Formatura em Marília destaca ganhos para saúde e população com Curso Técnico.
Presidente da Câmara, Danilo da Saúde, falou aos Agentes Comunitários e de Endemias, diante do presidente estadual do Sindiemprol, Paulo Lopes, com o vice-presidente, Irineu Gomes e a secretária Paloma Libanio. — Foto/Reprodução.Formatura em Marília destaca ganhos para saúde e população com Curso Técnico.
WhatsApp: Rede do JASB | Agentes comunitários de saúde e de Combate às Endemias de Marília participaram, nesta semana, da cerimônia de formatura do curso técnico “Mais Saúde com Agente.” Confira os detalhes desta matéria!
--
-ad3
Foi promovido pelo Ministério da Saúde e voltado à qualificação profissional e ao fortalecimento da atuação desses profissionais no Sistema Único de Saúde (SUS). A solenidade reuniu 370 concluintes no Teatro Municipal, com presença de representantes públicos e sindicais.
🎓 Objetivo da formação e fala das autoridades
O curso técnico, que integra uma das principais iniciativas de capacitação da atenção primária e vigilância em saúde no país, busca aprimorar a integração entre agentes e as equipes de saúde das comunidades.
O presidente da Câmara Municipal, Danilo Bigeschi (PSDB), destacou a importância da qualificação para ampliar o impacto positivo dos profissionais não apenas na rotina de trabalho, mas na qualidade de vida da população atendida.
--
-ad3
📍 Conquistas e histórico de luta dos agentes
A formação representa um marco de qualificação técnica para os agentes e reflete décadas de mobilização da categoria.
Entre os principais ganhos e avanços celebrados, estão:
💠 Certificação técnica em nível profissional para atuação no SUS;
💠 Reconhecimento da luta de 22 anos por qualificação técnica específica;
💠Possibilidade de remuneração futura de até três salários mínimos nacionais para quem concluir o curso, conforme projeto de lei em tramitação na Câmara Federal e no Senado;
💠 Valorização institucional e fortalecimento do vínculo com a comunidade atendida.
VEJA TAMBÉM:
--
-ad3
👥 Representação e papel social dos agentes
Lideranças como o vice-presidente do Sindiemprol representativo dos agentes, Irineu Gomes dos Santos, ressaltaram a função essencial desses profissionais, que atuam como elo entre famílias e o sistema de saúde ao realizar orientação, proteção, prevenção e promoção da saúde nas comunidades.
O presidente estadual do sindicato, Paulo Lopes, lembrou que a certificação representa mais do que um título: simboliza o reconhecimento e uma nova etapa na trajetória desses trabalhadores.
“Houve diversas conquistas relevantes, como o piso salarial (após 16 anos de luta), a insalubridade, o prêmio incentivo e, mais recentemente, avanços para a obtenção da aposentadoria especial. É uma luta digna e valiosa pela valorização desses profissionais, que se reflete diretamente na saúde pública e nos serviços oferecidos à população. Parabéns ao Paulo e ao Irineu, que sempre defenderam os interesses da categoria”, declarou.
--
-ad3
🩺 Reconhecimento institucional e compromisso com o SUS
A secretária municipal da Saúde, Paloma Libanio, destacou o compromisso dos formandos com o SUS e com a população que atendem diariamente, lembrando que ser agente é “estar onde ninguém mais está, conhecer as famílias, construir vínculos e levar prevenção e cuidado”.
Presidente estadual do Sindiemprol, Paulo Lopes, o vice-presidente, Irineu Gomes, o presidente da Câmara, Danilo da Saúde e a secretária Paloma Libanio. — Foto/Reprodução.A perspectiva reforça o papel estratégico desses profissionais na estrutura do atendimento básico de saúde.
📜 Ações complementares anunciadas na solenidade
Na ocasião, o vice-prefeito Rogério Alexandre da Graça (PP) assinou a autorização para o pagamento do IFA - Incentivo Financeiro Adicional aos Agentes Comunitários de Saúde e de Controle de Endemias que cumprirem os critérios estabelecidos pela Emenda Constitucional nº 120/22, com previsão de pagamento para o próximo dia 27.
A medida amplia ainda mais o reconhecimento pelo trabalho desempenhado no cotidiano das unidades de saúde.
--
-ad3
📊 Impacto esperado e próximos passos
A conclusão do curso técnico representa um avanço tanto para os agentes quanto para a comunidade, com potencial para reforçar a capacidade de resposta do SUS às demandas locais, especialmente em atenção primária e vigilância em saúde.
A expectativa é que, com a consolidação dessa formação e possíveis melhorias legislativas, os agentes tenham ainda mais oportunidades de valorização profissional e de contribuição para a saúde pública em todo o país.
salário dos agentes de saúde 2026, jasb, ifa acs, ifa ace, ifa ace 2025, ifa acs 2025
Fonte: JASB com informações de Marília Notícia.
Edição Geral: JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil - www.jasb.com.br.
Encaminhamento de denúncia ao JASB: Acesse aqui.
O jornalismo do JASB.com.br precisa de você para continuar marcando ponto na vida das pessoas. Compartilhe as nossas notícias em suas redes sociais!





Faça o seu comentário aqui!