Na última live do ano: Ilda Angélica faz fala de avanços, conquistas e novas acusações.
Na última live do ano: Ilda Angélica faz fala de avanços, conquistas e novas acusações.
WhatsApp: Rede do JASB | A presidente da CONACS, Ilda Angélica Correia, conduziu no dia 30 de dezembro uma live de confraternização com Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias de diversos estados. Veja o vídeo no final desta matéria.
--
-ad3
Assim como ocorreu em todas as live's anteriores, a representante da Confederação aproveitou a oportunidade para falar sobre um suposto grupo de oposição aos diretores da Confederação. Veja mais detalhes, logo abaixo.
O encontro virtual marcou o encerramento de um ano considerado difícil, conforme o entendimento de Ilda, mas de intenso aprendizado e mobilização, com quatro grandes atos em Brasília e seminários regionais em parceria com o Ministério da Saúde.
📰 Mobilizações e presença institucional
Ao longo de 2025, os diretores da Confederação realizaram viagens, inclusive, passaram alguns dias na Argentina, durante a votação da PEC 14 na Câmara dos Deputados. Ilda não comentou na live sobre essa viagem.
--
-ad4
Os diretores também participaram de audiências públicas e encontros regionais, na tentativa de ampliar a presença da entidade nos estados e, segundo Ilda, fortalecendo parcerias com o Ministério da Saúde e o Congresso Nacional.
Conforme informações compartilhadas na live, foram promovidos eventos de diplomação em cinco capitais para agentes que concluíram o curso técnico, elevando a categoria ao nível de técnicos. O próximo encontro regional já está marcado para Belém (PA), em fevereiro de 2026.
VEJA TAMBÉM:
🏛️ Acusação contra a PEC 14
Durante a live, Ilda Angélica fez uma acusação direta: a PEC 14, apresentada por um grupo “de oposição à CONACS”, teria sido responsável por prejudicar a votação do PLP 185, que trata da aposentadoria especial.
--
-ad4
Segundo Ilda Angélica, a proposta criou um “atropelo” no Senado, impedindo o avanço do projeto na Câmara, mesmo já estando apto para votação com requerimentos de urgência e pedidos de inclusão em pauta. A diretora não deixou claro como uma proposta que tramitava na Câmara dos Deputados, enquanto os diretores da CONACS estavam na Argentina, atrapalhou o PLP 185, que tramitava no Senado, ou seja, em outra casa parlamentar.
Apesar disso, Ilda destacou como positiva a tramitação do PLP 185 no Senado, em menos de nove meses.
⚖️ Conquistas legislativas de 2025
Segundo Ilda, entre os principais avanços celebrados pela categoria estão:
💠 Aprovação da Emenda Constitucional 120, que garante aposentadoria especial, em 2022;
💠 Aprovação do PLP 185 no Senado, aguardando votação na Câmara;
💠 Aprovação do IFA (Incentivo de Financiamento Adicional);
💠 Avanço de projetos sobre salubridade e redução de carga horária nas comissões.
É importante lembrar que a principal votação do IFA e das 30 horas semanais, ocorreram enquanto Ilda e os diretores da CONACS estavam na Argentina.
--
-ad5
Ilda também não comentou sobre o fato de que, caso a Emenda 120 apresentasse em seu texto Integralidade e Paridade, as dificuldades enfrentadas com o PLP 185 não seria necessário. Além de ter garantido a Aposentadoria Especial de milhares de Agentes, a luta nacional em 2025 poderia ter sido pela PEC dos 3 salários mínimos. Infelizmente, a falha em não colocar paridade e Integralidade na Emenda complicou muito a vida dos ACS/ACE.
📢 Discurso de valorização e agradecimentos
Em tom emotivo, Ilda agradeceu aos 49 diretores da CONACS, às federações, associações e sindicatos, além do corpo jurídico e da equipe de comunicação. Para ela, a luta da categoria vai além dos direitos trabalhistas: é pela dignidade do trabalho e pelo reconhecimento da importância social dos agentes.
🎯 Perspectivas para 2026
Na projeção para o próximo ano, Ilda destacou prioridades estratégicas:
💠Aprovação definitiva do PLP 185 na Câmara, garantindo aposentadoria especial com paridade e integralidade;
💠 Mobilização em torno da PEC 18, que trata do piso de três salários mínimos;
--
-ad6
💠 Continuidade das mobilizações em Brasília já nos primeiros meses de 2026;
💠 Fortalecimento da união da categoria como instrumento de conquistas.
🔎 Convocação e mensagem final
Encerrando a live, Ilda convocou os agentes para manterem a mobilização em 2026, com “esperança no coração e firmeza nos passos”. Reforçou que a luta não para e que os diretores da Confederação seguirá defendendo cada agente com responsabilidade e coragem.
A mensagem final foi de votos de um feliz 2026 e da certeza de que a união da categoria transformará esperança em conquistas.
Assista ao vídeo do principal momento da live (clique 2 vezes sobre o vídeo):
--
-ad8
Matérias Bônus:
Fonte: JASB com informações da CONACS.
Edição Geral: JASB.
Encaminhamento de denúncia ao JASB: Acesse aqui.
Publicação: JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil - www.jasb.com.br.
O jornalismo do JASB.com.br precisa de você para continuar marcando ponto na vida das pessoas. Compartilhe as nossas notícias em suas redes sociais!
--
-ad9




Faça o seu comentário aqui!