Header Ads


Mais Saúde com Agente: Novo prazo para conclusão de atividades.

           Mais Saúde com Agente.   —  Foto/Reprodução/CONASEMS.
 
Mais Saúde com Agente: Novo prazo para conclusão de atividades.
Publicado no JASB em 10.fevereiro.2025. Atualizado em 11.fevereiro.2025.

WhatsApp: Canal JASB Olá, estudantes dos cursos técnicos! Você Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias fique atento às informações sobre as atividades.
-
-132
Foi prorrogado o prazo para concluir pelo menos uma atividade avaliativa na plataforma AVA-CONASEMS e evitar desligamento! 

👉🏼Até 21 de fevereiro de 2025,  às 23h59min (horário de Brasília), é necessário acessar a plataforma, fazer uma Atividade Avaliativa (prova com questões objetivas) e/ou participar de um Fórum Avaliativo de uma disciplina. 📝

✅ A atividade será considerada concluída quando você tiver a nota respectiva (fórum ou questões objetivas). 

🎓Garanta já sua permanência no curso:

1 – Acesse o AVA-CONASEMS em https://mais.conasems.org.br/.
2 – Clique no botão Entrar no canto superior direito e faça seu login.
3 – Clique em “Cursos”.
4 – Selecione o curso Mais Saúde com Agente em que você está matriculado (ACS ou ACE).

Em caso de dúvida, consulte seu tutor!
-
-G
Dicas para Responder ao Fórum da Disciplina 9 - Mais Saúde com Agente

Atenção Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias alunos do Mais Saúde com Agente. Segue mais dicas de ouro compartilhadas pelo JASB. Assista ao vídeo que preparamos, acesso no final desta publicação.

Cuidados com Animais e Saúde Pública: Como Agentes de Saúde podem intervir.

Sugestões de elaboração de Respostas para o Fórum da Disciplina 9. O Texto abaixo poderá servir para auxilio na elaboração da resposta com suas palavras. 

Visita Domiciliar: Identificando problemas de Saúde e Bem-Estar Animal

Durante uma visita domiciliar, a observação de fezes de cachorro espalhadas pelo pátio e a presença de um animal muito magro e acorrentado são sinais de alerta que exigem uma ação imediata de agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias. Essas situações não apenas envolvem o bem-estar do animal, mas também podem afetar diretamente a saúde pública, representando riscos de doenças zoonóticas.
-
-113
Riscos de doenças zoonóticas e contaminação ambiental

A presença de fezes de cachorro no pátio da residência pode aumentar o risco de contaminação ambiental e a propagação de doenças como a leptospirose e vermínoses, que podem afetar tanto o animal quanto os membros da família. Além disso, a falta de cuidados com o animal, como falta de comida e água, pode resultar em maus-tratos, agravando a vulnerabilidade dos moradores.

Possíveis encaminhamentos para melhorar a situação

1. Encaminhamento à Assistência Social

A mulher que atendeu à porta demonstrou sinais de insegurança e nervosismo, o que pode indicar situações de vulnerabilidade social ou até violência doméstica. Portanto, é importante realizar um encaminhamento para a assistência social, para garantir o apoio necessário à família e avaliar as condições de vida e saúde emocional.
-
-109
2. Orientação sobre cuidados com o animal

É fundamental que o agente comunitário de saúde forneça orientações à família sobre os cuidados adequados com o animal, garantindo que o cachorro tenha acesso a alimentação e agua. O encaminhamento ao setor de zoonoses pode ser necessário para avaliar a saúde do animal e evitar riscos para a saúde pública.

Prevenção de doenças e melhorias no ambiente doméstico

Medidas para limpeza e controle de vetores - Durante a visita, a orientação sobre a limpeza do pátio deve ser reforçada para evitar que o ambiente seja um foco de proliferação de mosquitos e outros vetores de doenças. 

Além do que já foi dito, o controle de criadouros de roedores e a eliminação de água parada são ações essenciais para prevenir doenças como a dengue e leptospirose.
-
-10
Acompanhamento de Saúde e Bem-Estar

Para garantir que a situação melhore, visitas de acompanhamento são recomendadas. Isso permitirá que o agente de saúde possa monitorar as condições de vida da família e realizar orientações regulares sobre higiene doméstica e cuidados com o animal.

O Papel dos Agentes de Saúde na melhoria da qualidade de vida

A atuação integrada dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate às endemias é fundamental para a melhoria da qualidade de vida da família e da saúde pública. Ao abordar problemas relacionados ao cuidado com animais e à higiene domiciliar, é possível reduzir significativamente os riscos sanitários e proporcionar um ambiente mais saudável para todos.

Atenção! Ao encontrar situações como essa, é importante agir de forma empática, garantindo que as famílias recebam as orientações e o suporte necessários para melhorar sua saúde e bem-estar.
-
-111

Fonte: JASB com informações do CONASEMS.

Edição Geral: JASB.

Encaminhamento de denúncia ao JASB

-
-113
 Receba notícias direto no celular  entrando nos nossos grupos. Clique na opção preferida:
 WhatsApp , Telegram   Facebook  ou Inscreva-se no canal do  JASB no YouTube 
Tecnologia do Blogger.