Centrais Sindicais entregam propostas a Lula.

Centrais Sindicais entregam propostas a Lula.
WhatsApp: Canal JASB | Na abertura da 5ª Reunião Plenária do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS), realizada no início do mês, em Brasília, lideranças sindicais entregaram um documento ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
--
--ad5
Sindicatos apresentam propostas em reunião do Conselhão
O encontro, conhecido como “Conselhão”, ocorreu no Palácio Itamaraty e teve como lema “Brasil Soberano, País sem Fome”.
Documento entregue pelas centrais sindicais
O presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Sergio Nobre, acompanhado de representantes da Força Sindical, UGT, CTB, NCST e CSB, apresentou propostas para enfrentar impactos de disputas comerciais internacionais.
-
-G
O texto, chamado “Propostas das Centrais Sindicais diante da Guerra Comercial: Soberania, Emprego e Desenvolvimento”, defende medidas para proteger empregos e a indústria nacional.
VEJA TAMBÉM:
Efeitos das tarifas sobre o Brasil
O documento menciona o aumento de tarifas norte-americanas sobre produtos brasileiros, que pode chegar a até 50%. As centrais sindicais avaliam que o cenário representa riscos diretos à produção e ao emprego no país.
--
-ad52
Entre as diretrizes apresentadas estão soberania, inovação e justiça social como pilares para um novo ciclo de desenvolvimento econômico.
Declarações do presidente da República
Ao receber o material, Lula reforçou o compromisso com a defesa da soberania nacional e destacou a abertura de 398 novos mercados para produtos brasileiros. Lula também citou a preparação de uma política para minerais estratégicos, como terras raras e nióbio, segundo ele, o objetivo é ampliar benefícios à população. Além disso, criticou os efeitos do chamado “tarifaço” norte-americano.
--
-ad3
Propostas para política econômica
As medidas sugeridas incluem revisão da Lei de Patentes, incentivo à inovação, recriação do Programa de Proteção ao Emprego e maior investimento em infraestrutura.
Também foram apontadas ações de transição ecológica justa e fortalecimento do Mercosul. Lideranças como Miguel Torres (Força Sindical) e Antonio Neto (CSB) defenderam mudanças estruturais na condução da política econômica.
Continuidade das discussões no evento
Durante a tarde, o Conselhão seguiu com mesas temáticas e painéis sobre desenvolvimento sustentável, com a participação de ministros, governadores e representantes da sociedade civil.
--
-ad4
O órgão, formado por conselheiros de diferentes setores, tem como papel assessorar a Presidência da República na formulação de políticas públicas e estratégias de governo.
Fonte: JASB com informações da CUT Brasil.
Edição Geral: JASB.
Encaminhamento de denúncia ao JASB: Acesse aqui.
Publicação: JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil - www.jasb.com.br.
O jornalismo do JASB.com.br precisa de você para continuar marcando ponto na vida dos ACS e ACE. Compartilhe as nossas notícias em suas redes sociais!
--
-ad9
Faça o seu comentário aqui!