Header Ads


CNS divulga parecer para que Ministério da Saúde aprimore formação voltada a Agentes Comunitários de Saúde

     Mobilização dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate as Endemias em Brasília.  —  Foto: Reprodução.
 
CNS divulga parecer para que Ministério da Saúde aprimore formação voltada a Agentes Comunitários de Saúde
Publicado no JASB em 09.outubro.2021.  

Agentes de Saúde O Conselho Nacional de Saúde (CNS) divulgou na quarta (6/10) o Parecer Técnico nº 194/2021, que traz um conjunto de recomendações do Controle Social ao “Programa Saúde com Agente”, destinado à oferta de vagas para curso técnico para agentes comunitários de saúde e curso técnico de vigilância em saúde com ênfase no de combate às endemias. O parecer integra a Recomendação nº 29 do CNS, de 21 de setembro deste ano.

O “Saúde com Agente” foi discutido no primeiro semestre deste ano na Comissão Intergestores Tripartite (CIT) e pactuado entre os gestores das três esferas de governo, porém sem a participação do Controle Social. 

VEJA TAMBÉM:

Na época, a coordenadora adjunta da Comissão Intersetorial de Recursos Humanos e Relações de Trabalho (Cirhrt), do CNS, Manuele Matias afirmou que “um processo dessa magnitude tem de ouvir todos os atores sociais”, conforme rege a legislação do Sistema Único de Saúde (SUS).

Foi então que um novo encontro sobre o programa foi agendado. O parecer do CNS foi consolidado a partir das discussões e encaminhamentos ocorridos na Reunião Ampliada da Cirhrt/CNS, realizada no dia 8 de junho, com as participações do Ministério da Saúde, do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), da Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde (Conacs), da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), do Grupo de Trabalho sobre “Educação Profissional Técnica em Saúde de Nível Médio da Cirhrt/CNS, além de convidados da Rede de Escolas Técnicas do SUS (RETSUS). 


O parecer traz orientações para o Ministério da Saúde abordando aspectos político-conceituais, aspectos legais da Política Nacional de Atenção Básica, Aspectos legais da formação de Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias, aspectos pedagógicos, aspectos Operacionais e aspectos sobre financiamento.


Escola no RJ alerta pais sobre a série da Netflix ‘Round 6’; LEIA CARTA NA ÍNTEGRA

Foto: Divulgação/Prefeitura de Jundiaí
Ascom CNS
JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil

O jornalismo do Conexão Notícia precisa de você para continuar marcando ponto na vida das pessoas. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de qualquer valor, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado! Veja como doar aqui!

Confira os preços baixos de nossa loja, aqui!

VEJA TAMBÉM:


Escola no RJ alerta pais sobre a série da Netflix ‘Round 6’; LEIA CARTA NA ÍNTEGRA

     Round 6 tem classificação indicativa de 16 anos, porém, crianças de 7 e 8 anos tem acompanhado a série.  —  Foto: Reprodução.
 
Agentes de Saúde A direção da Escola Aladdin, no Pechincha, zona oeste do Rio de Janeiro, enviou a pais e responsáveis uma carta sobre preocupações a respeito da série coreana Round 6, da Netflix. O conteúdo viralizou em grupos de WhatsApp... Veja a matéria completa, aqui!


FNARAS e CONACS em Brasília: Somente a união em defesa dos direitos dos ACS/ACE trará a vitória 

     Palestra educativa iniciou a programação da campanha no município.  —  Foto: Reprodução.

Agentes de Saúde | Puxada pela CONACS - Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde, cuja proposta inicial de mobilização nacional com manifestação em Brasília, foi amplamente questionada nas m´dias sociais, a Associação Fnaras também aderiu ao movimento no Distrito Federal. E como fica a Federalização?

Conteúdo relacionado:

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.