Header Ads


Presidente da CONACS participa do 1° Seminário Estadual da FEDACSE/BA.

           Lideranças estiveram presente no 1° Seminário Estadual da FEDACSE/BA.   —  Foto/Reprodução.
 
Presidente da CONACS participa do 1° Seminário Estadual da FEDACSE/BA.
Publicado no JASB em 05.agosto.2025.  Atualizado em 06.agosto.2025.

WhatsApp: Canal JASB O 1° Seminário Estadual da FEDACSE/BA reuniu Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias em um momento histórico de mobilização e união. Saiba mais detalhes!
--
--ad5
Seminário marca nova fase para ACS e ACE na Bahia

Realizado no Ginásio de Esportes dos Bancários, em Salvador, o encontro reforçou a importância da categoria na defesa do SUS e na busca por direitos que impactam diretamente a vida dos trabalhadores. 

Há consciência de que o sistema atualmente passa por situações críticas, sobretudo com a estimativa da existência de mais de 100 mil Agentes de Saúde (ACS e ACE), que ainda estão em situação de contratação precarizada.
--
-ad52
Lideranças em destaque no evento

Entre os destaques do seminário, esteve a presença da presidente da CONACS, Ilda Angélica, que ressaltou a necessidade de representantes da categoria ocuparem espaços no legislativo. A participação de líderes como Enadio, presidente da AACES, Agentes Comunitários e de Combate às Endemias, reforçou que a luta pelos direitos precisa da união entre base e liderança. Não adianta apena haver discursos de união, se não existir maturidade das lideranças, em dialogar com companheiros/as de outras instituições.

União para pautas urgentes

Os debates se concentraram em temas estratégicos, como a regulamentação da Aposentadoria Especial (que continua apenado em Brasília) e o fortalecimento das políticas que valorizem os ACS e ACE. 
--
-ad4
Segundo as lideranças envolvidas, o evento também serviu para ampliar o diálogo sobre os desafios enfrentados nas cidades baianas, buscando alinhar estratégias de mobilização em nível estadual e nacional.

Impacto na valorização dos agentes

Um dado que chamou atenção durante o seminário é que a Bahia conta com aproximadamente 25,2 mil Agentes Comunitários e 11,8 mil Agentes de Combate às Endemias (dados publicados pelo Ministério da Saúde), responsáveis pelo cuidado de milhões de pessoas em todos os municípios do estado. Cada passo em direção à valorização desses trabalhadores representa impacto direto na qualidade da saúde pública para a população.

--
-ad3
Fala inspiradora de Enadio

Em seu discurso, Enadio emocionou os presentes ao destacar o papel dos agentes na linha de frente da prevenção e promoção da saúde. Ele lembrou que “valorizar ACS e ACE é reconhecer que o SUS só chega à casa do cidadão graças ao trabalho desses profissionais comprometidos com o cuidado diário”.

Mobilização segue após o seminário

O 1° Seminário da FEDACSE/BA simboliza não apenas um encontro, mas o início de uma agenda contínua de mobilização da categoria. A AACES reafirmou que continuará engajada em ações, articulações políticas e na defesa intransigente dos direitos dos agentes, preparando terreno para novas conquistas nos próximos meses.

--
-ad6

Fonte: JASB com informações da AACES.
Edição Geral: JASB.
Encaminhamento de denúncia ao JASB: Acesse aqui.
Publicação: JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil - www.jasb.com.br. 

O jornalismo do JASB.com.br precisa de você para continuar marcando ponto na vida dos ACS e ACE. Compartilhe as nossas notícias em suas redes sociais!
Tecnologia do Blogger.