5h, no bairro Jardim Gonzaga, quando foram abordadas por dois homens que pilotavam uma outra moto.
Roubos
Com arma em punho, o indivíduo que estava na garupa anunciou o assalto e roubou uma mochila e um capacete que estavam em posse das vítimas.
O momento do disparo contra a ACS
O vídeo mostra a ACS e a filha em uma motocicleta sendo abordada por dois elementos, também em uma moto. Durante a ação, os suspeitos levam a mochila e outros objetos. Na fuga, um deles atirou e atingiu a agente de saúde, que pilotava o veículo.
--
--ad5
A Agente Comunitária Janaína Santos Alves, foi socorrida ao Hospital Regional do Cariri (HRC), contudo, momentos pós dar entrada na unidade, não resistiu.
A força tarefa para prender os criminosos
A Polícia Militar realizou uma força tarefa em Juazeiro do Norte em busca da dupla dos criminosos responsáveis pelo latrocínio realizado contra a Agente de Saúde.

Um suspeito, de 26 anos, foi preso, ainda na tarde de segunda-feira, conforme levantamento feito editorial do JASB com base em informações do Portal G1.
Ainda, segundo o Portal, o suspeito capturado seria o indivíduo que aparece no vídeo pilotando a moto. Ele foi encontrado no bairro Tiradentes, em Juazeiro do Norte, com a motocicleta usada no crime.
--
--ad5
Manifestação de solidariedade
Manifestamos a nossa solidariedade aos parentes e amigos da Agente Comunitária de Saúde Janaína Santos Alves, que partiu precocemente e de forma tão absurda.
NOTA DE PESAR DA PREFEITURA
A Prefeitura de Juazeiro do Norte manifesta profundo pesar pelo falecimento da servidora Janaína Santos Alves, ocorrido nessa segunda-feira, 29. Janaína atuava como Agente de Saúde na Equipe 44 do Triângulo.
Neste momento de tamanha dor, a gestão municipal se solidariza com amigos e familiares desejando conforto e alento pela sua perda.
JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil - www.jasb.com.br.
Edição Geral: JASB.
VEJA TAMBÉM:
Envie informações de sua categoria, em sua cidade à redação do JASB por e-mail: agentesdesaude(sem spam) @gmail.com ou por meio dos formulários de conato da página.
--
--ad5
Receba notícias direto no celular entrando nos nossos grupos. Clique na opção preferida:
WhatsApp ,| Telegram | Facebook ou Inscreva-se no canal do JASB no YouTube
Autorizada a reprodução, desde que a fonte seja citada com o link da matéria.
JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.
Faça o seu comentário aqui!