Header Ads


CONACS: Responda a Pesquisa sobre as Práticas dos ACS e ACE no Brasil. Ajude a valorizar a categoria!

   Pesquisa voltada ao Perfil dos Agentes de Combate às Endemias (ACE) e Agentes Comunitários de Saúde (ACS).   —  Foto/Reprodução.
 
CONACS: Responda a Pesquisa sobre as Práticas dos ACS e ACE no Brasil. Ajude a valorizar a categoria!
Publicado no Conexão Notícia. 

Agentes de Saúde | O Núcleo de Estudos em Saúde Pública (Nesp), em parceria com o Laboratório de Educação, Informação e Comunicação em Saúde (LabECoS) e a Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde (Conacs), realizam o Estudo Multicêntrico sobre o Perfil dos Agentes de Combate às Endemias (ACE) e Agentes Comunitários de Saúde (ACS). A investigação contará com métodos quanti e qualitativos e incluirá condições socioeconômicas, culturais e demográficas.


A pesquisa surgiu da necessidade de realizar um levantamento do perfil social, demográfico, econômico, cultural e profissional dos ACS e ACE do Brasil, bem como de caracterizar o escopo de atuação e das práticas desses profissionais nos diferentes contextos municipais. 

“Está dentre nossos objetivos analisar a efetividade das atividades desenvolvidas pelos ACS, apontando desafios e potencialidades contemporâneos, informados e baseados em conhecimentos técnico-científicos. Por isso é muito importante alcançar os ACS e ACE de todo o país”, explica Fátima.


Conforme a coordenadora geral da pesquisa, professora doutora Fátima Sousa, a intenção é promover a valorização desses profissionais e desenvolver instrumentos de gestão da informação e conhecimento que auxiliem o aprimoramento das competências e práticas dos ACS e ACE, contribuindo para a melhoria dos processos de cuidar da saúde dos indivíduos, famílias e comunidades.

Os agentes podem participar respondendo ao questionário on-line disponível no site do Conacs (conacs.org.br), ou na página do Nesp (nesp.unb.br). É possível ainda participar por meio de respostas a entrevistas individuais. 

Os resultados alcançados vão contribuir para a definição de diretrizes e fortalecimento das atribuições dos ACS e ACE junto à Atenção Primária à Saúde (APS), no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).  RESPONDA A PESQUISA AGORA

Conass
CN - Conexão Notícia  e JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil 

O jornalismo do Conexão Notícia precisa de você para continuar marcando ponto na vida das pessoas. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de qualquer valor, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado! Veja como doar aqui!

Inscreva-se no canal do JASB no YouTubeWhatsAppTelegram ou Facebook.
 
LEIA TAMBÉM:


Confira os preços baixos de nossa loja, aqui!

LEIA TAMBÉM:

BRASÍLIA: ACS e ACE se preparam para manifestação em defesa do Reajuste Piso Nacional

   Diversas agendas tem sido estabelecidas por lideranças dos ACS/ACE para garantir o Reajuste do Piso Nacional. Tudo pronto para a Grande Mobilização do dia 04 de outubro.   —  Foto/Reprodução.
 
Incialmente a agenda foi estabelecida pela CONACS - Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde em convocação presencial para o dia 04 de outubro em Brasília, sob a lideranças de Ilda Angélica Correia, juntamente com os diretores da instituição. Atualmente a Confederação está focada na referida agenda em Brasília, além de realizar uma série de ações em diversos estados do país. Confira aqui um dos atos, realizados em Alagoas!

Tecnologia do Blogger.