Header Ads


Superfungo: paciente com Candida auris foge de Hospital, no Recife.

           O superfungo Candida auris se prolifera quando o sistema imunológico está debilitado: transmissão por contato.   —  Foto: Divulgação/CDC.
 
Superfungo: paciente com Candida auris foge de Hospital, no Recife.
Publicado no JASB em 22.setembro.2025. Atualizado em 23.setembro.2025.

WhatsApp: Rede do JASB Homem de 33 anos, diagnosticado com o superfungo, fugiu do Hospital Otávio de Freitas nesta segunda-feira (22).
--
--ad5
Um paciente de 33 anos, diagnosticado com o superfungo Candida auris, fugiu do Hospital Otávio de Freitas, no Recife, nesta segunda-feira (22). 

Ele estava internado desde o início do mês na Unidade de Terapia Intensiva respiratória, após dar entrada com suspeita de tuberculose. O caso chamou atenção porque o hospital já havia registrado outros episódios de infecção pelo fungo.

Histórico do paciente

De acordo com informações apuradas pelo Diario de Pernambuco, o homem é natural de Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, e vivia em situação de rua antes da internação. 
--
-ad3
Além disso, teria histórico de uso de drogas. Durante a internação, ele apresentou quadro estável e chegou a ter condições de receber alta, mas não foi liberado porque não tinha endereço fixo, o que dificultaria o acompanhamento médico e o controle do superfungo.

Contaminação pelo Candida auris

O paciente foi submetido a testes após outro caso recente de Candida auris ter sido identificado no mesmo setor. 
-
-G
O resultado deu positivo, indicando que ele havia sido contaminado durante a internação. O superfungo preocupa autoridades de saúde porque se espalha em ambientes hospitalares, especialmente em pacientes debilitados, com baixa imunidade ou submetidos a procedimentos invasivos.

Reações da equipe médica

Ainda nesta segunda-feira, o homem teria comunicado à equipe médica que queria deixar a unidade. Mesmo orientado a permanecer, decidiu sair por conta própria. 
--
-ad52
A Secretaria Estadual de Saúde (SES) confirmou que ele não tinha recebido alta, classificando a saída como evasão. 

A equipe chegou a sugerir que fosse levado a um abrigo temporário, para evitar a permanência prolongada em UTI, mas a transferência não ocorreu.

Nota oficial e medidas de prevenção

Em nota, o Hospital Otávio de Freitas informou que o paciente estava consciente e tinha o direito de decidir sobre o tratamento, embora a recomendação fosse pela permanência. 
-
-10
A SES destacou que o homem não representa risco imediato à saúde pública, já que o fungo circula principalmente em ambientes hospitalares. 

No momento, a unidade não registra novos casos ativos, mas realiza procedimentos de desinfecção e limpeza para liberar os leitos com segurança. 

Este ano, Pernambuco já confirmou sete casos de Candida auris, com cinco mortes relacionadas a complicações de outras doenças.

Confira a nota da SES na íntegra: 

O Hospital Otávio de Freitas (HOF) informa, nesta segunda-feira (22/09), que o paciente citado evadiu-se da unidade contrariando as recomendações da equipe multidisciplinar para a continuidade do tratamento.
--
-ad3
Vale destacar que, por estar consciente e orientado, o paciente tem o direito de decidir sobre seu corpo e sua vida, escolhendo ou recusando tratamentos médicos.

É importante frisar que mesmo colonizado pelo Candida auris (C. Auris) o paciente não representa um risco em saúde pública, visto que o fungo tem maior circulação em ambiente hospitalar.

A Candida pode representar maior risco em pacientes debilitados, com maior tempo de internação, com baixa imunidade e múltiplos procedimentos invasivos.
--
-ad4
O HOF ressalta ainda que, no momento atual, não registra nenhum novo caso de Candida auris na unidade de saúde e segue realizando os procedimentos de limpeza desinfeção do setor onde o paciente estava internado para posterior liberação para novas admissões. 

Matérias Bônus:

-
-G
Fonte: JASB com informações do Diário de Pernambuco.
Encaminhamento de denúncia ao JASB: Acesse aqui.

O jornalismo do JASB.com.br precisa de você para continuar marcando ponto na vida dos ACS e ACE. Compartilhe as nossas notícias em suas redes sociais!
Tecnologia do Blogger.