Header Ads


Em debate: Implantação do Piso Nacional para agentes de endemias de Maceió

   Agentes de Combate às Endemias voltam a sonhar com o pagamento do Piso Nacional na capital de Alagoas.   —  Foto/Reprodução.
 
Em debate: Implantação do Piso Nacional para agentes de endemias de Maceió 
Publicado no Conexão Notícia em 24.setembro.2021.  

Agentes de Saúde | A realidade dos mais diversos municípios do país é extremamente delicada, assim como ocorre com os Agentes de Combate às Endemias, os Agentes Comunitários de Saúde também estão em situação muito semelhante ou ainda pior. Somam-se mais de 222 mil ACS/ACE sem a garantia de direitos fundamentais. Nessa matéria será tratada a situação dos ACE da capital de Alagoas, Maceió. A implantação do Piso para os referidos agentes de Maceió, voltou a ser debatida com gestão municipal.

Na tarde da última quarta-feira (22), o diretor presidente do SINDACS-AL, Nelson Cordeiro, e o diretor executivo, Fernando Cândido, se reuniram com o chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Gestão de Maceió, Pedro Leal, para mais uma rodada de negociações sobre a implantação do piso salarial nacional dos agentes de combate às endemias.


A implantação do piso salarial nacional para os agentes de combate às endemias de Maceió, é um direito garantido pela Lei Federal 13.708/18, mas vem sendo ignorado pela Prefeitura de Maceió desde a gestão anterior. 

Os agentes de endemias estão recebendo como vencimento inicial apenas R$ 1.100,00 (mil e cem reais), enquanto o valor adotado atualmente em todo o Brasil é de R$ 1.550,00 (mil quinhentos e cinquenta reais).

A adequação dos valores já vem sendo cobrada em constantes tentativas desde a gestão anterior, mas até o momento a reivindicação não foi solucionada. 


Desde o início da transição na Prefeitura, o SINDACS-AL voltou a negociar com representantes da gestão do prefeito JHC para regularizar o salário base da categoria. 

De acordo com Fernando Cândido, a abertura de diálogo com a nova gestão vem sendo positiva. 

“Já tivemos algumas reuniões importantes e estamos vislumbrando uma conclusão positiva sobre essa luta que já travamos há muito tempo", afirmou.


“O SINDACS-AL não medirá esforços para que os direitos dos agentes sejam devidamente garantidos. Esse é o nosso objetivo como entidade representativa da categoria”, concluiu Nelson Cordeiro. 

CN - Conexão Notícia  e JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil com informações do SINDACS-AL.

O jornalismo do Conexão Notícia precisa de você para continuar marcando ponto na vida das pessoas. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de qualquer valor, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado! Veja como doar aqui!

Inscreva-se no canal do JASB no YouTubeWhatsAppTelegram ou Facebook.
 
LEIA TAMBÉM:

Confira os preços baixos de nossa loja, aqui!

LEIA TAMBÉM:

BRASÍLIA: ACS e ACE se preparam para manifestação em defesa do Reajuste Piso Nacional

   Diversas agendas tem sido estabelecidas por lideranças dos ACS/ACE para garantir o Reajuste do Piso Nacional. Tudo pronto para a Grande Mobilização do dia 04 de outubro.   —  Foto/Reprodução.
 
Incialmente a agenda foi estabelecida pela CONACS - Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde em convocação presencial para o dia 04 de outubro em Brasília, sob a lideranças de Ilda Angélica Correia, juntamente com os diretores da instituição. Atualmente a Confederação está focada na referida agenda em Brasília, além de realizar uma série de ações em diversos estados do país. Confira aqui um dos atos, realizados em Alagoas!

LEIA TAMBÉM:


Morte de agente comunitária de saúde cauda comoção

   Lilian Oliveira Silva, agente comunitária de saúde.   —  Foto/Reprodução.
 
Câncer tira a vida de Lilian, agente comunitária de saúde em Aquidauana.

A agente comunitária de saúde Lilian Oliveira Silva, conhecida por atuar na Estratégia Saúde da Família (ESF) do bairro Guanandy, morreu. Natural de Araçatuba mas uma eterna aquidauanense de coração, ela vinha...  Veja a matéria e o vídeo completo, aqui!


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.